Como dimensionar corretamente um Inversor de Frequência?

17/05/2017 - Automação, Climatizadores, Fitness

Como dimensionar corretamente um Inversor de Frequência

A função principal de um inversor de frequência é variar a velocidade de motores de indução trifásicos. Graças a essa característica, é muito comum encontrar inversores em diversos tipos de máquinas utilizadas pela indústria. Os inversores também são muito utilizados em outros ramos, como em esteiras ergométricas e climatizadores evaporativos.

Dimensionar corretamente o inversor de frequência evita uma série de problemas. Um inversor mal dimensionado pode não atender à aplicação, gerando transtornos e custos desnecessários. Em alguns casos o inversor pode funcionar por um período de tempo e, em seguida, sofrer danos permanentes e deixar de funcionar.

Já um inversor bem dimensionado irá garantir o funcionamento correto do seu equipamento. Além disso, o inversor irá proporcionar economia de energia e uma série de outras vantagens.

Como escolher o melhor Inversor de Frequência para minha aplicação?

Para dimensionar corretamente um inversor de frequência é necessário conhecer a aplicação. Muitas informações podem interferir na escolha do melhor inversor de frequência. Abaixo é possível visualizar as principais variáveis:

Corrente nominal do motor

Este é um dos pontos principais para o bom dimensionamento do inversor de frequência. Existem motores de potências idênticas e diferentes correntes nominais. Isso ocorre porque a corrente nominal é influenciada por outros fatores, como o número de pólos, por exemplo. A corrente nominal do motor pode ser visualizada na placa com os dados do motor.

Carga a ser acionada pelo motor

Estimar a sobrecorrente na partida que a aplicação exige também é essencial para o bom dimensionamento do inversor de frequência. É importante ressaltar que a corrente de partida é um valor muito mais alto que a nominal, e dependendo da inércia gerada pela carga, pode ultrapassar os limites de corrente. Isso deve ser parametrizado na rampa de aceleração e na compensação de torque. O correto é dimensionar o motor para a carga. Se o valor de corrente está ultrapassando o limite permitido pelo fabricante do motor, o inversor irá desarmar, protegendo o motor.

Tipo de Inversor

De modo geral existem dois tipos de inversores de frequência: escalares ou vetoriais. Os inversores escalares são os mais utilizados pela indústria e podem atender uma grande variedade de aplicações. Já os inversores vetoriais costumam custar mais em comparação com os inversores escalares. Inversores vetoriais são utilizados em situações mais complexas que exigem maior precisão, como elevadores, por exemplo.

Funções Extras

Existem aplicações em que o inversor de frequência precisa de funções adicionais além do controle da velocidade do motor. Em algumas situações são necessários relés, temporizações, comandos através de entradas digitais ou analógicas, por exemplo. É o caso dos inversores para climatizadores, que podem acionar um ventilador e uma bomba, além de permitirem o controle de swing, dreno e outros recursos do climatizador.

Inversores de Frequência Ageon

A Ageon produz inversores de frequência para diversas aplicações. A empresa possui mais de 15 anos de experiência no ramo de automação industrial e desenvolve inversores para motores de até 5CV, disponíveis em diferentes modelos. Saiba mais sobre nossa linha de inversores de frequência.

***

Você possui dúvidas em relação ao dimensionamento de um inversor de frequência?

Deixe sua dúvida, crítica ou sugestão nos comentários.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Gilberto disse:

    Sendo a soma de corrente de mais de um motor, compatível com a corrente nominal do inversor e cada motor acionado individualmente por botoeiras, contatores e relés térmicos, eu poderia liga-los paralelamente na saída do inversor? No caso o inversor teria seu próprio botão liga/ desliga.

    Marketing Ageon disse:

    Olá, Gilberto
    Como vai?

