Chocadeira com lâmpada ou resistência: qual a melhor opção?

02/06/2021 - Chocadeiras
Chocadeira com lâmpada ou resistência: qual a melhor opção?

Que o controle de temperatura é essencial para a eficiência da chocadeira já é sabido de todos. A temperatura no interior da chocadeira deve se manter o mais estável possível para que a taxa de eclosão seja satisfatória. Por isso esses equipamentos costumam utilizar um termostato digital para acionar um sistema de aquecimento. Geralmente são utilizados um destes dois tipos de aquecimento: lâmpada ou resistência elétrica. Neste post vamos apresentar as características de ambos para que você possa escolher a melhor opção.

Saída a relé ou Saída TRIAC?

Antes de explicarmos as diferenças de utilizar lâmpada ou resistência elétrica na sua chocadeira, é importante esclarecermos uma informação sobre os controladores de temperatura.

Geralmente os controladores destinados ao mercado de chocadeiras possuem uma saída específica para o controle de temperatura e saídas extras para outras funções (viragem dos ovos, controle de umidade, entre outras). As saídas para temperatura costumam se dividir em dois grupos: relé ou TRIAC.

A saída a relé funciona como um interruptor automático e é a mais comum. Ela irá acionar o sistema de aquecimento quando a temperatura estiver muito baixa e manterá acionado até que o setpoint seja atingido. A partir daí o liga e desliga do controlador é comandado pela histerese (diferença entre temperatura ambiente e setpoint).

Já a saída TRIAC funciona de forma diferente e geralmente está associada ao controle PID. Ela aciona o sistema de aquecimento através de pulsos elétricos intermitentes que tendem a diminuir conforme a temperatura da chocadeira se aproxima do setpoint. Isso garante muito mais precisão e estabilidade no controle de temperatura da chocadeira, aumentando sua eficiência.

Uma lâmpada ligada à saída TRIAC de um controlador pode ficar piscando repetidamente. Este comportamento é completamente normal e se deve aos pulsos elétricos emitidos pelo controlador. A mesma coisa ocorre quando são utilizadas resistências. No entanto, como estas não emitem luz, os pulsos elétricos não podem ser vistos.



Lâmpada ou resistência elétrica: qual a melhor para a chocadeira?

Os controladores de temperatura para chocadeiras geralmente podem acionar tanto lâmpadas quanto resistências elétricas. Veja abaixo as principais características de ambas as alternativas e escolha a melhor de acordo com a sua necessidade.

Chocadeiras com aquecimento por lâmpadas

As chocadeiras com lâmpadas foram extremamente comuns no mercado há alguns anos, mas vêm perdendo espaço. Em sua maior parte são chocadeiras caseiras, ou seja, fabricadas pelos próprios utilizadores. Geralmente são equipamentos com custo reduzido e para um número baixo de ovos.

Chocadeiras que são aquecidas por lâmpadas tendem a possuir uma menor capacidade de troca de calor, mesmo que possuam um cooler para circulação do ar. Isso ocorre porque o calor está limitado à incidência luminosa das lâmpadas, ou seja, os ovos que não estiverem com tanta incidência de luz tendem a aquecer menos, gerando um desequilíbrio no tempo de chocagem de cada ovo. Este é um dos motivos pelo qual o aquecimento por lâmpadas não costuma ser utilizado para chocadeiras maiores.

Apesar de o custo inicial ser menor comparado às resistências elétricas, o uso de lâmpadas gera um custo maior a longo prazo. Isso porque a vida útil das lâmpadas é menor, ou seja, será necessário substituí-las com certa frequência.

É importante citar que nem todas as lâmpadas são adequadas ao uso em chocadeiras. Lâmpadas fluorescentes, por exemplo, não geram calor suficiente para aquecer os ovos a uma temperatura adequada. Se você optar por utilizar lâmpadas em sua chocadeira, certifique-se de que ela atinge a temperatura necessária antes de realizar a primeira chocagem.

Chocadeiras com aquecimento por resistências elétricas

As resistências elétricas possuem diversas vantagens em relação às lâmpadas para aquecimento da chocadeira. Por isso, a maioria dos fabricantes de chocadeiras utiliza resistências como sistema de aquecimento.

