Instalando um Controlador de Temperatura em uma Geladeira de Cerveja

24/08/2016 - Cerveja Artesanal, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Controlador de Temperatura em Geladeira de Cerveja

Já falamos aqui no blog sobre a utilização dos controladores de temperatura Ageon em geladeiras de cerveja artesanal. No post Termostatos para Geladeiras de Cerveja Artesanal, por exemplo, citamos algumas vantagens de utilizar termostatos digitais nesse processo. No post de hoje vamos falar sobre uma dúvida muito comum entre os cervejeiros: como instalar o controlador de temperatura na geladeira?

Apesar de simples, a instalação desses aparelhos pode gerar algumas dúvidas. Por isso listamos abaixo a forma correta de realizar a ligação elétrica dos principais modelos de termostatos Ageon utilizados na fabricação de cerveja artesanal.

 

Primeiro passo: a Geladeira

Antes de instalar o controlador de temperatura é preciso lembrar que sua geladeira deve ser ajustada para a potência máxima. Esse ajuste é necessário para que a temperatura seja controlada apenas pelo termostato digital, e não pelo termostato interno da geladeira.

 

Instalando o Controlador G101

Os controladores da Série G101 são termostatos simples, ou seja, acionam ou desligam um aparelho com base em uma temperatura configurada (SetPoint). Em geladeiras de cerveja são utilizados dois modelos principais: alimentação bivolt e alimentação universal.

Guia Prático - Controladores de Temperatura Série G101

G101 Bivolt (110V ou 220V)

Os modelos com alimentação bivolt podem ser instalados em redes 110V ou 220V. Em locais onde a rede elétrica é 110V, a ligação deve ser feita como na imagem abaixo:

Controlador de Temperatura Série G101 - 110V

Já em locais onde a rede elétrica é de 220V, a ligação deve ser feita de forma diferente. Veja na imagem abaixo:
Controlador de Temperatura Série G101 - 220V

G101 Universal (85V a 300V)

Existem ainda os controladores G101 com alimentação universal, ou seja, funcionam com tensão de 85V a 300V. A ligação elétrica deste modelo deve ser feita da seguinte forma:

Controlador de Temperatura Série G101 - Universal

 

Instalando o Controlador G101 Web

O controlador de temperatura G101 Web se diferencia do modelo tradicional por ser compatível com o ArcSys. O ArcSys é um sistema de monitoramento que permite supervisionar a temperatura de sua geladeira de cerveja através de um celular ou computador conectado à internet. O ArcSys permite a alteração de parâmetros de forma remota e também a configuração de alarmes por e-mail sempre que a temperatura sair de uma faixa programada. A combinação G101 Web + ArcSys é a solução ideal para monitorar sua fabricação à distância e evitar a perda de material.

A ligação elétrica do controlador G101Web em redes 110V é feita da seguinte forma:

Controlador de Temperatura Série G101 Web - 110V

Quando a tensão da rede for 220V a ligação é feita como na imagem:

Controlador de Temperatura Série G101 Web - 220V

 

Instalando o Controlador G105

O modelo G105 é um controlador de duplo estágio, ou seja, permite acionar dois relés diferentes com SetPoints independentes. São indicados principalmente para regiões em que há uma grande amplitude térmica ao longo do dia. Na maioria dos casos esses aparelhos controlam o acionamento do compressor da geladeira (quando a temperatura estiver muito alta) e de uma lâmpada (quando a temperatura estiver muito baixa).

Para ligar o controlador de temperatura G105 em uma rede 110V é necessário realizar a ligação conforme a imagem:

Controlador de Temperatura Série G105 - 110V

Se a tensão da rede for 220V, a ligação elétrica é a seguinte:

Controlador de Temperatura Série G105 - 220V

 

Instalando o Controlador G107

O controlador de temperatura G107 é um controlador duplo, ou seja, permite o acionamento de dois equipamentos simultaneamente. Em muitos casos o controlador G107 é utilizado para acionar duas geladeiras ao mesmo tempo, sendo que cada uma pode ter seu próprio SetPoint independente.

A ligação elétrica do controlador G107 em uma rede 110V é feita da seguinte forma:

Controlador de Temperatura Série G107 - 110V

Quando a rede for 220V, a instalação do aparelho deve ser feita como na imagem abaixo:

Controlador de Temperatura Série G107 - 220V

A Ageon sempre recomenda que a instalação dos seus produtos seja feita por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas na instalação, oferecemos suporte técnico através do telefone (48) 3028-8878.

***

Você possui alguma dúvida na instalação do controlador de temperatura em sua geladeira de cerveja?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Athila disse:

    Olá. Comprei um termostato ogros G105. Todavia, a tensão 220V disponível na minha rede é obtida com a utilização de duas fases 110V. Nesse caso, como devo proceder a instalação? Obg.

    Olá Athila, como vai?
    Não há nenhum problema em realizar a instalação dessa forma, desde que a tensão de entrada seja igual a 220V.
    Recomendamos que você entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878 para obter mais detalhes sobre a instalação.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Francisco disse:

    Adorei seu site. Como faço para criar um profissional como o seu. Abraço e sucesso

    joão paulo araujo pereira disse:

    Ola boa tarde depois de todo o processo com o controlador . Em que região da geladeira devo fazer o furo pra colocar o sensor . Deixo o sensor suspenso ou encostado no fermentador ?

    Olá, João. Como vai?
    Geralmente nesses casos utiliza-se um poço termométrico, que permite medir a temperatura do líquido sem que haja contato direto com o sensor. Você pode saber mais sobre poços termométricos no post .
    Também recomendamos a leitura do post , que possui dicas valiosas que podem ajudá-lo.
    Caso continue com alguma dúvida, recomendamos entrar em contato direto com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Filipe Machado disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se é possível a utilização de algum tipo de controle PID para acionamento de geladeira. Visto que não é viável ligar e desligar várias vezes o compressor da geladeira em intervalos curtos, seria viável programar um algoritmo PID que utilizasse intervalos seguros para acionamento do compressor sem risco de dano?

    Bom dia, Felipe
    Tudo bem?
    Nossa equipe técnica entrará em contato através do e-mail informado, esclarecendo sua dúvida.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.