Veja por que você deve optar por inversores feitos para uma aplicação específica

03/10/2022 - Automação, Climatizadores

Um dos grandes problemas enfrentados por técnicos e instaladores está na parametrização do inversor de frequência. Muitos deles, inclusive, possuem mais de 200 opções de configuração e necessitam de acessórios externos para serem personalizados de acordo com o seu uso.

Isso ocorre porque os inversores de frequência utilizados na maioria dos produtos não foram feitos para aquela aplicação específica. Entenda mais abaixo!

inversor para climatizador evaporativo irx pro ageon

A maioria dos climatizadores vem de fábrica com inversores para automação industrial

A título de exemplo, a maioria dos climatizadores evaporativos vendidos no mercado já contam com um inversor de frequência instalado. 

Entretanto, os fabricantes de inversores que fornecem para as indústrias de climatizadores não se preocupam em entregar um produto próprio para a função. O resultado disso é um excesso de parâmetros. 

Os inversores que vêm de fábrica e são instalados nos climatizadores possuem utilização na automação industrial. Isso significa que eles têm inúmeros parâmetros descartáveis, já que não vão ser usados nos climatizadores. 

Em resumo: qual é a necessidade de uma parametrização para esteira ergométrica se o inversor será usado em um climatizador? É exatamente isso que acontece.

Outra questão é que muitos inversores de frequência, devido às características de ser um dispositivo feito para automação industrial, possuindo demasiadas opções de configuração, necessitam de um equipamento externo para realizar a parametrização.

Ou seja, mais um gasto para você, que é técnico ou instalador, que acaba se vendo obrigado a repassar ao seu cliente.

A essa altura, consegue-se perceber que utilizar um inversor de frequência que serve a diversos papéis não é vantajoso.

Nosso conselho é que vocês fujam dessas opções, visto que são complexas, demoradas, cansativas, ineficientes e nada econômicas; características que podem encarecer o serviço e afastar a clientela.

O IRX Pro é um inversor fácil de parametrizar

No que diz respeito à utilização do climatizador, os inversores específicos para esta aplicação trazem uma série de benefícios.

Muitos modelos possuem teclas de acesso facilitado a funções como Climatizar e Ventilar. Além disso, existem também modelos com controle remoto, que facilitam ainda mais a utilização do aparelho.

Além destas vantagens, os inversores dedicados ainda possuem funções específicas que não estão presentes em outros tipos de inversores de frequência. Alguns exemplos são a configuração de temporizações para a bomba d’água e para a entrada para o sensor de nível.

Se você quer facilitar ainda mais o fluxo de processos da sua empresa, sem correr riscos desnecessários com parametrizações complicadas ou que exijam o uso de um dispositivo extra, o IRX Pro é a melhor solução para você.

Os inversores de frequência IRX Pro atendem motores de até 3cv e permitem o controle da velocidade do ventilador de 0Hz a 90Hz. Seu módulo inversor é resistente a jatos d´água (IP64) e pode ser instalado no interior do climatizador. 

Os inversores de frequência IRX Pro podem ser controlados facilmente através do controle remoto ou da IHM.

Além disso tudo, ao se optar por este ou qualquer outro produto da Ageon, você terá um suporte especializado e um Blog completo, que vão te ajudar a tornar a instalação e a manutenção muito mais simples.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Veja por que você deve optar por inversores feitos para uma aplicação específica"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.