Como evitar problemas com sensores de temperatura

06/04/2022 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração
Como evitar problemas com sensores de temperatura

Uma preocupação muito comum para quem trabalha com controladores de temperatura, é com problemas que podem ocorrer devido aos sensores de temperatura, que podem ser desde uma medida errada da temperatura, acionamento das cargas de forma inadequada, e até ao consumo de energia elevado. Com isso, possuem algumas ações a serem tomadas para que se possa ter um melhor aproveitamento do equipamento, que pode evitar os problemas com sensores de temperatura.

Como melhorar a precisão do sensor de temperatura

Em um sistema, dependendo de como um sensor for instalado, podem ocorrer alguns erros, para que possamos evitar devemos ter em mente algumas boas práticas, para que então obter os melhores resultados dos próprios sensores e, consequentemente, do controlador.

Conhecer o sensor

Algo fundamental para aumentar a precisão do sensor, é saber qual a sua faixa de medição, além do grau de proteção. Com essas informações é possível tomar algumas decisões da melhor forma posicionar no sistema.

Posicionamento

Sabendo das informações do sensor, agora podemos escolher o melhor lugar para posicioná-lo, para evitar problemas devemos instalá-los afastados de saídas de ar e de fontes de calor.

Interferências externas

O ambiente onde está instalado até ruídos eletromagnéticos, conseguem atrapalhar a medição de um sensor, e essas interferências podem ocorrer ao passar os cabos dos sensores separados de cabos de alimentação, ou utilizar cabos com mais de 100 metros de comprimento. Os sensores podem ser emendados, desde que sejam utilizados cabos blindados PP 2x24AWG ou 0.5mm (recomendado o uso de tubo termo retrátil para o isolamento).

Recomendações gerais

Se a divergência de temperatura persistir mesmo após seguir todas as dicas citadas acima, o que pode ser feito é a calibração do sensor. Dependendo do controlador que está sendo utilizado, os parâmetros de calibração são diferentes, para conseguir te auxiliar nessa função, deixamos abaixo uma tabela com os modelos de controladores e os parâmetros utilizados para essa finalidade.

ProdutosParâmetros de calibração
AutomaSet T102r4
AutomaSol TDICA1 e CA2
AutomaSol TDACA1, CA2 e CA3
Linha Black A102, Linha Black A103 PID,
Linha Black A104
r4
Linha Black A103r4 e U4
Linha Black A103 PID U r4 e U4
Linha Black A106r4 e d9
Linha Black A108C1 e C2
Série H101, Série H103,
Série H104, Série H105,
Série H201
r4
Série H108rA e rb
Linha Prime K116 BigDisplay r4 e d9
SmartSet One e Duor4
SmartSet Maxr4 e r5
SolarTouch SL1CA1 e CA2
SolarTouch SL2CA1, CA2 e CA3
SolarTouch SL3CA1, CA2, CA3 e CA4

Dessa forma, com as informações de boas práticas acima são pontos principais para que possa ter um melhor funcionamento e possibilita evitar os problemas com sensores de temperatura.

Venha conhecer os nossos controladores de temperatura, e conhecer qual o melhor modelo para sua aplicação.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como evitar problemas com sensores de temperatura"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.