O que é histerese em um controlador de temperatura?

03/08/2016 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Histerese em Controladores de Temperatura

Você sabe o que significa histerese?  Se você trabalha com aquecimento ou refrigeração provavelmente já ouviu essa palavra diversas vezes. Mas você sabe qual o seu significado?

A palavra histerese tem origem grega e significa “retardo”. Sua influência pode ser observada em diversos instrumentos de medição e está sempre relacionada a um atraso na evolução de um fenômeno físico, seja térmico, magnético, entre outros.

 

Configure Fácil - Assistente de Configuração dos Controladores Ageon

 

Histerese no Controle de Temperatura

Em sistemas de aquecimento ou refrigeração, a palavra histerese possui um significado particular. Em um controlador de temperatura, ela corresponde a um atraso no acionamento (ou desacionamento) da saída a relé. Nessas aplicações a histerese também é chamada de diferencial e possui um papel importante na proteção do equipamento. Veja o exemplo abaixo:

Imagine um termostato instalado em um expositor de bebidas cujo SetPoint foi configurado para 5°C. Sempre que a temperatura estiver acima desse valor o compressor será acionado. Da mesma forma, quando a temperatura estiver abaixo desse valor o compressor será desligado.

No caso do exemplo acima, a variação de apenas 0,1°C fará com que o compressor seja ligado ou desligado. Ou seja, com 5.1°C o compressor será acionado e com 5.0° ele será desacionado. Como esta diferença é muito pequena, o termostato acionará o compressor com muita frequência, diminuindo a vida útil de ambos os equipamentos.

Histerese em Controladores de Temperatura

Para evitar este problema é indicada a configuração da histerese do controlador de temperatura. No caso do exemplo acima, caso a histerese seja configurada para 1°C o compressor será acionado e permanecerá ligado até que a temperatura atinja 5°C (SetPoint). Quando isso ocorrer, o compressor será desativado e só voltará a ligar quando a temperatura atingir 6°C (SetPoint + histerese). Esse pequeno ajuste evita um ciclo de liga-desliga contínuo em um curto período de tempo, evitando o desgaste excessivo tanto do controlador quanto do compressor.

O valor ideal para a configuração da histerese varia de aplicação para aplicação. Tudo depende da precisão e da estabilidade necessárias no controle de temperatura e também da inércia térmica do sistema.

***

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre o nosso post?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Estevão disse:

    Parabéns pela matéria, de uma forma bem clara você conseguiu nos passar esta informação que parecia bem mais complicada, principalmente porque nesses manuais a linguagem é muito técnica.
    estava na dúvida mais agora ficou bem claro para mim. agora é correr atras das outras informações que acompanham os controladores de temperatura, rsrsrs. Um abraço e parabéns.

    Olá Estevão, tudo certo?
    Muito obrigado pelo seu comentário. Ficamos felizes em esclarecer uma dúvida que você possuía.
    Caso possua mais dúvidas em relação aos controladores de temperatura, fique à vontade para nos questionar. Estamos abertos à sugestões de pauta.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Zé Cavalo disse:

    Matéria sensacional, parabéns.

    Olá Zé, como vai?
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Continue acompanhando nosso blog e fique à vontade para enviar sugestões de pauta.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    André Rocha disse:

    Agradeço muito pela informação, disponibilizada de forma clara e objetiva! Parabéns! Ajudou-me a resolver um problema em uma estufa.

    Mário Maneta disse:

    Parabéns amigo, em poucas palavras vc definiu algo que na verdade não é complexo, mas que se não for entendido causa enormes transtornos nos usuários e profissionais.

    Muito obrigado pelo seu comentário, Mário.
    Continue acompanhando nossas postagens e sinta-se à vontade para sugerir pautas, com assuntos do seu interesse.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.