Diagnóstico de erros nos Inversores de Frequência Ageon
20/06/2018 - Automação, Climatizadores, FitnessA configuração de inversores de frequência requer um certo nível de conhecimento técnico. Independente da marca e do modelo, é preciso estar familiarizado com o funcionamento de inversores, de motores e até mesmo da máquina onde estes equipamentos estão instalados. Por isso, em algumas situações podem ocorrer falhas, seja resultado de configuração incorreta, flutuações na rede, entre outras causas. Neste post vamos falar sobre os códigos exibidos no display dos inversores de frequência Ageon caso um erro seja identificado pelo aparelho.
Por que os inversores de frequência identificam erros?
Conforme citamos anteriormente, o inversor indica em seu display quando um erro é identificado. Esses aparelhos possuem esse recurso porque uma de suas funções, além do controle de velocidade, é a proteção do motor. Dessa forma, o inversor de frequência desativa o motor caso alguma falha seja detectada e informa ao usuário um código. Através deste código é possível identificar a provável causa do erro e, assim, tomar uma ação corretiva.
Principais códigos dos inversores de frequência Ageon
Listamos abaixo os principais códigos de erro dos inversores de frequência Ageon, suas principais causas e também as formas mais comuns de corrigir o problema.
- E02 – Sobretensão no circuito intermediário
- E03 – Subtensão no circuito intermediário
- E04 – Sobretemperatura
- E05 – Sobrecarga na função corrente x tempo
- E06 ou E09 – Sobrecorrente por hardware
- E07, E10 ou E11 – Falha de comunicação
E02 – Sobretensão no circuito intermediário
Se o display do inversor apresentar “E02” significa que a tensão no circuito intermediário está acima de 410V. Isso pode ocorrer por dois motivos principais. O primeiro deles é a tensão de alimentação do inversor acima do especificado. O segundo motivo mais comum é quando o inversor aciona uma carga com inércia elevada e passa por uma desaceleração muito rápida.
Como resolver? Em primeiro lugar recomenda-se verificar a tensão do circuito intermediário e a tensão da rede. A tensão do circuito intermediário pode ser visualizada através do parâmetro “P02”, e deve estar entre 180V e 410V. Já a tensão da rede pode ser identificada com um multímetro. Verifique se a tensão de alimentação do inversor está de acordo com a especificação do produto (vide manual). Caso a tensão esteja normal, provavelmente trata-se de um problema relacionado à rampa de desaceleração. Dessa forma é recomendado aumentar o tempo da rampa de desaceleração.
E03 – Subtensão no circuito intermediário
Caso o display do inversor apresente “E03” significa que a tensão no circuito intermediário está abaixo de 180V. Normalmente isso ocorre quando a tensão de alimentação do inversor está abaixo do especificado.
Como resolver? Verifique a tensão do circuito intermediário através do parâmetro “P02”, lembrando que seu valor deve estar entre 180V e 410V. Verifique a tensão de alimentação e os cabos que ligam o inversor de frequência à rede elétrica. Com um multímetro, confira se a tensão da rede está de acordo com a especificação citada no manual do produto.
E04 – Sobretemperatura
“E04” é exibido no display quando a temperatura no módulo IGBT do inversor está muito elevada. Isso pode ocorrer quando a temperatura ambiente se encontra acima da especificação do produto ou também quando o inversor estiver trabalhando em sobrecarga. Ainda é possível que a sobretemperatura esteja relacionada à frequência de chaveamento configurada para o inversor. A temperatura do módulo IGBT se eleva conforme uma frequência de chaveamento mais alta é configurada.
Como resolver? Em primeiro lugar verifique a temperatura do módulo IGBT através do parâmetro “P05”. Caso a temperatura esteja elevada, certifique-se de que o inversor está instalado em local com temperatura e ventilação adequadas. Também é importante verificar se a carga acionada pelo inversor não ultrapassa a corrente nominal especificada. Em último caso o problema pode estar relacionado à frequência de chaveamento. Verifique a possibilidade de configurar um valor mais baixo. No entanto é importante se atentar que, quanto menor a frequência de chaveamento, maior será o ruído emitido pelo motor.
