Qual o melhor: termostato on-off ou termostato PID?

03/06/2020 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon
Qual o melhor: termostato on-off ou termostato PID?

Controladores de temperatura (ou termostatos digitais) são aparelhos muito utilizados em diversos setores, como refrigeração comercial, aquecimento solar e chocadeiras de ovos, por exemplo. Eles servem para controlar a temperatura de forma automática, acionando ou desligando mecanismos de aquecimento/refrigeração. Entretanto, nem todos os termostatos digitais funcionam da mesma forma. Neste post você verá o que é um termostato on-off e um termostato PID e dessa forma poderá optar pelo que melhor atende sua necessidade.

Termostatos on-off: o padrão de mercado

Os controladores mais comuns na maioria dos segmentos de mercado são on-off (liga/desliga). Seu funcionamento é simples: são configurados dois parâmetros de controle de temperatura. O primeiro é o setpoint, ou seja, a temperatura que você deseja que o seu sistema atinja. O segundo é a histerese, que é um retardo do sistema. Por exemplo, em um sistema de aquecimento, o aquecedor é mantido ligado até atingir o setpoint e então desliga. Naturalmente o sistema começa a esfriar e ao atingir o limite inferior definido na histerese o aquecedor volta a ligar. Dessa forma, a temperatura é controlada dentro de uma faixa programada através do acionamento ou desligamento das saídas a relé.

Termostatos PID: precisão e estabilidade

Em um termostato PID, não existe a histerese ou retardo pois ele está sempre fazendo a correção. Assim que a temperatura começa a se distanciar do setpoint o controlador já aciona a saída, por isso que ele é utilizado em aplicação onde não pode existir erro na temperatura ou o erro deve ser muito próximo a zero.

Diferente dos controladores on-off, os controladores PID costumam possuir saídas TRIAC ao invés de saídas a relé. Enquanto essas últimas possuem dois estados (ligado ou desligado), as saídas TRIAC possuem acionamento proporcional. Ou seja, quanto mais próximo da temperatura correta, menor a proporção de acionamento da saída TRIAC, como apenas 10% da capacidade, por exemplo. Quando a temperatura se distancia do valor ideal, essa proporção do acionamento da saída TRIAC aumenta, sendo acionada a 100% da caparacidade ou qualquer outro valor que melhor se adeque ao controle de temperatura.

Qual é mais vantajoso: termostato on-off ou termostato PID?

Essa é uma pergunta que não possui resposta correta. Dependendo da aplicação, um ou outro tipo de controlador por ser mais adequado e é justamente por isso que é necessário conhecer ambos os aparelhos.

Termostatos on-off costumam ser mais baratos e mais fáceis de instalar do que termostatos PID. De modo geral, aplicações onde pode existir a histerese ou maior variação de temperatura, utiliza-se termostato on-off. Já em aplicações onde deseja-se o menor erro possível, utiliza-se então controladores PID. É o caso, por exemplo, de chocadeiras e incubadoras de ovos, em que a taxa de eclosão está diretamente ligada a condições adequadas. Para esse tipo de controle os termostatos PID são indicados, pois proporcionam maior estabilidade térmica.

A Ageon possui controladores de temperatura tanto com controle on-off quanto com controle PID. São controladores com tecnologia nacional, garantia de fábrica e disponíveis em diversos modelos para aquecimento ou refrigeração. Qual é o controlador ideal para você?

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Qual o melhor: termostato on-off ou termostato PID?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.