Qual o melhor: termostato on-off ou termostato PID?

03/06/2020 - Chocadeiras
Qual o melhor: termostato on-off ou termostato PID?

Controladores de temperatura (ou termostatos digitais) são aparelhos muito utilizados em diversos setores, como refrigeração comercial, aquecimento solar e chocadeiras de ovos, por exemplo. Eles servem para controlar a temperatura de forma automática, acionando ou desligando mecanismos de aquecimento/refrigeração. Entretanto, nem todos os termostatos digitais funcionam da mesma forma. Neste post você verá o que é um termostato on-off e um termostato PID e dessa forma poderá optar pelo que melhor atende sua necessidade.

Termostatos on-off: o padrão de mercado

Os controladores mais comuns na maioria dos segmentos de mercado são on-off (liga/desliga). Seu funcionamento é simples: são configurados dois parâmetros de controle de temperatura. O primeiro é o setpoint, ou seja, a temperatura que você deseja que o seu sistema atinja. O segundo é a histerese, que é um retardo do sistema. Por exemplo, em um sistema de aquecimento, o aquecedor é mantido ligado até atingir o setpoint e então desliga. Naturalmente o sistema começa a esfriar e ao atingir o limite inferior definido na histerese o aquecedor volta a ligar. Dessa forma, a temperatura é controlada dentro de uma faixa programada através do acionamento ou desligamento das saídas a relé.

Termostatos PID: precisão e estabilidade

Em um termostato PID, não existe a histerese ou retardo pois ele está sempre fazendo a correção. Assim que a temperatura começa a se distanciar do setpoint o controlador já aciona a saída, por isso que ele é utilizado em aplicação onde não pode existir erro na temperatura ou o erro deve ser muito próximo a zero.

Diferente dos controladores on-off, os controladores PID costumam possuir saídas TRIAC ao invés de saídas a relé. Enquanto essas últimas possuem dois estados (ligado ou desligado), as saídas TRIAC possuem acionamento proporcional. Ou seja, quanto mais próximo da temperatura correta, menor a proporção de acionamento da saída TRIAC, como apenas 10% da capacidade, por exemplo. Quando a temperatura se distancia do valor ideal, essa proporção do acionamento da saída TRIAC aumenta, sendo acionada a 100% da caparacidade ou qualquer outro valor que melhor se adeque ao controle de temperatura.

Qual é mais vantajoso: termostato on-off ou termostato PID?

Essa é uma pergunta que não possui resposta correta. Dependendo da aplicação, um ou outro tipo de controlador por ser mais adequado e é justamente por isso que é necessário conhecer ambos os aparelhos.

Termostatos on-off costumam ser mais baratos e mais fáceis de instalar do que termostatos PID. De modo geral, aplicações onde pode existir a histerese ou maior variação de temperatura, utiliza-se termostato on-off. Já em aplicações onde deseja-se o menor erro possível, utiliza-se então controladores PID. É o caso, por exemplo, de chocadeiras e incubadoras de ovos, em que a taxa de eclosão está diretamente ligada a condições adequadas. Para esse tipo de controle os termostatos PID são indicados, pois proporcionam maior estabilidade térmica.

A Ageon possui controladores de temperatura tanto com controle on-off quanto com controle PID. São controladores com tecnologia nacional, garantia de fábrica e disponíveis em diversos modelos para aquecimento ou refrigeração. Qual é o controlador ideal para você?

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Fernando disse:

    Se a saída do controlador é para acionar um relé ssr ou contatora então a saída do controlador PID vai funcionar como um on off, correto. Estou trabalhando num projeto pessoal para controle de temperatura (aquecimento).

    Gustavo Vieira disse:

    Olá, tudo bem?
    O controlador da Linha Black modelo A103 PID possui uma saída somente AC via TRIAC. Pode ser testado um SSR que aceite o comando AC, porém não pode ser ligada uma contatora. Em caso de dúvidas, nossa equipe de suporte técnico está à disposição para atendê-lo através dos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430

    Bruno Bicelli disse:

    Bom dia! Tenho uma chocadeira De outro fabricante e ela tá aumentando a temperatura, o fabricante disse pra colocar em um ambiente climatizado, mas acredito que isso não tá correto, pois tenho outra chocadeira de fabricante diferente e nunca apresentou esse problema. Então gostaria de saber se posso instalar esse termostato PID para resolver o problema de aquecimento dela?
    Muito Obrigado

    Olá, Bruno
    Como vai?
    O termostato PID pode dar mais estabilidade térmica para a sua chocadeira, ou seja, fazer com que a temperatura varie menos.
    No entanto, existem muitas variáveis que podem interferir na temperatura da chocadeira.
    Recomendamos ler o post O que fazer quando a temperatura da chocadeira está muito alta?. Ele provavelmente irá ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.