O que é um controlador de temperatura duplo estágio?

18/11/2020 - Aquecimento, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Refrigeração
Controlador de temperatura Duplo Estágio Linha Black A103

Existem muitas aplicações em que um controlador de temperatura comum é insuficiente para manter a temperatura em uma faixa desejável. Por isso existem no mercado controladores com recursos extras e funções mais inteligentes. Esse é o caso dos controladores duplo estágio, por exemplo. Se você não conhece esse tipo de controlador, saiba que em muitos casos ele pode fazer o papel de dois controladores ao mesmo tempo.

O que é um controlador Duplo Estágio?

Em resumo, os controladores duplo estágio permitem o controle de dois pontos na escala de temperatura. Em outras palavras, é possível configurar dois setpoints e acionar duas cargas distintas e independentes utilizando o mesmo aparelho.

Para entender o funcionamento de um termostato duplo estágio é importante primeiramente entender o funcionamento de um termostato comum. A maioria dos controladores de temperatura digitais aciona ou desliga um relé de acordo com uma temperatura predeterminada (setpoint). Em sistemas de refrigeração o controlador aciona o relé quando a temperatura está acima do setpoint, enquanto em sistemas de aquecimento o controlador aciona o relé quando a temperatura está abaixo do setpoint.

Os controladores duplo estágio (ou de dois estágios, como também são conhecidos) funcionam de forma diferente. Eles possuem duas saídas a relé e cada uma delas possui suas configurações independentes de setpoint e função (aquecimento ou refrigeração). Na prática, isso significa que um controlador duplo estágio pode ser configurado para acionar um sistema de refrigeração quando a temperatura estiver muito alta e um sistema de aquecimento quando a temperatura estiver muito baixa, por exemplo.

Um controlador que vale por dois

Os controladores de temperatura duplo estágio são indicados para uma série de situações. Listamos abaixo alguns exemplos em que um só controlador como este pode substituir dois controladores comuns:

  • Um aquário em que a água deve permanecer sempre entre 25°C e 30°C, acionando as ventoinhas ou o aquecedor dependendo da variação de temperatura do ambiente;
  • Um CPD (centro de processamento de dados) que utiliza um aparelho de ar condicionado manter seus servidores sempre abaixo de 21°C, mas que em dias mais quentes precisa acionar um segundo aparelho de ar condicionado para evitar superaquecimento;
  • Um cervejeiro caseiro que precisa realizar a fermentação sempre próxima a 18°C, acionando a geladeira quando a temperatura subir e uma lâmpada incandescente quando a temperatura descer.


Linha Black A103: o controlador 6 em 1 da Ageon

Se você acha que um controlador duplo estágio é interessante porque pode valer por dois controladores, saiba que é ainda melhor. A Ageon possui o controlador Linha Black A103 que traz muitos outros recursos além dos dois estágios no controle de temperatura.

Controlador de temperatura Linha Black A103

Na verdade, os controladores A103 pode ser utilizado de até 6 formas diferentes e possui funções tanto de refrigeração quanto de aquecimento. Ou seja, é um controlador de temperatura extremamente versátil e que possui um potencial enorme de aplicações. Que tal entrar em contato conosco e saber mais detalhes sobre esse aparelho?

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Olá. Eu preciso de um aparelho destes ou similar para controlar 2 resistências onde essas são acopladas a um cabeçote de alumínio onde são presas matrizes de gravação em madeira. Utilizo muito para gravar logotipos de empresas na madeira. Existem diferentes tipos de madeira e densidade e as vezes muito aquecido não é bom para gravar, um controlador seria bom.

    Marketing Ageon disse:

    Olá, Yuri
    Como vai?
    Recomendamos os modelos A103 e H105, eles permitem controlar duas cargas distintas, cada uma com um setpoint distinto, seja aquecimento ou refrigeração.
    Qualquer dúvida você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99118-8177
    Fale conosco pelo Whatsapp clicando aqui

    Linelson disse:

    Quero saberse esse termostato de dois estágios serve para freezer

    Olá, Linelson
    Este controlador pode ser utilizado tanto para aquecimento quanto para refrigeração.
    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos dar mais detalhes sobre os nossos produtos e indicar o modelo mais adequado para a sua necessidade. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Guilherme disse:

    Preciso comprar uma peça mas não sei se o aparelho é 1 ou 2 estágios, como posso descubrir?

    Bom dia, Guilherme
    Tudo bem?
    Os modelos duplo estágio da Ageon são os controladores G107 e H107. Qual seria a sua aplicação? Caso deseje entrar em contato com nossa equipe técnica, poderemos lhe indicar o modelo de controlador mais adequado para a sua necessidade.
    Pedimos desculpas pelo atraso na resposta, nosso departamento de marketing estava em recesso.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    davi santos disse:

    São mto bons.

    Muito obrigado pelo seu comentário, Davi.
    Sua opinião é muito importante para a Ageon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.