Qual o melhor controlador de temperatura para chocadeiras?

15/07/2020 - Chocadeiras

Se você possui ou trabalha com chocadeiras automáticas, você sabe que a temperatura é um fator determinante para a eficiência do equipamento. Por isso, escolher o controlador correto é essencial para que seu produto atenda as expectativas e necessidades dos seus clientes. Nesse post vamos mostrar como escolher o melhor controlador de temperatura para chocadeiras e deixar seu produto ainda melhor.


O que um controlador de temperatura para chocadeiras precisa?

Em primeiro lugar é preciso definir o que você precisa que o controlador faça. De modo geral, as chocadeiras possuem um sistema de aquecimento, ventiladores e motor de viragem. Em alguns casos as chocadeiras possuem recursos adicionais, como controle de umidade e ovoscópio, por exemplo.

Antes de seguir adiante, é importante listar quais recursos o controlador de temperatura deve gerenciar. O ponto principal é logicamente o controle de temperatura. Existem controladores on-off e controladores PID, que controlam a temperatura de forma diferente. Também existem controladores com funções de temporização, ou seja, que acionam o motor de viragem de tempos em tempos. Em alguns casos os controladores ainda são utilizados para controlar a umidade da chocadeira. Se você já sabe o que o controlador deve acionar, é hora de escolher o melhor modelo para sua chocadeira.

Outros recursos, como os ventiladores ou o ovoscópio, não costumam ser acionados pelo controlador. Na maioria dos casos esses dispositivos são ligados diretamente à rede elétrica.


Controle de temperatura on-off e motor de viragem

Grande parte dos controladores de temperatura para chocadeiras são controladores on-off. Você pode ver mais sobre este assunto neste post, mas em resumo esses controladores possuem relés que ligam a resistência quando a temperatura está abaixo de um valor definido (histerese) e desligam quando a temperatura ultrapassa outro valor definido (setpoint). A grande vantagem desse tipo de controle é a praticidade. No entanto, este tipo de controlador possui pouca estabilidade térmica, já que em controladores on-off a temperatura sempre oscila entre o setpoint e a histerese. Quanto menor a diferença entre essas duas temperaturas, menor a vida útil do aparelho.

Além do controle de temperatura esses controladores também possuem uma saída temporizada que costuma ser utilizada para acionamento do motor de viragem dos ovos. Essa saída é configurada para acionar o motor por alguns segundos e permanecer desligada por alguns minutos. O tempo de viragem pode variar de acordo com o projeto da chocadeira.

Controlador de Temperatura Linha Black A103 para Chocadeiras

Um modelo de controlador on-off de temperatura com saída para viragem dos ovos é o Linha Black A103, por exemplo.

Controle PID de temperatura e motor de viragem

Além dos controladores on-off apresentados anteriormente estão os modelos com controle PID de temperatura. Em resumo, o controle PID garante mais precisão e estabilidade térmica. Estes controladores acionam a resistência elétrica de forma proporcional e por isso a variação de temperatura é muito menor, aumentando a eficiência da chocadeira.

Controlador de Temperatura Linha Black A103 PID para Chocadeiras

O modelo Linha Black A103 PID, por exemplo, possui controle PID de temperatura. Além disso, possui uma saída para acionamento do motor de viragem dos ovos de forma automática. Com o parâmetro de ajuste automático, o controlador A103 PID permite configurar automaticamente o controle PID para cada chocadeira específica, de acordo com seu tamanho, potência da resistência, entre outras variáveis. Praticidade e precisão para elevar a taxa de eclosão.

Controle de umidade, controle PID de temperatura e motor de viragem

Em chocadeiras mais completas existe outra variável além da temperatura e da viragem dos ovos: a umidade. É por isso que existem controladores para chocadeiras com função de controle de umidade do ar, evitando que as cascas dos ovos se ressequem e facilitando a eclosão.

O controle de umidade na chocadeira costuma ser realizado através de uma resistência submersa em água na parte inferior da chocadeira. Dessa forma é possível definir um valor ideal de umidade, que será atingido através da evaporação causada pela resistência submersa na água.

Controlador de Temperatura K103 PID U para Chocadeiras

Um exemplo de controlador que possui controle PID de temperatura, acionamento do motor de viragem e controle de umidade é o modelo K103 PID U. Este modelo é ideal para chocadeiras completas, pois une toda a estabilidade do controle PID de temperatura, a praticidade da viragem automática e a eficiência do controle de umidade. Dessa forma é possível atingir o máximo de rendimento na chocadeira e aumentar a qualidade do produto como um todo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Qual o melhor controlador de temperatura para chocadeiras?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.