Por que utilizar Resistor de Frenagem com um Inversor de Frequência?

28/11/2018 - Inversores de Frequência

Por que utilizar Resistor de Frenagem com um Inversor de Frequência

Você sabe o que é um resistor de frenagem? Esses dispositivos são utilizados em diversas aplicações junto ao inversor de frequência. Neste post você vai descobrir o que é e qual a importância de um resistor de frenagem.

 

O que é um Resistor de Frenagem?

É um dispositivo elétrico passivo que pode ser utilizado em conjunto com o inversor de frequência para reduzir a velocidade do motor sem prejuízo aos equipamentos. Antes de apresentar sua importância, primeiramente vamos compreender melhor o que ocorre quando um motor é desacelerado.

Imagine uma esteira transportadora que possui um motor acionado por um inversor de frequência. Em alguns casos essa esteira precisa parar em um período de tempo bastante curto, como 0,2 segundos, por exemplo. Para desacelerar o motor nesse tempo basta ajustar a rampa de desaceleração do inversor em um valor relativamente baixo. No entanto, a inércia da esteira (que possivelmente possui outros motores) faz com que o motor continue girando e consequentemente atue como uma fonte de energia, gerando corrente reversa no inversor. Esta é a chamada força contra eletromotriz. A força contra eletromotriz pode ser prejudicial para o inversor, podendo queimar componentes no circuito de conversão de energia ou até mesmo queimar o inversor em definitivo.

Para evitar este tipo de problema, alguns modelos de inversores de frequência permitem a utilização de um resistor de frenagem. Este resistor tem a função de converter a força contra eletromotriz em calor, protegendo o inversor.

 

Como identificar o Resistor de Frenagem ideal?

Existem diversos tipos e modelos de resistores de frenagem. O resistor ideal para cada aplicação vai variar de acordo com alguns fatores, como a potência do motor, a inércia da carga, o tempo de parada, o número de ciclos de parada, entre outros. Ou seja, são diversos fatores que interferem no funcionamento correto do sistema e que são característicos de cada situação.

A Ageon recomenda a contratação de um profissional qualificado para verificar as grandezas físicas da sua aplicação e dimensione corretamente o seu resistor de frenagem. Após dimensionado o resistor, o mesmo pode ser ligado no inversor nos terminais B1 e B2 (para os modelos que possuem o mesmo).

Ligando o Resistor de Frenagem ao inversor de frequência YF Standard Ageon

 

Resistores de Frenagem em Inversores de Frequência Ageon

Alguns modelos de inversores de frequência Ageon são compatíveis com resistores de frenagem. São os inversores YF Standard com potência de 3CV e 5CV. Esses inversores se destacam pela facilidade na instalação e configuração. Além disso, possuem IHM destacável e potenciômetro incorporado.

***

O que você achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Por que utilizar Resistor de Frenagem com um Inversor de Frequência?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.