A lâmpada da chocadeira fica piscando? Veja por que isso acontece

13/05/2020 - Chocadeiras, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon
A lâmpada da chocadeira fica piscando? Veja por que isso acontece

Você instala a chocadeira, configura o controlador e liga na tomada, mas na hora de ela começar a aquecer a lâmpada fica piscando. E agora, o que fazer?

Em primeiro lugar é importante salientar que isso é normal e não significa que sua chocadeira está com nenhum problema. Ou seja, você não precisa fazer nada a respeito disso.

Por que a lâmpada da chocadeira pisca?

Geralmente a lâmpada da chocadeira pisca quando a temperatura medida pelo sensor está próxima ao setpoint configurado. Isso acontece devido à saída TRIAC do controlador de temperatura e do controle PID, que envia para a lâmpada apenas a energia necessária para manter a temperatura.

Em outras palavras, o controlador de temperatura aciona a lâmpada em 100% da sua capacidade quando a temperatura medida pelo sensor está muito abaixo do setpoint. Conforme a temperatura vai subindo e se aproximando do setpoint, o controlador envia menos energia para a lâmpada. É por esse motivo que ela pisca. Quanto mais a temperatura se aproximar do setpoint, mais espaçadas serão as piscadas. Quando o setpoint é alcançado, a lâmpada então para de ser acionada. Conforme a temperatura vai baixando novamente, a lâmpada vai piscando para manter a chocadeira na temperatura desejada.

Isso prejudica o funcionamento da chocadeira?

Não, muito pelo contrário. Na verdade, o funcionamento do controlador de temperatura com saída TRIAC e controle PID dá ainda mais estabilidade térmica para a chocadeira. Com isso, após o setpoint ser atingido, a temperatura varia muito menos se compararmos às chocadeiras com controladores on-off comuns. Isso ocorre porque, ao enviar menos energia para a lâmpada quando a temperatura se aproxima do setpoint, o controle PID diminui os efeitos da inércia térmica. Em termos simples, neste caso a inércia térmica é um fenômeno que faz com que a chocadeira continue aquecendo mesmo após a lâmpada estar desligada.

Importante ressaltar que apenas lâmpadas incandescentes são utilizadas em chocadeiras. Lâmpadas fluorescentes ou de LED não geram calor suficiente para aquecer a chocadeira, e também não funcionam corretamente quando acionadas por saídas TRIAC.


Controladores de Temperatura com Controle PID e saída TRIAC

Se você deseja obter as melhores taxa de eclosão em sua chocadeira, um controlador de temperatura de qualidade é essencial. Por isso, os modelos com saída TRIAC e controle PID são os mais indicados para chocadeiras e incobadoras. E é justamente neste ponto que a Ageon pode ajudar.

Nossos controladores de temperatura A103 PID foram desenvolvidos especialmente para chocadeiras e trazem recursos muito úteis para esses equipamentos. Além da precisão e estabilidade no controle de temperatura, os controladores A103 PID possuem uma saída temporizada para acionar o motor de viragem dos ovos e duas formas de fixação, o que facilita a instalação na chocadeira. Saiba mais.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "A lâmpada da chocadeira fica piscando? Veja por que isso acontece"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.