Inversor de Frequência para Climatizadores: Quais as Vantagens?

15/04/2021 - Automação, Climatizadores

Os climatizadores evaporativos são soluções eficientes para o bem-estar em ambientes como academias, indústrias, oficinas, entre outros. A quantidade de benefícios que esses aparelhos trazem é grande, impactando tanto no consumo de energia elétrica como na saúde das pessoas.

A maioria dos climatizadores evaporativos utiliza um inversor de frequência para controlar a velocidade do ventilador. Entretanto existem diferentes tipos de inversores de frequência e a maior parte deles é desenvolvida para processos de automação industrial. Apesar de funcionarem também nos climatizadores, estes inversores não se caracterizam como uma solução completa para esta aplicação. O mais indicado para esses aparelhos é a utilização de inversores de frequência dedicados, específicos para climatizadores evaporativos.

Quais as vantagens dos climatizadores evaporativos?

Os climatizadores vêm se tornando uma alternativa cada vez mais procurada quando se trata de bem-estar em ambientes. Diferente do aparelho de ar condicionado, os climatizadores evaporativos reduzem a temperatura através de um processo que envolve umidificação. Basicamente, o ar externo é captado e conduzido através de um painel umedecido, onde a evaporação da água diminui a temperatura do ar ao mesmo tempo em que aumenta seus níveis de umidade.

Quando se trata de espaços amplos a utilização de climatizadores evaporativos apresenta diversas vantagens. No setor industrial, onde sua aceitação é cada vez maior, os climatizadores são utilizados para garantir o bem-estar dos funcionários em seu ambiente de trabalho, sejam fábricas, oficinas, academias, entre outros locais.

Aparelhos de ar condicionado apresentam consumo de energia muito maior se comparados com climatizadores evaporativos. Além disso, esse último não utiliza nenhum tipo de gás refrigerante, sendo considerado ecológico devido ao seu processo natural de resfriamento do ar. A longo prazo, isso significa economia com energia elétrica e menor impacto ambiental.

As vantagens para a saúde também são um diferencial dos climatizadores evaporativos. Como não dependem de um ambiente fechado, esses aparelhos permitem a renovação total do ar e maior conforto mesmo com portas e janelas abertas. O aumento da umidade relativa do ar também evita o incômodo causado pelo ar seco, principalmente em pessoas com doenças respiratórias.

Vale lembrar que a função de um climatizador difere da função de um ar condicionado. Enquanto o primeiro resfria o ambiente através da umidificação e exige renovação de ar, o segundo possui um sistema de refrigeração com fluido refrigerante. Dessa forma, embora os climatizadores evaporativos resfriarem o ambiente, não é possível ter um controle de temperatura tão preciso e nem atingir temperaturas tão baixas quanto as alcançadas com aparelhos de ar condicionado.

Por que utilizar inversores específicos para climatizadores?

A primeira grande vantagem de utilizar inversores de frequência específicos para esta aplicação é a praticidade. Estes inversores possuem recursos que facilitam a configuração e utilização do climatizador.

Em relação à configuração, os inversores dedicados possuem apenas os parâmetros necessários para o funcionamento do climatizador, diferente dos inversores para automação industrial. Estes últimos possuem uma lista numerosa de parâmetros que são utilizados em outras aplicações, mas que são desnecessários para climatizadores. Isso torna a configuração muito mais fácil e rápida, reduzindo o tempo gasto por um técnico ou instalador.

No que diz respeito à utilização do climatizador, os inversores específicos para esta aplicação trazem uma série de benefícios. Muitos modelos possuem teclas de acesso facilitado a funções como Climatizar e Ventilar. Além disso, existem também modelos com controle remoto, que facilitam ainda mais a utilização do aparelho.

Além destas vantagens, os inversores dedicados ainda possuem funções específicas que não estão presentes em outros tipos de inversores de frequência. Alguns exemplos são a configuração de temporizações para a bomba d’água, a entrada para o sensor de nível, entre outros.

Inversores de frequência Ageon para climatizadores

A Ageon possui inversores de frequência desenvolvidos especificamente para climatizadores evaporativos: o IRX Pro.

Inversor de Frequência IRX Pro

Os inversores de frequência IRX Pro atendem motores de até 3 CV e permitem o controle da velocidade do ventilador de 0Hz a 90Hz. Seu módulo inversor é resistente a respingos d´água (IP53) e pode ser instalado no interior do climatizador. Os inversores de frequência IRX PRO podem ser controlados facilmente através do controle remoto ou através da IHM.

Possuem funções específicas para esta aplicação, como “Climatizar”, “Ventilar”, “Timer Cíclico” (para economia de energia), “Swing”, “Dreno” e “Exaustão”. Possuem 3 Relés de entrada para sensor de nível e diversos parâmetros de proteção, inclusive contra sobrecarga do motor. ( Você pode ver também dicas práticas de como instalar o inversor IRX Pro).

Se você é fabricante e utiliza inversores para climatizadores fale conosco e peça sua cotação clicando aqui.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Inversor de Frequência para Climatizadores: Quais as Vantagens?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.