Guia Definitivo dos Controladores de Temperatura Ageon

08/04/2020 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon
Guia Definitivo dos Controladores de Temperatura Ageon

A Ageon fabrica diversos modelos de controladores de temperatura, destinados a diferentes aplicações. São modelos para aquecimento ou refrigeração, com temporizador cíclico, gerenciamento de degelo, entre outras funções. Toda essa variedade pode confundir as pessoas que não estão habituadas com os nossos produtos. Pensando nisso, resolvemos criar o Guia Definitivo dos Controladores de Temperatura Ageon.

Controladores de Temperatura Ageon


Abaixo descrevemos de maneira clara e direta as principais diferenças entre as nossos modelos de controladores. Confira:


Controladores de temperatura simples

Os modelos 101 (G101, G101 Web, H101, H101 Web e K101) são controladores on-off simples. Possuem um sensor e uma saída a relé, que pode ser utilizada para acionar um sistema de aquecimento ou refrigeração. São os modelos mais versáteis, utilizados em diversas aplicações diferentes.

Na Linha Black, o modelo equivalente é o A102, que também possui um sensor e uma saída a relé. Além disso, este modelo também possui opção de gerenciamento de degelo natural quando utilizado para refrigeração.

Guia Prático - Controladores de Temperatura Série G101


Controladores de temperatura para resfriados (degelo natural)

Os controladores de temperatura com final 102 (G102, G102 Web, K102 e K102 Web) são destinados à refrigeração. Possuem um sensor e uma saída a relé, utilizada geralmente para acionar um compressor. Possuem também funções para gerenciamento de degelo natural, desativando o compressor em intervalos de tempo configuráveis. Costumam ser utilizados em balcões de resfriados e expositores de bebidas.
Os modelos G102 Plus e A102 possuem também a função aquecimento. Caso estes aparelhos sejam utilizados para esta função, todas as configurações relacionadas ao degelo natural são desativadas.

Controladores de temperatura para congelados (degelo elétrico ou por gás quente)

Os controladores de temperatura 106 (G106, G106 Web, K106 Web e A106) são utilizados principalmente para aplicações em sistemas de refrigeração de congelados. Possuem dois sensores de temperatura: um para o ambiente e outro para degelo. Possuem também três saídas a relé: uma para temperatura, uma para degelo e outra para os ventiladores. Permitem o gerenciamento de degelo elétrico ou por gás quente. São indicados principalmente para ilhas de congelados, câmaras frigoríficas, entre outras aplicações.

Controladores de temperatura com timer cíclico (timer cíclico)

Os modelos G103, H103 e K103 são controladores com funções de temporização. Possuem um sensor de temperatura e duas saídas. A primeira saída permite o controle de temperatura, enquanto a segunda saída possui diferentes funções de temporização (timer cíclico, degelo elétrico ou por gás quente). Podem ser utilizados tanto para aquecimento quanto para refrigeração e entre as principais aplicações estão chocadeiras e resfriadores de leite.

Veja também os controladores tudo em um.

Controladores de temperatura com timer cíclico e controle PID

Os controladores G103 PID, K103 PID e A103 PID são indicados principalmente para chocadeiras e incubadoras. Possuem um sensor de temperatura, uma saída TRIAC e uma saída a relé. A saída TRIAC é utilizada para aquecimento e possui controle PID, ou seja, garante mais precisão e estabilidade térmica. A saída a relé possui função de timer cíclico e pode ser utilizada para o acionamento do motor de viragem automática dos ovos.

O modelo K103 PID U possui ainda uma outra saída, utilizada para controle de umidade. Este modelo pode ser utilizado tanto para aquecimento quanto para refrigeração e são indicados também para câmaras de maturação e outros processos de charcutaria.

Controladores de temperatura com timer cíclico e monitor de tensão

Os controladores de temperatura 104 (G104, H104 e A104) são utilizados principalmente em tanques resfriadores de leite. Possuem um sensor e duas saídas a relé. A primeira saída é utilizada para controle de temperatura, enquanto a segunda saída possui funções de temporização para acionamento do agitador. O monitor de tensão incorporado protege o equipamento de flutuações na rede elétrica ( subtensão ou sobretensão).

Controladores de temperatura com dois estágios

Os modelos 105 (G105 e H105) são controladores de dois estágios. Possuem um sensor e duas saídas a relé. A primeira saída pode ser utilizada para aquecimento ou refrigeração. A segunda saída também possui essas opções e ainda pode ser configurada como alarme. Os modelos 105 permitem, por exemplo, acionar uma resistência elétrica e um compressor com um único controlador. Geralmente são utilizados na fabricação de cerveja artesanal e em aquários, por exemplo.

Veja também os controladores tudo em um.

Controladores de temperatura duplos (2 em 1)

O modelo G107 é um controlador duplo, ou seja, possui a função de dois controladores em um único aparelho. Possuem dois sensores e duas saídas a relé. Permitem controlar dois equipamentos diferentes, cada um com configurações independentes entre si. São indicados para diversas aplicações, como sistemas de ar condicionado e adegas.

Veja também os controladores tudo em um.

