O que fazer quando a temperatura da chocadeira está muito alta?

16/05/2018 - Chocadeiras, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

O que fazer quando a temperatura da chocadeira está muito alta

Por que a temperatura da chocadeira está tão alta? O que fazer para a temperatura da chocadeira não subir tanto?

Se você possui essa dúvida, saiba que você não está sozinho. Diariamente recebemos diversas mensagens de usuários de chocadeiras que enfrentam o mesmo problema. É por isso que este post fala sobre as possíveis causas e sobre como resolver esta situação.

 

Por que a temperatura da chocadeira se eleva demais?

Esta situação pode ocorrer por diversos motivos. Muitas vezes os usuários costumam culpar o termostato, no entanto nem sempre a temperatura se eleva por esse motivo. Esta é apenas uma possível causa, mas na maioria dos casos os responsáveis por este problema são outros fatores.

 

Configure corretamente o termostato da sua chocadeira

Em primeiro lugar é preciso verificar se a configuração do seu termostato está correta, já que esta é uma ação fácil de ser realizada. Verifique o setpoint,  a histerese e os demais parâmetros do seu aparelho. Se você utiliza um termostato PID, a temperatura de sua chocadeira deve estar sempre estável, desde que você tenha executado a função Auto Tune. Certifique-se de que esta função foi executada corretamente.

Se você possui dúvidas na configuração do seu termostato Ageon, entre em contato com nossa equipe técnica pelo telefone (48) 3028-8878. Dessa forma poderemos auxiliar no ajuste dos parâmetros de acordo com a sua necessidade.

 

A resistência desliga, mas a temperatura continua subindo

Se o seu termostato está configurado corretamente, é hora de verificar outras hipóteses. Se a temperatura continua subindo mesmo com a resistência desligada, pode ser que a potência da resistência seja alta demais para a chocadeira. Quando a resistência é desativada, ela continua emitindo calor, pois sua superfície está quente. Isso se chama inércia térmica. Quanto maior a potência da resistência, mais rápido ela aquecerá a chocadeira, porém sua inércia térmica também será maior. Nesses casos é recomendado testar uma resistência de menor potência e avaliar os resultados.

 

A temperatura ambiente está elevada

Esta é uma das causas mais comuns para a temperatura muito alta em chocadeiras. Recebemos diversas solicitações relatando problemas no controle de temperatura da chocadeira e muitas vezes identificamos a temperatura ambiente como a causa principal. Imagine que uma chocadeira deve se manter a 38°C, no entanto a temperatura ambiente está em 40°C. As chocadeiras não possuem vedação térmica e nem mesmo um sistema de refrigeração. Dessa forma é muito pouco provável que a chocadeira se mantenha a uma temperatura mais baixa do que a temperatura ambiente. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar essa situação, como instalar as chocadeiras em locais climatizados, por exemplo.

 

As ventoinhas podem aquecer a chocadeira

Isso pode surpreender você, mas é possível que as ventoinhas ou coolers aqueçam a chocadeira. Fizemos testes com alguns modelos de chocadeiras e identificamos que determinadas ventoinhas aquecem durante o funcionamento. Assim, mesmo que a resistência esteja desativada, a temperatura continua subindo se as ventoinhas estiverem ligadas. Para resolver este problema, o recomendado é utilizar ventoinhas 12Vdc. Esse tipo de ventoinha não aquece durante o funcionamento, diferente dos modelos 110Vac ou 220Vac.

Tudo sobre Controladores de Temperatura para Chocadeira

***

Este post foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "O que fazer quando a temperatura da chocadeira está muito alta?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.