Controle de temperatura em geladeira para fermentação de cerveja

22/07/2020 - Cerveja Artesanal, Controladores de Temperatura
Controle de temperatura em geladeira para fermentação de cerveja

Você possui uma geladeira comum e quer utilizá-la para fermentar cerveja artesanal? Então este post vai ajudar.Você verá como instalar o controlador de temperatura e transformar seu refrigerador em uma tipica geladeira para fermentação.

  1. Ajustando a Geladeira

    Em primeiro lugar é necessário ajustar sua geladeira para a potência máxima. Dessa forma o controle de temperatura será realizado somente pelo controlador que será instalado, e não pelo termostato interno da geladeira.

  2. Escolhendo o Controlador de Temperatura

    Como deve ser realizado o controle de temperatura da sua geladeira para fermentação? De acordo com sua região você pode precisar apenas refrigerar a mistura para atingir a temperatura desejada. Em algumas regiões com grande amplitude térmica, no entanto, pode ser necessário refrigerar e aquecer a mistura, dependendo da temperatura externa. Também é possível utilizar um único controlador de temperatura em duas geladeiras distintas, realizando o controle independente em cada uma delas. Por isso é importante definir: qual sua necessidade?

    • Se você precisa apenas refrigerar, o controlador recomendado é o modelo Linha Black A102.
    • Se você precisa refrigerar e aquecer dependendo da temperatura externa, o recomendado é o modelo Linha Black A103 (em modo duplo estágio).
    • Se você quer controlar duas geladeiras com o mesmo controlador, o modelo Linha Black A103 (em modo controlador duplo) é o mais indicado.

  3. Instalando o Controlador de temperatura A102 na geladeira

    O controlador A102 é um termostato simples, ou seja, acionam ou desligam um equipamento com base em uma temperatura configurada (setpoint). Apesar de possuir opção de funcionamento para aquecimento, em uma geladeira para fermentação o controlador A102 costuma ser utilizado para refrigeração, ligando a geladeira quando a temperatura está mais alta do que o valor desejado. Na imagem abaixo é possível visualizar como realizar a instalação do controlador na geladeira.
    Controlador de Temperatura A102 para Geladeira para Fermentação de Cerveja - 110V

    Controlador de Temperatura A102 para Geladeira para Fermentação de Cerveja - 220V

  4. Instalando o Controlador de Temperatura A103 para geladeira com aquecimento (modo duplo estágio)

    O controlador de temperatura A103 é bastante versátil. Não é por menos que é considerado o controlador 6 em 1 da Ageon. Na fabricação de cerveja artesanal ele pode ser usado em modo duplo estágio, ou seja, acionar um sistema de aquecimento caso a temperatura esteja muito baixa ou acionar um sistema de refrigeração caso a temperatura esteja muito alta. No exemplo abaixo mostramos como ele pode ser ligado a uma geladeira (refrigeração) e em uma lâmpara (aquecimento).
    Controlador de Temperatura A103 para Geladeira para Fermentação de Cerveja - 110V

    Controlador de Temperatura A103 para Geladeira para Fermentação de Cerveja - 220V



  5. Instalando o Controlador de Temperatura A103 em duas geladeiras (modo controlador duplo)

    Além do modo duplo estágio, o controlador A103 também pode ser utilizado como controlador duplo. Isso significa que ele pode funcionar como dois controladores independentes em um único aparelho, ou seja, possuir um setpoint diferente para cada geladeira e acioná-las separadamente.
    Controlador de Temperatura A103 para Geladeira para Fermentação de Cerveja - 110V

    Controlador de Temperatura A103 para Geladeira para Fermentação de Cerveja - 220V

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Arthur Sacconi disse:

    Ola, necessito de um parelho que controle a temperatura da GELADEIRA e a umidade ( atraves de um umidificador). O modelo que me atende é esse K103 Pid U. Entretanto, vejo que não é indicado o uso dessa tecnologia PID. Não vi no catalogo outro produto que cumpra a função de controle TÉRMICO e UMIDADE. No caso do K103 Pid U eu consigo desativar essa tecnologia PID e utilizar somente o controle de temperatura (on/off) e o controle de umidade?

    Olá, Arthur
    Como vai?
    O controlador K103 PID U permite desativar o controle PID e atuar como um controlador on-off. Além disso, este modelo possui uma saída a relé auxiliar que também pode ser utilizada para controle de temperatura.
    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos ajudar a tirar suas dúvidas. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Wagner disse:

    O modelo k103 pode ser usado em geladeira?

