Como instalar o controlador de temperatura e umidade A103 PID U

03/03/2022 - Aquecimento, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras

Você está com dificuldades de instalar e configurar o controlador de temperatura e umidade A103 PID U? Mas antes de ver como realizar esses passos, vamos entender o porquê da utilização de controladores de temperatura e umidade. Esse controlador se faz necessário quando na aplicação precisamos medir e controlar essas duas variáveis quando as mudanças climáticas externas interferem internamente. Podemos encontrar esse controle adicional em charcutaria, chocadeiras, estufas, refrigeração, secagem de grãos e saunas.

Instalação do produto:

A instalação do produto com as conexões de alimentação, cargas e sensor, são feitas na parte traseira do produto. Mas, para ficar mais simples o entendimento de como é feito o processo, vamos separá-los em três partes. Sendo elas alimentação, saídas a relé e o sensor de temperatura e umidade.

Alimentação:

A alimentação do controlador é bivolt, porém a alimentação em 110V e 220V é feita de forma manual através de bornes diferentes

  • Seleção de tensão em 110V: a ligação é realizada nos bornes 5 e 7;
  • Seleção de tensão em 220V: os bornes utilizados são 6 e 7.

Saídas a relé:

Para a ligação das saídas a relé precisamos realizar a ligação entre os bornes 2 e 5 para redes 110V e entre 2 e 6 para redes 220V. As demais conexões são feitas para ligar as cargas ao produto.

  • 1: borne da saída TRIAC para utilizar uma resistência;
  • 3: borne do relé auxiliar;
  • 4: borne do relé de umidade.

Obs: todas as cargas conectadas ao produto, precisam ter um jump para o borne 7 (0V).

Ligação do sensor de temperatura e umidade:

O sensor que acompanha esse controlador possui três fios, nas cores vermelho, amarelo e preto. A ligação desse sensor é realizada da seguinte maneira:

  • Vermelho no borne 10;
  • Amarelo no borne 11;
  • Preto no borne 13.

Principais parâmetros:

Para uma utilização mais simples, existem alguns parâmetros chave que utilizamos, sendo eles:

  • SP – Setpoint de temperatura (TRIAC);
  • SU – Setpoint de umidade;
  • SA – Setpoint de temperatura auxiliar;
  • r4 – Calibração do sensor de temperatura;
  • u4 – Calibração do sensor de umidade;
  • At – Ajuste automático dos ganhos do PID;
  • L3 – Ação do controle auxiliar.

SP – Setpoint de temperatura (TRIAC):

Este parâmetro é para a escolha da temperatura que o controlador deve manter no sistema, se escolhermos aqui, por exemplo, 35°C, a saída TRIAC vai manter o ambiente nesta mesma temperatura, evitando oscilações.

SU – Setpoint de umidade:

Do mesmo modo, este é relacionado a umidade que deve ser mantida dentro sistema, esse parâmetro é necessário para o controlador posso acionar ou desacionar o umidificador ou então, o desumidificador.

SA – Setpoint de temperatura Auxiliar:

Assim como os anteriores, este controla a temperatura da saída auxiliar. Porém, para isso, depende do valor selecionado em L3 (ação do controle auxiliar).

r4 – Calibração do sensor de temperatura:

O parâmetro r4 é utilizado quando, por alguns fatores, a temperatura do sensor está diferente do padrão, então aumentamos e diminuímos a temperatura que o sensor está medindo.

U4 – Calibração do sensor de umidade:

Da mesma forma, utilizamos o parâmetro U4 para fazer a calibração da umidade medida no sensor.

At – Ajuste automático dos ganhos do PID:

Este parâmetro tem a função de ajustar os valores dos ganhos (proporcional, integral e derivativo) utilizados no controle PID. Ou seja, quando o valor parâmetro for 1, o ajuste vai estar em ação, ele irá controlar a temperatura e oscilar, porém quando o ajuste for finalizado, a temperatura tende a não sofrer alterações drásticas. Este parâmetro é utilizado, em muitos casos, no primeiro uso do controlador, para que possa controlar a temperatura com precisão para que possa ter um melhor aproveitamento. Pois, dependendo do tamanho do sistema e potência da resistência, interferem muito no controle PID.

L3 – Ação do controle Auxiliar:

E por fim, o parâmetro L3 onde selecionamos qual irá ser a ação da saída auxiliar do controlador, se L3=0 será uma saída para refrigeração, L3=1 a ação será de aquecimento ou então L3=2 estará disponível como timer cíclico.

E essa é forma de instalar o controlador de temperatura e umidade da Ageon, Ficou com alguma dúvida? Você pode acessar o manual aqui. Se preferir entre em contato com nosso suporte técnico através dos canais:

(48) 3028-8878

(48) 99996-0430

Ou entre em contato por WhatsApp.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como instalar o controlador de temperatura e umidade A103 PID U"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.