Controladores de temperatura com timer cíclico, dois estágios e controlador duplo (tudo em 1)

Os controladores de temperatura A103 possuem diversas funções em um único aparelho. Possuem dois sensores de temperatura e duas saídas a relé que podem ser configuradas tanto para aquecimento quanto para refrigeração. O modelo A103 pode atuar em três lógicas distintas:

  • Controlador duplo estágio – Utiliza apenas um sensor e aciona duas cargas distintas, cada uma com um setpoint distinto. Pode ser utilizado tanto para sistemas de aquecimento ou refrigeração quanto para acionamento de alarmes;
  • Controlador duplo – Funciona como dois controladores de temperatura independentes. Cada uma das saídas é acionada de acordo com um sensor, permitindo setpoints distintos;
  • Controlador com temporização – A primeira saída controla a temperatura, enquanto a segunda saída funciona de acordo com uma temporização cíclica.


Controladores diferencias de temperatura (CDT)

Os controladores 108 (G108, G108 Web, H108 e H108 Web) são destinados a sistemas de aquecimento solar. Possuem três sensores de temperatura: um para os coletores, um para o reservatório e outro para o apoio. Também possuem duas saídas a relé, sendo que a primeira é utilizada para acionamento da bomba de circulação e a segunda saída é utilizada para acionamento do apoio.

Na Linha Black ainda existe o modelo A108, que também funciona como controlador diferencial de temperatura. No entanto este modelo não possui saída para apoio. Possui dois sensores de temperatura (um para os coletores e outro para o reservatório) e uma saída para acionamento da bomba de circulação.

Os modelos AutomaSol TDI e AutomaSol TDA também são controladores diferenciais de temperatura. A linha AutomaSol possui fixação por sobrepor e teclas de acesso facilitado que agilizam o trabalho de técnicos e instaladores. O modelo AutomaSol TDI possui uma saída para bomba e dois sensores de temperatura (coletores e reservatório). Já o modelo AutomaSol TDA possui duas saídas (uma para bomba e outra para apoio ou filtragem) e três sensores de temperatura (coletores, reservatório e apoio). Além disso, o modelo TDA possui agenda de eventos semanal para a programação de eventos automáticos em horários predeterminados.

Os controladores da linha SolarTouch também possuem controle por diferencial de temperatura. Todos os modelos desta linha possuem interface touchscreen e display de LCD 3,5″. O modelo SL1 possui dois sensores e uma saída. O modelo SL2 possui três sensores e três saídas a relé (uma para bomba e duas para apoios). Possui também agenda de eventos semanal para programação de eventos. Já o modelo SL3 possui todas as funções do modelo anterior, porém possui quatro sensores de temperatura e ainda uma quarta saída que pode ser utilizada como terceiro apoio, filtragem ou recirculação.

Controladores de temperatura até 200°C

Os controladores de temperatura 201 (G201 e H201) são utilizados para aplicações que atingem temperaturas até 200°C. Possuem um sensor e uma saída a relé e são utilizados principalmente em estufas, fornos e fritadeiras.

Controladores de temperatura com monitoramento online

Todos os controladores com final Web possuem conectividade com o sistema de monitoramento ArcSys. Isso significa que podem ser supervisionados através de um dispositivo conectado à internet (seja um celular, tablet ou computador). O ArcSys permite a alteração de parâmetros, a criação de relatórios e até mesmo a configuração de alarmes por e-mail.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Fabiano Aparecido Pereira disse:

    Boa noite, estou utilizando um controlador para chocadeira com resistência e gostaria de mudar para lâmpada, tem como, coloquei porem ficou piscando qdo atingiu os 37,5

    Olá, Fabiano
    Temos um post que fala exatamente sobre a lâmpada da chocadeira piscando. Vale a pena a leitura.

    Silvio César Rocha da Silva disse:

    Boa noite amigo tenho uma chocadeira com o termostato mt520efest ageon a temperatura do termostato marca 37.7grau celcios e dentro da chocadeira com o termômetro dentro da chocadeira marca 38.9graus celcios tem problema com os os ovos.
    Tem como deixar a temperatura de dentro igual o que marca o termostato do lado de fora .
    Se tiver um manual explicando gostaria de receber um no meu EMAIL.
    Obrigado

    Olá, Silvio
    O aparelho mencionado não é um controlador fabricado pela Ageon. Assim, não podemos lhe ajudar com a programação do mesmo.
    De qualquer forma agradecemos seu contato.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Fabiano disse:

    É só regular o deslocamento de indicação ,ele ajusta os possíveis erros de leitura.

    Ruan disse:

    Olá, o controlador G103 color pode ser usado na viragem de ovos? Se sim, como configurar?

    Bom dia, Ruan

    Os controladores de temperatura G103 possuem funções de temporização que podem ser configuradas para viragem dos ovos em chocadeiras.
    Você determina a duração de cada viragem e o intervalo entre as viragens, realizando a viragem dos ovos por dez segundos a cada duas horas, por exemplo.

    Caso possua alguma dúvida, nosso departamento técnico está à disposição para ajudá-lo através do telefone (48) 3028-8878.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.