Cuidados com o sensor de temperatura

09/06/2015 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Cuidados com sensor de temperatura

O processo de controle de temperatura se inicia, basicamente, pelo sensor (ou sonda, como também é conhecido). Este componente é utilizado em termostatos digitais para calcular a temperatura de um ambiente ou substância específica. Entretanto, muitas vezes o sensor apresenta defeitos de funcionamento causados por erros básicos na hora da instalação.
Alguns cuidados com o sensor devem ser tomados para garantir um correto funcionamento do sistema e diminuir o risco de falhas. Dicas simples podem garantir melhor eficiência e reduzir o consumo de energia elétrica.

Evite locais próximos a resistências, lâmpadas, saídas de ar, entre outros
Como a temperatura não se altera de maneira uniforme, esses locais costumam apresentar medições diferentes do restante do ambiente. Em um aquário, por exemplo, a água próxima ao aquecedor estará mais quente que a água de outros pontos até que a temperatura se estabilize. O mesmo ocorre em câmaras frigoríficas, expositores de bebidas, boilers e na maioria das aplicações.

Saiba o que medir
Dependendo de sua aplicação, a temperatura a ser controlada poderá ser do ambiente, de uma substância, ou ainda um diferencial. É importante saber exatamente o que se deseja para atingir os melhores resultados. Quando se trata de fermentação de cerveja, por exemplo, de nada adianta controlar a temperatura ambiente, já que devido a processos químicos o próprio líquido aquece e fica alguns graus acima dessa temperatura. Nesses casos é recomendável a utilização de um poço termométrico, que protege o sensor e impede que ele entre em contato direto com a bebida.

Interferências eletromagnéticas
Não realize a fixação do sensor em locais próximos a fiação elétrica. Os campos eletromagnéticos emitidos causam interferência na leitura, resultando em uma medição imprecisa. Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se a utilização de filtros supressores.

Conheça o sensor
É fundamental conhecer as condições ideais de funcionamento do sensor. O grau de proteção (IP), a tolerância a umidade e o tempo de resposta são algumas informações que podem fazer a diferença. A Ageon utiliza sensores emborrachados com grau de proteção IP68 em todos os seus termostatos. Isso significa mais resistência a poeira e umidade e, consequentemente, maior durabilidade. Alguns equipamentos possuem sensor com encapsulamento TPE (Elastômero Termoplástico), também conhecido como borracha termoplástica. Isto significa que o sensor pode ser utilizado para indústria alimentícia.

***
Você leva em conta essas dicas na hora de instalar seus termostatos? Acha importante tomar esse tipo de cuidado?
Deixe sua opinião nos comentários.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Silvano Barbosa disse:

    Prezados, utilizei um controlador de temperatura digital em meu freezer de 380l e após retirar o controlador, meu freezer não está mais gelando como antes, pode ter afetado o termostato do freezer?

    Olá Silvano, como vai?
    Recomendamos entrar em contato com a fabricante do seu freezer para poder identificar se houve algum problema causado pelo uso do termostato ou se esta diferença de desempenho possui causas externas.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Moacir Prudêncio Junior disse:

    Olá,

    Eu posso usar o sensor direto na panela com mosto durante a brassagem de uma cerveja? Seria necessário algum tipo de proteção para o sensor e o fio neste caso?

    Obrigado.

    Olá, Moacir

    Nosso suporte técnico já entrou em contato para responder sua solicitação. Entretanto, como outras pessoas também podem ter a mesma dúvida, resolvemos escrever um post sobre este assunto.
    Caso desejar mais informações sobre poços termométricos e o controle de temperatura de líquidos, acesse nosso post “O que é e quando utilizar um Poço Termométrico“.

    Estamos à disposição caso possua mais alguma dúvida, crítica ou sugestão.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Jose Antonio figueira machado disse:

    ola boa noite excelente as dicas que vocês colocaram aqui para quem não é muito leigo no assunto
    espero continuar recebendo e-mails indicações cada vez mais serei cliente

    Olá José Antônio,

    Muito obrigado pelo seu cometário. Sua opinião é muito importante para a Ageon.
    Nosso blog continuará criando posts sobre assuntos relacionados aos controladores de temperatura e inversores de frequência. Fique à vontade para enviar sugestões de assuntos de seu interesse.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.