Como controlar a velocidade de um motor trifásico?

19/07/2017 - Dicas Ageon, Inversores de Frequência

Como controlar a velocidade de um motor trifásico

Existem situações onde a velocidade de um motor trifásico precisa ser controlada. Muitas vezes a velocidade do motor trabalhando em potência máxima fica acima do necessário. Em outros casos, é preciso que o motor trabalhe em uma velocidade variável, ou seja, mais rápido em uma situação e mais lento em outra.

Existem diversas soluções para estes casos. Entre as principais soluções disponíveis no mercado, estão os inversores de frequência e os redutores.

 

Qual a melhor solução para controlar a velocidade de um motor trifásico?

Para esclarecermos as diferenças entre as soluções disponíveis, vamos utilizar o exemplo abaixo:

Imagine uma esteira transportadora que precisa se mover sempre a uma velocidade exata. Para mover esta esteira, foi instalado um motor trifásico de 3400rpm.  No entanto, verificou-se que esta velocidade está muito alta, prejudicando o funcionamento do equipamento. É necessário que o motor atinja uma velocidade máxima de 1700rpm.

Para resolver este problema existem algumas opções. Uma delas é a utilização de um redutor. Como o nome sugere, os redutores servem para reduzir a velocidade de um motor através de um processo mecânico. Grosso modo, os redutores possuem um eixo de entrada, um conjunto de engrenagens e um eixo de saída. O motor é acoplado no eixo de entrada e, como as engrenagens possuem diferentes tamanhos, a rotação do eixo de saída é menor do que a apresentada pelo motor.

Outra solução é a utilização de um inversor de frequência. Inversores de frequência são dispositivos eletrônicos que permitem a variação da velocidade de motores de indução trifásicos. Eles são instalados entre o motor e a rede elétrica.

Existem muitas diferenças entre um inversor de frequência e um redutor. É importante se atentar às vantagens de cada uma dessas opções antes de optar por uma ou outra solução.

Velocidade fixa x Velocidade variável

A principal diferença entre um inversor e um redutor é a a variação de velocidade. Ao utilizar um redutor, a velocidade do eixo de saída será menor que a do motor, porém esta velocidade será sempre fixa. Um redutor é produzido para reduzir a velocidade do motor em uma proporção definida. Assim, existem inversores de 1/2 (reduzem a velocidade pela metade), 1/8, 1/16 e muitos outros.
Velocidade - Redutor e Inversor de FrequênciaJá os inversores de frequência permitem a variação de velocidade. Isso significa que em um momento o motor pode trabalhar em velocidade máxima, e em outros momentos pode trabalhar em velocidades mais baixas. Geralmente os inversores possuem teclas que facilitam o controle da velocidade do motor. Em alguns casos ainda contam com potenciômetros que facilitam ainda mais este controle.

Partida brusca x Partida suave

Outra diferença importante entre os inversores de frequência e os redutores é a partida. Quando um motor trifásico é acionado, ele irá partir diretamente para sua velocidade máxima. Isso gera acionamentos bruscos, que podem danificar os equipamentos ligados ao motor. Quando se utiliza um redutor, os acionamentos continuam sendo bruscos, pois não há nenhum tipo de proteção quanto a isso.Partida - Redutor e Inversor de FrequênciaJá ao utilizar os inversores de frequência, podem ser utilizadas rampas de aceleração. As rampas de aceleração permitem configurar quanto tempo o motor irá levar para atingir a velocidade desejada. Isso garante uma partida muito mais suave, evitando desgastes no equipamento.

Economia de energia

Quando um motor é acoplado a um redutor, ele continua a trabalhar em sua velocidade máxima. É somente no eixo de saída do redutor que a redução de velocidade pode ser percebida. Isso significa que o motor continua gastando a mesma energia que gastaria ao trabalhar em sua velocidade máxima.

Com a utilização de um inversor de frequência a situação muda. Como é instalado entre a rede e o motor, o inversor faz com que o consumo de energia do motor seja proporcional à sua velocidade. Quanto menor a velocidade do motor, menor será o consumo de energia elétrica.

 

Inversores de Frequência Ageon

Se você precisa controlar a velocidade de um motor trifásico e necessita de velocidade variável, acionamentos suaves ou deseja economizar energia, conheça os inversores de frequência Ageon.

São diversos modelos de inversores distribuídos em diferentes formatos, desde aplicações mais simples até aplicações mais complexas, como os inversores da Série XF e da Série YF. Também oferecemos inversores dedicados a aplicações específicas. É o caso da Série IEX70, composta de inversores de frequência desenvolvidos especialmente para esteiras ergométricas. Outro exemplo é a linha IRX Pro, destinada para climatizadores evaporativos.

Saiba mais sobre os inversores de frequência Ageon acessando nosso site.

***

Você utiliza um inversor de frequência ou um redutor para reduzir a velocidade de um motor trifásico?

O que achou deste post?

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Murilo Alves Holanda disse:

    Muito Bom Parabens pelo seu site continue a sim ganhou mais um leito

    Reginaldo disse:

    ola meu nome e Reginaldo eu tenho um motor trisfasico de 3 cv 1750 rpm quro baixa para 100 cem rpm e porcivel
    eu quero compra um inversor

    Olá, Reginaldo
    Sou solicitação foi encaminhada para o nosso suporte técnico.
    Em breve nossa equipe comercial entrará em contato para lhe apresentar uma proposta.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Francisco Amado disse:

    Muito aprofundado esse artigos, parabéns.

    Olá, Francisco
    A Ageon agradece seu comentário. Sua opinião é muito importante para a empresa.
    Continue acompanhando nossos artigos e sinta-se à vontade para sugerir pautas relacionadas ao controle de temperatura ou inversores de frequência.
    Muito obrigado.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.