Quando utilizar um Controlador de Temperatura com Duplo Estágio?

07/06/2017 - Cerveja Artesanal, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Quando utilizar um Controlador de Temperatura com Duplo Estágio

Você conhece os controladores de duplo estágio? Esses aparelhos já foram tema de posts aqui no blog, onde explicamos o que são e qual o seu funcionamento. Em resumo, controladores com duplo estágio permitem o acionamento de duas cargas independentes, em diferentes pontos da escala de temperatura.

A compreensão destes aparelhos fica mais fácil com o exemplo abaixo:

Um fabricante de cerveja artesanal precisa manter o mosto a uma temperatura de 18°C durante a fermentação. No entanto, este fabricante mora em uma região onde a temperatura varia entre 12°C e 25°C em um único dia. Isso significa que em alguns momentos do dia o mosto precisará ser aquecido, enquanto em outros momentos ele precisará ser resfriado. Por esse motivo o fabricante irá utilizar uma geladeira onde o mosto será armazenado para a fermentação. Dentro desta geladeira haverá também uma lâmpada. Assim, o compressor da geladeira fará o resfriamento do mosto, e a lâmpada será responsável pelo aquecimento.

Para controlar a geladeira e a lâmpada do exemplo acima, são necessários controladores de temperatura. Existem diversos modelos no mercado, com diferentes configurações. As soluções mais comuns são as seguintes:

 

1 – Utilizar um controlador com saída NA/NF

Controlador Duplo Estágio - 01

É comum que, visando o baixo custo a curto prazo, muitas pessoas optem por realizar este tipo de controle utilizando um controlador com saída NA/NF. Estes controladores possuem uma única saída que pode assumir dois estados: normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF). Uma saída é ligada à geladeira, para resfriamento do mosto, e a outra é ligada à lâmpada, para o aquecimento. Uma destas duas saídas sempre estará acionada. Isso gera três problemas principais:

  • Em primeiro lugar, a temperatura nunca irá se estabilizar, pois quando a geladeira desliga, a lâmpada é acionada imediatamente.
  • O segundo problema é o consumo excessivo de energia elétrica, já que sempre haverá um equipamento ligado.
  • O terceiro problema, decorrente dos dois anteriores, é o desgaste excessivo do equipamento. Sua consequência é a redução da vida útil, tanto da geladeira quanto da lâmpada.

 

2 – Utilizar dois controladores simples

Controlador Duplo Estágio - 02.gif

É possível utilizar também dois controladores simples para fazer o controle da temperatura no exemplo acima. Um dos controladores seria ligado à geladeira, acionando o compressor quando a temperatura do mosto estiver acima dos 18,3°C, por exemplo. O outro controlador seria ligado à lâmpada, que seria acionada quando a temperatura estiver abaixo dos 17,7°C, por exemplo. Como são dois controladores independentes, a estabilidade da temperatura não seria prejudicada, já que os equipamentos só seriam acionados quando necessário. O consumo de energia também não seria tão elevando quanto no caso anterior, já que haveria momentos em que tanto a geladeira quanto a lâmpada estariam desligadas. O problema desta solução é um custo inicial alto, já que é preciso adquirir dois controladores de temperatura.

 

3 – Utilizar um Controlador de Temperatura com Duplo Estágio

Controlador Duplo Estágio - 03

A solução ideal para casos como o exemplo acima é a utilização de controladores com duplo estágio. Estes aparelhos (como o G105 e o H105 da Ageon) possuem um sensor e duas saídas independentes. Cada uma das saídas pode possuir diferentes configurações de SetPoint (temperatura de controle) e pode funcionar nos modos de aquecimento ou refrigeração. No exemplo, um controlador duplo estágio teria uma saída ligada à geladeira, configurada para refrigeração. A outra saída seria ligada à lâmpada, configurada para aquecimento. Dessa forma, o controlador manteria a temperatura ideal, acionando os equipamentos apenas quando necessário, porém com um custo menor do que a aquisição de dois controladores simples. Além de controlar a temperatura de forma eficaz, um controlador duplo estágio possui ótimo custo-benefício para a aplicação, já que também evita o desgaste excessivo dos equipamentos.

***

Você utiliza controladores de temperatura? Vive alguma situação onde um controlador com duplo estágio pode ser útil?

Deixe seu comentário abaixo.

 

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Roberto disse:

    Como configurar série G105?

    Olá Roberto, como vai?
    A configuração do controlador Série G105 é simples. Recomendamos que você entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Assim nossa equipe poderá lhe auxiliar a ajustar os parâmetros de acordo com a sua necessidade.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.