Ligando dois motores em um Inversor de Frequência

28/03/2018 - Automação

Ligando dois motores em um Inversor de Frequência

Existe uma dúvida recorrente de quem precisa controlar a velocidade de motores trifásicos. Muitos clientes nos questionam sobre a possibilidade de acionar dois motores com um único inversor de frequência. Será que isso é realmente possível? A resposta é sim, mas com ressalvas. Neste post você irá descobrir a forma correta de realizar este tipo de instalação.

Sobre o Inversor de Frequência

Os inversores de frequência são dispositivos capazes de controlar a velocidade de motores trifásicos. Se você não conhece inversores de frequência, temos um post com tudo o que você precisa saber sobre estes aparelhos.

Em primeiro lugar, é importante citarmos que as informações citadas neste post são referentes aos inversores de frequência Ageon. Além disso, é necessário identificar algumas informações do inversor de frequência, como a corrente nominal, por exemplo.

Sobre os Motores

Antes de prosseguir, certifique-se que os dois motores possuem a mesma potência e número de polos. Caso os motores sejam diferentes, o acionamento com um único inversor não permitirá o controle correto da velocidade. Também é necessário identificar o pico de corrente utilizada pelos motores junto ao fabricante.

Como ligar dois motores ou mais a um Inversor de Frequência?

Para ligar os dois motores ou mais a um único inversor é necessário tomar algumas precauções. Listamos abaixo os principais cuidados para que você possa realizar esta ação com segurança e eficiência:

  • A corrente nominal do inversor deve ser pelo menos 25% maior do que à soma das correntes dos motores.
  • Cada motor deve possuir sua própria proteção térmica (um relé térmico, por exemplo).
  • É recomendável que os motores fiquem próximos do inversor de frequência.
  • Os dois motores devem ser iguais.
  • E de que os dois motores tenham a mesma variação e no mesmo momento.

Enquanto estas práticas forem seguidas, os motores podem ser acionados pelo inversor simultaneamente. Ambos os motores devem trabalhar sincronizados de acordo com os comandos enviados pelo inversor de frequência.

Quais as desvantagens deste método?

Apesar de ser possível acionar mais de um motor por inversor de frequência, é importante ressaltar que este método possui algumas desvantagens em relação à utilização de um motor por inversor.

No quesito proteção, por exemplo, o sistema se torna menos seguro. Isso ocorre porque cada inversor possui uma proteção de sobrecorrente, que desativa o aparelho caso a corrente ultrapasse determinado valor. Quando um inversor é ligado a dois motores a proteção de sobrecorrente só é acionada quando a soma das correntes de ambos fica acima do valor configurado. Caso apenas um dos motores apresente sobrecorrente, mas a soma das correntes continue abaixo do limite estabelecido, poderão ocorrer danos ao equipamento.

Outra desvantagem deste método é em relação ao funcionamento do equipamento em caso de falhas nos motores. Caso um dos motores venha a falhar, o equipamento inteiro ficará ocioso, pois o inversor de frequência não irá acionar apenas o motor restante.

A Ageon recomenda que a instalação dos seus produtos seja realizada por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

O que você achou deste post? Você liga mais de um motor a cada inversor de frequência?

Deixe seu comentário abaixo:

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    olá, gostaria de saber se tem como usar dois motores em um mesmo inversor, só que eles nunca serão acionados ao mesmo tempo, sempre um de cada vez.
    já fiz isso utilizando contatores, porém se um inversor tiver duas saídas seria bem mais fácil.
    os motores tem potências diferentes mas nesse caso o inversor seria dimensionado de acordo com o motor mais potente. sei que tem como parametrizar separadamente o motor um e o motor dois, porém o que preciso são saídas individuais para cada motor.

    Amanda Maestri disse:

    Bom dia! Tudo bem? Nossos inversores possuem saída para apenas um motor, nas conexões U, V e W. Porém, é possível conectar mais de um motor na saída, contanto que cada motor possua um disjuntor motor para proteção de corrente individual, além disso você pode elaborar um esquema para chavear esses motores separadamente.

