Inversor de Frequência: tudo o que você precisa saber

26/10/2017 - Automação, Climatizadores, Fitness

Inversor de Frequência tudo o que você precisa saber

Se você possui alguma dúvida sobre inversor de frequência, este é o lugar certo. Você sabe para quê serve um inversor? Ou onde um inversor pode ser utilizado? Neste post esclarecemos as principais perguntas sobres inversores de frequência, sua utilização e características. Ao longo do texto você verá:

1. O que é um inversor de frequência?
2. Pra que serve um inversor de frequência?
3. Onde inversores de frequência são utilizados?
4. Quais as vantagens de utilizar um inversor?
5. Qual o melhor inversor de frequência?

O que é um inversor de frequência?

Um inversor de frequência (ou conversor de frequência) é um dispositivo eletrônico com a função principal de controlar a velocidade de um motor trifásico. Este controle é realizado através da variação da tensão e da frequência fornecidas ao motor.

Pra que serve um inversor de frequência?

Utilizar inversores de frequência permite que o motor funcione com velocidade variável. Quando um motor é energizado sem a utilização de um inversor, ele gira em velocidade máxima e fixa. Quando acionado por um inversor, a velocidade pode ser diminuída e elevada novamente, de acordo com a necessidade da aplicação. Os inversores de frequência permitem que a velocidade do motor varie sem a necessidade de meios mecânicos, como polias e redutores.

Velocidade - Redutor e Inversor de Frequência

Onde inversores de frequência são utilizados?

As aplicações para inversores de frequência são diversas. No ramo industrial esses dispositivos são utilizados em diversos tipos de maquinários, como esteiras transportadoras, rotuladoras, entre outras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos. Esteiras ergométricas profissionais, por exemplo, costumam fazer uso de inversores para realizar a comunicação entre o painel e o motor. Climatizadores evaporativos também costumam utilizar inversores para controlar a velocidade do ventilador e gerenciar o acionamento da bomba de circulação.

Quais as vantagens de utilizar um inversor?

Além do controle de velocidade, os inversores de frequência apresentam diversas outras vantagens. A redução no consumo de energia elétrica é um dos benefícios de utilizar um inversor. Outra característica destes aparelhos é que eles servem de proteção para o motor e aumentam a vida útil do sistema. Inversores de frequência também servem para automatizar processos, reduzindo o tempo necessário para a realização de algumas tarefas. Veja mais detalhes sobre as vantagens dos inversores de frequência.

Qual o melhor inversor de frequência?

Para escolher o melhor inversor de frequência é necessário conhecer sua aplicação. Existem diversos modelos no mercado, com diferentes características. É preciso identificar algumas características da aplicação para dimensionar corretamente o inversor. A potência e a corrente nominal do motor são duas informações essenciais para adquirir seu aparelho. Detalhes sobre a carga a ser acionada também são necessários, como a corrente de partida, por exemplo. Saiba mais sobre como escolher o inversor de frequência certo para sua aplicação.

***

O que você achou deste artigo? Foi útil?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Flaudemir disse:

    Erro 11 como resolver

    Olá, Flaudemir, tudo bem? Agradecemos o seu contato.
    Olha só, temos um conteúdo explicando sobre o Erro 11, você pode conferir aqui: https://blog.ageon.com.br/diagnostico-erro-inversores-de-frequencia-ageon/

    Caso você precise falar com o nosso suporte, você pode nos ligar ou mandar uma mensagem no Whatsapp.

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp

    marcos Kaiser mori disse:

    Por favor, gostaria de pedir orientação sobre como instalar uma parada de emergência no Inversor XF-10 de modo seguro. Um botão de pânico, ou algo assim.
    Agradeço muito

    Olá, Marcos

    Recomendamos que para atender a NR-12 você solicite ou contrate um engenheiro para fazer o projeto e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), onde este analisará a categoria correta para sua máquina e definirá quais periféricos, sensores, barreiras e entre outros são necessários.

    Dependendo da categoria, os sensores, botões de emergência e demais periféricos vão ligados ao relé de segurança onde este fará o corte da alimentação do inversor, muito provavelmente através dois contator em série, quando necessário.