    Olá Wagner, tudo bem?
    O modelo Linha Prime K103 pode sim ser utilizado para refrigeração. Seu setpoint pode ser ajustado entre -50°C e 100°C.
    Vale ressaltar que esta informação serve para o modelo K103, mas não serve para o modelo K103 PID. Você pode verificar o modelo na etiqueta presente no produto.
    Caso necessite de ajuda para identificar o modelo do seu controlador de temperatura, nossa equipe de suporte técnico pode auxiliar pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 99996-0430
    Ou por Whatsapp clicando aqui.

    Luiz Barros disse:

    Bom dia.
    O G-101 pode ser usado em um freezer horizontal, para maturação de cerveja caseira (temperatura entre 18 e 20 C)? O freezer horizontal oferece mais espaço para acomodar os tambores de maturação.

    Grato

    Bom dia, Luiz
    Tudo bem?
    O G101 pode sim ser utilizado para esta aplicação. No entanto, é importante informar que o modelo G101 possui apenas uma saída a relé, que pode ser utilizada para aquecimento ou refrigeração.
    Caso você necessite de um controle mais rigoroso, que mantenha a temperatura correta independente da temperatura externa estar maior ou menos, pode ser útil um controlador duplo estágio.
    Caso você possua alguma dúvida e deseje saber o modelo mais indicado para sua aplicação, você pode entrar em contato conosco através dos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Bruno De Sena disse:

    Visto que não é viável ligar e desligar várias vezes o compressor da geladeira em intervalos curtos, seria viável programar um algoritmo PID que utilizasse intervalos seguros para acionamento do compressor sem risco de dano? Também quero tirar essa dúvida

    Olá Bruno, como vai?
    A Ageon possui termostatos com controle PID, porém não são indicados para refrigeração.
    Os termostatos Ageon para refrigeração são do tipo “on-off” e possuem funções de proteção (como a histerese e retardos) para evitar a redução da vida útil do equipamento.
    Nossa equipe de suporte técnico está à disposição para ajudá-lo a escolher o melhor produto para a sua necessidade, bem como ajudá-lo a instalar e configurar seu produto.

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    MARCELO PEREIRA ALVES disse:

    Prezado.
    Boa tarde

    Muito bom suas informações.

    Queria saber se vc tem algum tutorial explicando a ligação do termostato para substituir o termostato da geladeira, ou seja, ligacao direta la no compressor.

    Desde ja, Obrigado.

    Olá Marcelo, como vai?
    Infelizmente não possuímos esse tipo de material. Isso ocorre porque existem diversos modelos de geladeira, com diferentes especificações técnicas.
    O mais indicado, nesses casos, é se informar com a fabricante da geladeira ou com uma assistência técnica especializada.
    Em caso de dúvidas sobre o controlador, estamos à disposição para ajudá-lo.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Athila disse:

    Olá. Comprei um termostato ogros G105. Todavia, a tensão 220V disponível na minha rede é obtida com a utilização de duas fases 110V. Nesse caso, como devo proceder a instalação? Obg.

    Olá Athila, como vai?
    Não há nenhum problema em realizar a instalação dessa forma, desde que a tensão de entrada seja igual a 220V.
    Recomendamos que você entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878 para obter mais detalhes sobre a instalação.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Francisco disse:

    Adorei seu site. Como faço para criar um profissional como o seu. Abraço e sucesso

    joão paulo araujo pereira disse:

    Ola boa tarde depois de todo o processo com o controlador . Em que região da geladeira devo fazer o furo pra colocar o sensor . Deixo o sensor suspenso ou encostado no fermentador ?

    Olá, João. Como vai?
    Geralmente nesses casos utiliza-se um poço termométrico, que permite medir a temperatura do líquido sem que haja contato direto com o sensor. Você pode saber mais sobre poços termométricos no post .
    Também recomendamos a leitura do post , que possui dicas valiosas que podem ajudá-lo.
    Caso continue com alguma dúvida, recomendamos entrar em contato direto com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Filipe Machado disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se é possível a utilização de algum tipo de controle PID para acionamento de geladeira. Visto que não é viável ligar e desligar várias vezes o compressor da geladeira em intervalos curtos, seria viável programar um algoritmo PID que utilizasse intervalos seguros para acionamento do compressor sem risco de dano?

    Bom dia, Felipe
    Tudo bem?
    Nossa equipe técnica entrará em contato através do e-mail informado, esclarecendo sua dúvida.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.