    JOÃO AFONSO disse:

    olá preciso de um inversor para ligar dois motores de 15 cv em 380 volts, com o giro oposto Obs. Rotação invertida.

    Marketing Ageon disse:

    Olá, João
    Como vai?
    No momento não trabalhamos com inversores de 15CV em 380 V. Caso necessite um inversor de 0,5CV a 5CV, entre em contato conosco.

    Atenciosamente
    Equipe Ageon

    Ricardo disse:

    Bom dia,
    É verdade que quando utilizado 02 ou mais motores na saída de um único inversor de frequência, é necessário que os comprimentos dos cabos precisam ser iguais entre o inversor e cada motor em paralelo, caso contrário pode perder o sincronismo perfeito das rotações entre os motores?
    Exemplo de aplicação seria uma ponte rolante onde as distancias entre os motores são de 20m.
    Eu preciso de uma precisão no sincronismo de ambos os motores.

    Bom dia, Ricardo

    Caso seja necessário “um perfeito sincronismo” é recomendado utilizar dois inversores, um para cada motor, onde a saída analógica do mestre faz o input de referencia de frequência pela entrada analógica do escravo e não utilizar dois motores em um mesmo inversor.
    No entanto, pode-se optar por usar dois motores desde que cada um tenha sua proteção individual. Como colocado na pergunta, os dois cabos com o mesmo comprimento é fundamental para que chegue a mesma tensão para ambos os motores.

    En caso de dúvidas sobre os inversores de frequência Ageon você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Adelmo clementino da silva disse:

    Minha pesquisa vem de uma necessidade de melhorar o desenpenho dos motores e consumo altissimo por ser partida direta.

    Alexander Alencastro disse:

    Boa noite , estragou a inversora da minha máquina , ela aciona dois motores de alta frequência , como posso saber qual inversora usar , pois a que tem na máquina não estou conseguindo no mercado

    OLá Alexandre, como vai?
    Temos um post no blog que fala justamente sobre como dimensionar um inversor de frequência para sua aplicação. Você pode acessá-lo aqui.
    Você também pode falar diretamente com nossa equipe de suporte técnico. Dessa forma podemos indicar qual inversor de frequência Ageon é o mais indicado para sua aplicação.

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    adelmo siqueira de oliveira disse:

    boa tarde eu consigo acionar o inversor de frequencia sem os motores estarem conectados?

    Olá Adelmo, como vai?
    Você pode sim ligar o inversor de frequência sem que o motor esteja conectado. Você pode inclusive parametrizá-lo mesmo sem o motor.
    Em caso de dúvidas, nosso suporte técnico está à disposição para ajudá-lo:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    dalcione parcianello disse:

    Pois então gente, no caso da proteção é só vcs instalarem um disjuntor motor para proteger o motor depois do inversor, e no para o inversor perceber que um motor falhou é só fazer uma ligação em série passando pelos contatos NF dos disjuntores, e programando ex a DI1 para habilita geral, DI2 para girá-para.

    Forte Abraço espero ter ajudado…

    Olá Dalcione, como vai?

    Sim, é possível utilizar um disjuntor motor para cada motor como função de proteção térmica, e um disjuntor motor na entrada do inversor, também como proteção térmica, inclusive do cabeamento de entrada, apesar do equipamento já possuir uma série de proteções internas.
    É possível utilizar o contato NF dos disjuntores para desabilitar o inversor, entretanto no inversores Ageon a terminologia é “liga/desliga” que seria o parâmetro P72=1 e o parâmetro “sentido de giro” P73=2.
    Vale ressaltar que o comando na entrada digital do inversor deve ser o P74=0 (retenção), se usar a função por pulso, não funcionará.
    Muito obrigado pela sua contribuição e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    José Roberto Buzeli disse:

    Explicação rápida e bem esclarecedora , tirou 100% das minhas dúvidas.
    Agradeço.

    Olá, José Roberto
    Como vai?
    Muito obrigado pelo seu comentário. Continue acompanhando nosso blog e sinta-se à vontade para sugerir assuntos para novos posts.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.