Quando utilizar um Controlador de Temperatura com Duplo Estágio?

30/09/2020 - Aquecimento, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Refrigeração
Controlador de temperatura duplo estágio Ageon

Você conhece os controladores de duplo estágio? Esses aparelhos já foram tema de posts aqui no blog, onde explicamos o que são e qual o seu funcionamento. Em resumo, controladores com duplo estágio permitem o acionamento de duas cargas independentes, em diferentes pontos da escala de temperatura.

A compreensão destes aparelhos fica mais fácil com o exemplo abaixo:

Um fabricante de cerveja artesanal precisa manter o mosto a uma temperatura de 18°C durante a fermentação. No entanto, este fabricante mora em uma região onde a temperatura varia entre 12°C e 25°C em um único dia. Isso significa que em alguns momentos do dia é preciso aquecer o mosto, enquanto em outros momentos é preciso resfriá-lo. Por esse motivo o fabricante irá utilizar uma geladeira onde o mosto será armazenado para a fermentação. Dentro desta geladeira haverá também uma lâmpada. Assim, o compressor da geladeira fará o resfriamento do mosto, e a lâmpada será responsável pelo aquecimento.

Para controlar a geladeira e a lâmpada do exemplo acima, são necessários controladores de temperatura. Existem diversos modelos no mercado, com diferentes configurações. As soluções mais comuns são as seguintes:

1 – Utilizar um controlador com saída NA/NF

Controlador Duplo Estágio - 01

É comum que, visando o baixo custo a curto prazo, muitas pessoas optem por realizar este tipo de controle utilizando um controlador com saída NA/NF. Estes controladores possuem uma única saída que pode assumir dois estados: normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF). Uma saída é ligada à geladeira, para resfriamento do mosto, e a outra é ligada à lâmpada, para o aquecimento. Uma destas duas saídas sempre estará acionada. Isso gera três problemas principais:

  • Em primeiro lugar, a temperatura nunca irá se estabilizar, pois quando a geladeira desliga, a lâmpada é acionada imediatamente.
  • O segundo problema é o consumo excessivo de energia elétrica, já que sempre haverá um equipamento ligado.
  • O terceiro problema, decorrente dos dois anteriores, é o desgaste excessivo do equipamento. Sua consequência é a redução da vida útil, tanto da geladeira quanto da lâmpada.


2 – Utilizar dois controladores simples

Controlador Duplo Estágio - 02.gif

É possível utilizar também dois controladores simples para fazer o controle da temperatura no exemplo acima. Um dos controladores seria ligado à geladeira, acionando o compressor quando a temperatura do mosto estiver acima dos 18,3°C, por exemplo. O outro controlador seria ligado à lâmpada, que seria acionada quando a temperatura estiver abaixo dos 17,7°C, por exemplo. Como são dois controladores independentes, a estabilidade da temperatura não seria prejudicada, já que os equipamentos só seriam acionados quando necessário. O consumo de energia também não seria tão elevando quanto no caso anterior, já que haveria momentos em que tanto a geladeira quanto a lâmpada estariam desligadas. O problema desta solução é um custo inicial alto, já que é preciso adquirir dois controladores de temperatura.

3 – Utilizar um Controlador de Temperatura com Duplo Estágio

Controlador Duplo Estágio - 03

A solução ideal para casos como o exemplo acima é a utilização de controladores com duplo estágio. Estes aparelhos (como o modelo Linha Black A103 da Ageon) possuem um sensor e duas saídas independentes. Cada uma das saídas pode possuir diferentes configurações de SetPoint (temperatura de controle) e pode funcionar nos modos de aquecimento ou refrigeração. No exemplo, um controlador duplo estágio teria uma saída ligada à geladeira, configurada para refrigeração. A outra saída seria ligada à lâmpada, configurada para aquecimento. Dessa forma, o controlador manteria a temperatura ideal, acionando os equipamentos apenas quando necessário, porém com um custo menor do que a aquisição de dois controladores simples. Além de controlar a temperatura de forma eficaz, um controlador duplo estágio possui ótimo custo-benefício para a aplicação, já que também evita o desgaste excessivo dos equipamentos.



Sobre o controlador duplo estágio Linha Black A103

Controlador de temperatura A103 da Ageon

Se você procura um controlador de temperatura versátil, o modelo Linha Black A103 é a solução ideal. Pode ser utilizado tanto como como um controlador duplo estágio como controlador duplo, ou seja, o funcionamento de dois controladores em um só aparelho. Acesse o site da Ageon e conheça todos os recursos deste controlador.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Roberto disse:

    Como configurar série G105?

    Olá Roberto, como vai?
    A configuração do controlador Série G105 é simples. Recomendamos que você entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Assim nossa equipe poderá lhe auxiliar a ajustar os parâmetros de acordo com a sua necessidade.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.