    Sim, contanto que cada motor tenha uma proteção de corrente individual como um disjuntor motor ou um relé térmico, é possível ligar dois ou mais motores na saída do inversor.
    Qualquer dúvida, você pode falar com a nossa equipe pelos canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui

    Humberto disse:

    Boa noite. Comprei uma furadeira de papel, que utiliza um motor Weg, esse motor é trifásico, podendo ser jumpado para 220 ou 380. Minha rede é bifásica 220V, gostaria de colocar um inversor para poder tocar esse motor trifásico em minha rede bifásica, é possível ? Esse motor que comento tem 1,175CV, qual inversor me aconselha ?

    Marketing Ageon disse:

    Olá, Humberto
    Tudo bem?
    Você pode utilizar um inversor para conseguir usar um motor trifásico alimentando por um inversor numa rede bifásica. Contudo o inversor pode precisar impor uma rampa de aceleração onde não podemos afirmar se será compatível com a sua máquina, somente através de teste.
    Quanto a potência, não é usual 1,175 CV, peço que confirme esse informação e para dimensionamento do inversor, você deve pegar um inversor igual ou um pouco superior a potência do motor. Por exemplo: se o motor for de 1 CV, você pode usar o inversor de 1 CV. Se o motor for de 1,5 CV, você pode usar o inversor 1,5 CV.”

    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui

    Aureliano disse:

    Olá, estou com um inversor cf500 de 2cv, e meu motor é de 3cv, caso eu ligue o motor nesse inversor o que pode acontecer no pior e no melhor cenário ?

    Marketing Ageon disse:

    Olá, Aureliano

    Infelizmente não conseguimos lhe ajudar porque este inversor é de outra marca.
    Se você precisar de algum suporte para inversores da Ageon, nossa equipe ficará feliz em poder lhe ajudar.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Bruna disse:

    Olá! Estou estudando a o dimensionamento de um inversor de frequência para um compressor de ar comprimido. Além do motor que o compressor possui, no caso do compressor, o que mais preciso levar em consideração para fazer a melhor escolha?

    Olá, Bruna

    Inversores de frequência basicamente são utilizados para alterar velocidade e rampas de um motor trifásico de gaiola, além das funções de comando. A Ageon possui inversor para motores 220 V trifásicos de até 5 CV. Quanto a dimensionamento de compressor e sistema de refrigeração em geral, recomendamos entrar em contato com um técnico refrigerista e ficamos a disposição para dúvidas relacionadas diretamente sobre os nossos inversores.

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Breno Moulin Corrêa disse:

    Boa note. Tenho um inversor de frequência de potência de 22kw. Estou querendo ligar um motor de 7,5KW. Há algum problema para o inversor alimentar um motor com potencia menor?

    Ronilson Santos disse:

    Boa tarde!

    Foi utilizado um inversor trifásico 380V de 5cv corrente nominal de 10A para alimentar 5 motores.Nem sempre são ligados todos os motores ao mesmo tempo. O motor principal é de 4cv 380V e os outros 4 são de 3/4 CV. Ao ligar todos os motores ao mesmo tempo a corrente medida foi de 7,4A.
    A potência do inversor será menor do que a dos motores se eles forem ligados ao mesmo tempo, porém como a corrente nominal medida foi menor do que a corrente nominal do inversor, neste caso é possível manter esse inversor alimentando os motores?

    francisco disse:

    boa noite! a empresa dar curso para a instalação e conhecimento do produto?

    Olá Francisco, como vai?
    Eventualmente fazemos ações em nossos distribuidores, dando cursos de instalação e configuração de nossos produtos.
    Caso você possua uma empresa e utilize inversores de frequência para fabricação de equipamentos ou para comercialização, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone (48) 3028-8878. Podemos agendar uma conversa e esclarecer dúvidas sobre os nossos produtos.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Vitor Luz disse:

    Boa noite! muito obrigado pela excelente explicação. Possuo uma dúvida, eu conseguiria instalar um compressor de ar com pressostato em um inversor de frequência? com a utilização de um inversor se faz necessária a instalação também de uma chave eletromagnética/disjuntor motor? Obrigado!

    Olá Vitor, tudo bem?
    Sua solicitação foi encaminhada para nosso suporte técnico.
    Nossa equipe técnica entrará em contato através do seu e-mail para responder sua dúvida.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.