Inversores de Frequência em Esteiras Transportadoras

13/10/2015 - Dicas Ageon, Inversores de Frequência

Inversores de Frequência em Esteiras Transportadoras

Inversores de frequência são utilizados para controlar a velocidade de motores de indução (conforme citamos no post Inversor de Frequência: O que é e onde utilizar?). Apesar de parecer uma função simples, inversores de frequência podem desempenhar um papel importantíssimo na busca por redução de custos através da automação industrial.

Esteiras transportadoras são utilizadas em diversos ramos da industria e a aplicação de inversores de frequência nesse tipo de equipamento pode trazer uma série de benefícios.

Vamos utilizar como exemplo uma linha de produção que utiliza uma esteira transportadora para levar peças de um ponto a outro da fábrica. Essa esteira será acionada por motores que, quando ligados, trabalham sempre em velocidade máxima.

Imagine que para se adequar ao ritmo da linha de produção o motor da esteira transportadora deve trabalhar com metade de sua velocidade máxima. Uma alternativa seria utilizar meios mecânicos, como os redutores, que permitem reduzir a velocidade do motor através de um sistema de polias. Acontece que, nesse caso, a velocidade também se manteria sempre fixa (metade da velocidade máxima) e o motor continuaria a consumir a mesma quantidade de energia elétrica. Ao utilizar inversores de frequência, podemos fazer a variação da velocidade do motor facilmente, com a possibilidade de aumentar e diminuir a velocidade através de teclas ou potenciômetros do próprio inversor. Outra vantagem é uma considerável redução no consumo de energia, já que o motor pode trabalhar com uma frequência menor do que a anterior.

Outro aspecto importante são as rampas de aceleração. Imagine que sempre que a esteira é ligada, os motores são acionados em sua velocidade máxima. Esses acionamentos bruscos podem danificar tanto os componentes da esteira transportadora quando as peças que ela transporta. Quando se utiliza inversores de frequência, entretanto, esse problema pode ser resolvido através da configuração de rampas de aceleração. Esse recurso permite o acionamento suave dos motores, para que sua velocidade aumente gradativamente até atingir o valor programado. Além de evitar acionamentos bruscos, as rampas de aceleração ainda colaboram para o aumento da vida útil do equipamento.

Além de todas essas vantagens, inversores de frequência ainda servem de proteção para os motores. Em caso de anomalias na rede elétrica (sobretensão ou subtensão, por exemplo) os inversores são programados para desativar o sistema. Isso evita danos maiores ao equipamento, como a queima do motor.

Continuando com nosso exemplo, utilizar inversores de frequência para controlar a velocidade de uma esteira transportadora poderia reduzir custos com energia elétrica, manutenção do equipamento e perda de mercadoria, recuperando em pouco tempo o valor investido.

 

Inversores de Frequência Ageon

A Ageon possui uma ampla linha de inversores de frequência que pode ser utilizada em esteiras transportadoras e em diversos outros equipamentos, como climatizadores evaporativos, extrusoras, bobinadeiras, entre outros. A Série XF possui formato compacto, IHM incorporada e atende motores de 0,5CV a 2CV. A Série YF possui IHM destacável e atende motores de 0,5CV a 5CV. Possui modelos com controle remoto ou potenciômetro incorporado.

Existe ainda os inversores IEX70, destinados especialmente para esteiras ergométricas.

***

Você possui alguma crítica, elogio ou sugestão em relação a esse post?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Inversores de Frequência em Esteiras Transportadoras"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.