E05 – Sobrecarga na função corrente x tempo
O código “E05” é apresentado nos inversores de frequência Ageon quando é identificada uma sobrecorrente após o acionamento do motor. Geralmente este erro ocorre porque o inversor está acionando uma carga muito alta. Outra causa possível é o ajuste do parâmetro “Corrente de sobrecarga do motor” com um valor muito baixo.
Como resolver? Para resolver esse problema recomenda-se aumentar o tempo da rampa de aceleração do motor. Caso esta ação não resolva, o recomendado é estudar a aplicação e o funcionamento do motor, e verificar se é possível elevar o valor do parâmetro “Corrente de sobrecarga do motor” sem comprometer o funcionamento do equipamento.
E06 ou E09 – Sobrecorrente por hardware
É exibido o código “E06” ou o código “E09” quando o inversor detecta uma corrente acima do permitido ou quando a corrente de saída ultrapassa o limite seguro para o seu funcionamento. Outra causa possível para esse problema é um curto-circuito entre duas fases ou no enrolamento do motor. Existe ainda a possibilidade de ocorrer esse erro caso o inversor acione uma carga com inércia muito elevada.
Como resolver? Se o erro ocorrer devido a uma carga com inércia elevada, basta aumentar o tempo da rampa de aceleração. Caso este procedimento não resolva, desconecte o motor do inversor e teste o equipamento. Se o inversor não apresentar o erro, provavelmente o problema se encontra no motor.
E07, E10 ou E11 – Falha de comunicação
O inversor de frequência apresentará “E07”, “E10” ou “E11” caso uma falha na comunicação entre o inversor e a IHM ocorrer.
Como resolver? Verifique a conexão e os cabos de comunicação entre o inversor e a IHM. Se possível, utilize outro cabo para teste. É importante que os cabos de comunicação não fiquem próximos aos cabos de potência, pois pode haver interferência decorrente de ruído. Também é importante se atentar ao comprimento máximo permitido para o cabo de comunicação.
A Ageon recomenda que a instalação e configuração dos seus produtos seja realizada por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.
***
Este post foi útil? Deixe seu comentário abaixo.
Controlador de temperatura Ageon.
Liga e fica piscando tudo. Que falha é essa?
Olá, Fábio
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp
Tenho um inversor AGEON, Após indicar E09, Desconectei o motor, ligo o inversor pela HMI, mas não tem tensão na saída para o motor, estou testando com lâmpada de prova ( não acende) tem alimentação 220 v
Olá, Hildebrando,
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp.
Meu inversor está apresentando o mesmo erro, rodou normalmente e minutos depois aconteceu isto. Recebeu alguma resposta de como é possível resolver?
Olá, Isis
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430
Bom dia . O inversor apresenta erro E06 mesmo desligado do motor como devo proceder?
Olá, José, tudo bem?
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430
Bom dia!
Tenho um climatizador com um inversor Ageon YF 05.
O sistema tá funcionando bem, só que desarma em média de 5 em 5 minutos!
O MAIS CURIOSO É QUE ELE NÃO APONTA O NÚMERO DO ERRO.
O que poderá ser?
Olá, Hudson
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430
A minha esteira está aparecendo no painel o código E08 quando estou andando ou correndo, simplesmente desliga total.
Não encontrei na sua publicação esse cód. Poderia me ajudar?
Olá, Eli
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.
o inversor liga e imediatamente trava e mostra 15.p no display.
qual o defeito seria interno ?
Olá, José Cesar
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui
Bom dia, estou com erro e11 no inversor, será que deve trocar o cabo do ihm para funcionar ou de ser configurações.
Olá, Adeir
Como vai?
Geralmente este erro ocorre quando o cabo de comunicação entre o inversor e a IHM está danificado ou com mau contato. Recomendamos que você verifique as conexões e o estado do cabo. Caso possua outro cabo, realize um teste para verificar se o problema persiste.
Caso possua dúvidas, você pode entrar em contato diretamente com nosso suporte técnico.
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99844-0213
(48) 99126-9908
Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.
Muito bom este blog