As resistências elétricas utilizadas em chocadeiras foram desenvolvidas justamente para aquecer um ambiente. Por este motivo, alcançam maiores temperaturas. Caso a chocadeira tenha um cooler corretamente dimensionado, a troca de calor no ambiente será maior e consequentemente a chocagem será mais eficiente comparada a utilização de lâmpadas. Sendo assim a chocadeira será capaz de chocar mais ovos numa mesma leva, permitindo a construção de chocadeiras maiores.

Apesar de possuir maior custo inicial comparado às lâmpadas, o uso de resistências gera economia a longo prazo. Isso porque a durabilidade das resistências é muito maior do que a de lâmpadas. Além disso, as resistências são mais eficientes na conversão de energia elétrica em calor.

E agora, qual opção escolher?

Depois de conhecer mais sobre as duas opções, chega a hora de escolher: lâmpada ou resistência?

A verdade é que para a grande maioria dos casos a utilização de resistências elétricas será mais vantajosa. No entanto, devido ao custo inicial mais baixo, a utilização de lâmpadas incandescentes ainda pode ser vista em chocadeiras de menor porte.

Independente da escolha, o fato é que para que a temperatura da chocadeira se mantenha estável é necessário um controlador de qualidade. E é neste ponto que a Ageon pode ajudar.

Oferecemos diversos modelos de controladores de temperatura para chocadeiras, desde modelos básicos até modelos com controle de umidade.

Controlador de Temperatura Linha Black A103 para Chocadeiras

O modelo Linha Black A103 PID, por exemplo, possui uma saída TRIAC para controle PID de temperatura e uma saída a relé com temporização para viragem dos ovos. Este é o modelo ideal para garantir precisão e estabilidade térmica para chocadeiras de ovos automáticas. Se destaca pelo painel com design sofisticado e 6 teclas, facilitando a utilização.

A103 PID U

Já o modelo A103 PID U é indicado para chocadeiras mais completas que possuem controle de umidade. Este controlador também possui controle PID de temperatura e uma saída para viragem dos ovos. Porém, além disso, possui uma terceira saída que pode ser utilizada para controlar a umidade da chocadeira e elevar ainda mais a taxa de eclosão.

Que tal saber mais sobre os controladores de temperatura Ageon para chocadeiras? Entre em contato conosco e conheça todos os detalhes.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Cristiano Neves disse:

    O problema das resistência é o grande consumo de energia, o problema da troca de calor, nada tem haver com a fonte, e sim na circulação do ar, deve se colocar culler em ambas as direções, e saída pequenas de ar , pra forçar o ar quente sem o expulsar

    Amanda Maestri disse:

    Bom dia, tudo bem? Os controles PID da Ageon controlam a carga que geralmente é uma resistência, independentemente se há uma troca mais ou menos eficiente com o meio. Sem dúvida, podemos observar que existem fabricantes de chocadeiras que estão cada vez mais aprimorando não somente a troca, mas também o isolamento térmico. Uma vez que, se não perde calor para o meio, torna-se cada menos necessário acionar a carga.

    LuizDawoglio disse:

    Muito esclarecedor
    Nota 10

    Marivaldo disse:

    Muito bom, mais quanto custa montar uma para 30 ovos

    Daniel disse:

    boas
    Minha chocadeira mesmo com ventilação e uma resistência de silicone oscila muito, isto é mesmo depois do rele cortar a corrente ele ainda fica subindo alguns graus, o mesmo acontece ao contrario, a corrente ligasse e ele ainda fica descendo???

    Antônio disse:

    Poxa! Se tivesse lido isso antes teria comprado o k 103 PID U e não o K 103 PID.

    ROSIVALDO CRUZ disse:

    ESCLARECEU MINHAS DUVIDAS COM RELAÇÃO AO DISPOSITIVO DE AQUECIMENTO

    weldson disse:

    Muito bom esse post pois me ajudou bastante com às minhas dúvidas!

    Renato disse:

    Foi ótimo o esclarecimento, eu estava com dúvidas.

    Patrickdemor de carvalho disse:

    Resistência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.