Controle de Temperatura da Chocadeira vs. Temperatura Ambiente

15/01/2020 - Chocadeiras
Controle de Temperatura da Chocadeira vs. Temperatura Ambiente

A função básica de uma chocadeira automática é criar condições melhores que as naturais para elevar a taxa de eclosão dos ovos. Por isso o controle de temperatura da chocadeira é algo indispensável, assim como a ventilação e o controle de umidade.

Acontece que, embora a chocadeira seja um ambiente controlado, a temperatura do externa influencia diretamente na variação de temperatura dentro da chocadeira. Isso pode causar problemas e inclusive diminuir as taxas de eclosão.

Neste post você verá como a temperatura do ambiente externo interfere na chocadeira e como reduzir a possibilidade de problemas.

Como a temperatura externa interfere na chocadeira?

Os ovos precisam de oxigênio para eclodirem e por este motivo as chocadeiras não são completamente vedadas. Diferente de uma geladeira, por exemplo, as chocadeiras possuem aberturas para a entrada de ar externo, possibilitando a troca de gases.

Apesar do termostato realizar o controle de temperatura da chocadeira acionando uma resistência ou uma lâmpada, essa troca de ar com o ambiente externo faz com que haja variação térmica de acordo com a mudança da temperatura ambiente.

Imagine uma chocadeira cujo termostato está ajustado para 37,8°C. Esta chocadeira está instalada em uma cidade com grande variação térmica entre o dia e a noite.

Durante a noite a temperatura ambiente chega até 18°C. O controlador aciona a resistência para que a temperatura da chocadeira não diminua em relação ao setpoint ajustado.

No entanto, durante o dia a temperatura nesta cidade chega a 40°C. Neste cenário, a temperatura externa é maior do que a temperatura desejada (37,8°C). Assim que a chocadeira atinge 37,8°C o controlador desativa a resistência, contudo a temperatura dentro da chocadeira pode continuar aumentando caso a temperatura externa esteja mais alta. Isso ocorre porque a chocadeira não possui sistema de refrigeração e o ar mais quente de fora acaba entrando na chocadeira e elevando sua temperatura interna.

Em ambos os exemplos citados o termostato realiza o controle de temperatura da chocadeira da mesma forma, mas a variação térmica pode ser maior ou menor de acordo com a temperatura ambiente. Ainda existem casos em que a temperatura da chocadeira se eleva demais, principalmente em dias quentes. Uma das possíveis causas é a temperatura ambiente muito alta, já que é comum em algumas cidades brasileiras atingirem temperaturas próximas a 40°C.

Como evitar problemas relacionados à temperatura ambiente na chocadeira

Para evitar toda esta oscilação térmica na chocadeira é necessário tomar algumas precauções. Veja abaixo as principais dicas para diminuir a variação térmica causada pela temperatura externa em chocadeiras.

Onde instalar a chocadeira?

Em primeiro lugar é preciso instalar a chocadeira em um local adequado, longe de fontes de calor, por exemplo. Também é importante evitar locais com incidência solar.

O local mais indicado para a instalação das chocadeiras automáticas é em um ambiente arejado e na sombra. Esses ambientes estão menos sujeitos a variações drásticas de temperatura ao longo do dia.

Chocadeira com equipamentos adequados

Um problema que pode ser agravado com a variação da temperatura externa é o mau dimensionamento dos equipamentos na chocadeira. Muitos modelos possuem resistências acima ou abaixo da sua capacidade, por exemplo.

Também existem casos em que as ventoinhas utilizadas para circulação do ar emitem calor. Nesses casos a temperatura no interior da chocadeira continua se elevando, mesmo com a resistência desativada.

Utilize termostatos de qualidade

O termostato é o equipamento responsável pelo controle da temperatura no interior da chocadeira. Existem diversos modelos no mercado e escolher um termostato de qualidade interfere diretamente na taxa de eclosão do equipamento.

É justamente neste ponto que a Ageon pode auxiliar. Fabricamos controladores de temperatura há quase 20 anos e desenvolvemos termostatos especialmente para chocadeiras.

Controlador de temperatura Linha Black

O termostato A103 PID, por exemplo, possui controle PID de temperatura que traz mais estabilidade térmica, ao mesmo tempo em que possui saída para acionamento automático do motor de viragem e um design que valoriza qualquer modelo de chocadeira.

O modelo A103 PID U também é indicado para chocadeiras de maior porte, que além do controle PID e do acionamento automático da viragem ainda permite o controle da umidade.

Esses são apenas alguns exemplos dos termostatos que a Ageon desenvolve, sempre com foco em tecnologia, inovação e qualidade. Que tal saber mais sobre nossos produtos?

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Controle de Temperatura da Chocadeira vs. Temperatura Ambiente"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.