    Vale ressaltar que não basta somente o sistema de segurança. Ele deve estar alinhado com o projeto e a ART vigente.

    Juliano Pereira disse:

    Tenho um torno diamantacao de roda que usa um inversor de vocês como faço para adquirir um painel novo

    Olá Juliano, como vai?
    Sua solicitação já foi encaminhada para o nosso departamento comercial. Em breve nossa equipe entrará em contato para lhe indicar os distribuidores ideais para esse produto.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Edimar disse:

    Bom dia! Quero saber sobre a corrente de portador do inversor de frequência onde ela é encontrada no inverso? O que ela pode ocasionar no motor se ela não estiver de acordo com a instalação para o funcionamento do equipamento.

    Olá Edimar, como vai?
    Você pode nos informar seu endereço de e-mail ou número de telefone? Dessa forma nossa equipe técnica poderá entrar em contato com você e tirar suas dúvidas.

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Edimar disse:

    Olá boa tarde. Você pode falar sobre frequência de portadores que tem que ficar no parâmetro do inversor acima de 5 Khs. Caso esteja abaixo do que está indicando acima o motor no seu funcionamento de operação ele aquece acima do normal. Sabe dizer se isso procede?

    Olá Edimar, como vai?
    Para responder sua pergunta precisamos de mais detalhes. Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Rodrigo Negrão do Nascimento disse:

    Olá a todos
    Gostaria de uma explicação mais detalhada de como um motor trifásico passa a funcionar como gerador. Nessa condição em que está sendo controlado por um inversor..no caso de um inversor que usa chaveadores IGBT. Como essa energia reversa passa pelo igbt
    .obrigado

    Olá Rodrigo, como vai?
    Citamos um pouco mais sobre este processo no post Por que utilizar Resistor de Frenagem com um Inversor de Frequência?.
    Você pode verificar este post e, se preferir, pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Vagner f Silva disse:

    Boa noite meu amigo eu tenho um motor trifásico 5 CV e eu queria saber como é que eu faço para eu liguei esse motor numa rede monofásica você possa me ajudar aí

    Fabio disse:

    Olá bom dia, me chamo Fábio, gostaria de saber como fasso pra resolver os erro 05 ? apresentado no inversor. E qual o motivo que faz acontecer esse erro?

    Olá, Fábio
    Como vai?
    Temos um post específico sobre os códigos de erro dos inversores de frequência Ageon. Você pode acessá-lo clicando aqui.
    Recomendamos que você leia este post e entre em contato com nossa equipe técnica em caso de dúvidas, através do telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    luiz gomes gonçalves disse:

    tenho um motor de 60 hp cv qual e a capacidade do inversor de frequência que que eu preciso e qual marca e indicado.

    Olá Luiz, como vai?
    A Ageon fabrica inversores de frequência para motores de 0,5CV a 5CV. Infelizmente não atendemos aplicações que utilizam motores de maior potência.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Edmilson disse:

    Boa noite, será que vcs podem me ajudar? É que eu estou precisando do inversor de frequência do climatizador e em minha procura me perguntaram qual a potência do inversor e como não entendo muito não soube informar, o que eu sei é que o modelo do climatizador é: EVP1000
    Série: EVP81274, se poderem me ajudar eu agradeço.

    Olá Edmilson, como vai?
    Somente com as informações apresentadas não podemos identificar o modelo do seu inversor de frequência. Recomendamos você a entrar em contato direto o fabricante do seu climatizador para adquirir uma peça para reposição.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    marco disse:

    ola bom dia me tira uma duvida estou realizando um trabalho onde utilizo um inversor . so q quando coloco a velocidade 20heerts ele parece q tipo vai diminuindo a velocidade do motor o q pode ser qual parametro posso ter errado?

    Olá Marco, como vai?
    Seu inversor de frequência é da Ageon? Em caso positivo, você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo a configurar corretamente seu aparelho.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Alcyr Albino disse:

    Gostaria de saber pq a esteira da kikos 7500 p quando a corrente chega a 6A….a inversora tem apenas essa classificação?

    Olá Alcyr, como vai?
    Qual o modelo do seu inversor de frequência? Você utiliza os inversores da Série IEX?
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.