Tipos de Degelo – Natural, Elétrico e por Gás Quente

28/09/2016 - Refrigeração

Tipos de Degelo - Natural, Elétrico ou por Gás Quente

A formação de gelo é algo natural em sistemas de refrigeração. Devido à alteração de temperatura e pressão, a umidade do ambiente condensa formando uma camada de gelo. O gelo funciona como um isolante térmico e prejudica a eficiência do sistema. É por este motivo que existe degelo em sistemas de refrigeração.

O degelo é responsável por reverter o processo de condensação, impedindo o comprometimento do sistema pelo excesso de gelo. Dessa forma o sistema de refrigeração volta a trabalhar em máxima eficiência até que a condensação volte a ocorrer.

 

Tipos de Degelo mais comuns

Os tipos de degelo mais comuns na refrigeração comercial e industrial são: natural, elétrico ou por gás quente.

O degelo natural costuma ser utilizado em situações onde a temperatura deve ser mantida acima de 0°C. Alguns exemplos são expositores de bebidas, balcões de resfriados, entre outros. Nesses casos o compressor é desativado por um tempo definido para que a condensação se desfaça. A camada de gelo derrete naturalmente quando o compressor está desligado, sem o auxílio de nenhum sistema de aquecimento. Por esse motivo a maior vantagem deste sistema é a economia de energia. Em contrapartida, dependendo da situação o processo de degelo pode demorar, visto que a camada de gelo derrete de acordo com a temperatura ambiente.

O degelo elétrico costuma ser utilizado em situações onde a temperatura é mantida abaixo de 0°C. Podem ser utilizados em câmaras frigoríficas, balcões de congelados, entre outras aplicações. Consiste basicamente em uma resistência elétrica que é acionada periodicamente para derreter a camada de gelo que se forma nos evaporadores. Com o acionamento da resistência elétrica, a duração do degelo é reduzida em comparação com o processo natural. A desvantagem em relação ao método anterior fica por conta do consumo de energia, que se torna mais elevado.

Uma terceira opção muito utilizada em sistemas de refrigeração é o degelo por gás quente. São mais encontrados em aplicações como câmaras frigoríficas, em que a temperatura é mantida abaixo de 0°C. Nesses sistemas, a camada de gelo é derretida pelo vapor quente proveniente da descarga do compressor. Esse método reaproveita energia do sistema de refrigeração, resultando em um consumo de energia menor do que o degelo elétrico, ao mesmo tempo em que a duração do degelo costuma ser menor.

 

Controladores Ageon para Refrigeração

A Ageon possui diversos modelos de controladores de temperatura para refrigeração. Entre eles os controladores com gerenciamento de degelo natural, elétrico ou por gás quente.

Os controladores G102, H102 e K102 foram desenvolvidos especialmente para sistemas de refrigeração. Além do controle de temperatura, possuem gerenciamento de degelo natural por parada do compressor. Permite a realização de degelos periódicos em intervalos de tempo configuráveis.

Os controladores G106, K106 Web e SmartSet ONE S106  também foram desenvolvidos para sistemas de refrigeração, mas possuem gerenciamento de degelo elétrico ou por gás quente. Além do controle de temperatura, possuem uma saída para acionamento do degelo e outra saída para acionamento dos ventiladores. O modelo SmartSet ONE S106 também possui uma saída para iluminação e é mais indicado para instalação em câmaras frigoríficas.

Ainda existem opções de controladores que podem ser monitorados em tempo via internet. É o caso dos modelos G102 Web, K102 Web, G106 Web, K106 Web e SmartSet ONE S106 Web. Estes modelos possuem as mesmas características dos modelos apresentados acima, mas são compatíveis com o Sistema de Monitoramento ArcSys. Com o ArcSys é possível visualizar a temperatura dos controladores a partir de um dispositivo conectado a internet, como um celular, tablet ou computador. É possível também alterar parâmetros, gerar relatórios e até mesmo configurar alarmes por e-mail.

***

O que achou do nosso artigo?

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    André disse:

    Tenho 2 refrigeradores com o controlador G102 Color instalado. Ele veio com o tempo de degelo em 0. Qual o tempo de degelo e qual intervalo entre degelos vocês me recomendam ajustar para iniciar o teste. (Só para não perder muito tempo testando diferentes intervalos). Grato pela atenção.

    Olá André, como vai?
    Essa informação pode variar muito de acordo com cada refrigerador. O ideal é realmente realizar os testes observando como está a formação de gelo nos seus refrigeradores.
    Se desejar, você pode entrar em contato com nosso suporte técnico para receber ajuda sobre este procedimento. Basta ligar para o número (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.