Instalação do inversor de frequência IRX Pro em Climatizadores

08/08/2018 - Climatizadores

Instalação do inversor de frequência IRX Pro em Climatizadores

Climatizadores evaporativos utilizam inversores de frequência para controlar a velocidade do ventilador. Além disso, o inversor também pode realizar diversas outras funções, como falamos neste post. Hoje vamos dar dicas práticas de como instalar o inversor IRX Pro no climatizador de forma correta, evitando problemas decorrentes de superaquecimento ou umidade elevada.

1. Evitando superaquecimento e umidade elevada
2. Fixação do inversor IRX Pro em climatizadores
3. Posição do inversor no interior do climatizador
4. Ligação elétrica do inversor IRX Pro

 

1. Evitando superaquecimento e umidade elevada

O inversor de frequência é um equipamento eletrônico e, portanto, possui condições recomendadas de temperatura e umidade para funcionar corretamente. Os inversores IRX Pro foram desenvolvidos para trabalhar em temperaturas de 0°C a 50°C e umidade relativa entre 5% e 90%. Condições diferentes das apresentadas acima podem interferir no funcionamento do inversor, podendo causar a queima do aparelho, por exemplo.

Ao instalar o inversor de frequência IRX Pro em um climatizador, é importante levar em consideração estes fatores. A ventilação do próprio climatizador é responsável por dissipar o calor do inversor. Além disso, o módulo inversor da linha IRX Pro possui vedação que evita a entrada de umidade no interior do aparelho. Para garantir a proteção contra umidade, utilize os passa cabos que acompanham o produto.

 

2. Fixação do inversor IRX Pro em climatizadores

Primeiramente vamos falar sobre a fixação do módulo inversor dentro do climatizador. De acordo com o manual do produto, o módulo inversor da linha IRX Pro deve ser instalado no interior do climatizador. Isso ocorre para que a ventilação do climatizador dissipe o calor emitido pelo inversor de frequência. Nas imagens abaixo demonstramos como fixar o aparelho no climatizador, tanto nas laterais quanto no assoalho do equipamento. É importante fixar o aparelho utilizando todos os quatro parafusos fornecidos junto ao inversor. Também é importante que o módulo inversor seja fixado sempre na posição vertical, conforme citado no manual do aparelho.

Fixação do inversor IRX Pro em climatizadores

 

3. Posição do inversor no interior do climatizador

A posição do inversor de frequência no interior do climatizador influencia em seu funcionamento. Isso ocorre porque dentro do climatizador existem áreas com diferentes graus de temperatura e umidade. Na imagem abaixo destacamos os locais ideais para a instalação do módulo inversor da linha IRX Pro.

Local de instalação do inversor IRX Pro em climatizadores

As áreas em verde são as áreas indicadas para a instalação do inversor, ou seja, as áreas com melhores condições de temperatura e umidade. Essas áreas se localizam na área superior frontal do climatizador, pois recebem menos umidade proveniente do painel evaporativo. Além desse cuidado, é essencial que o inversor seja instalado a pelo menos 10cm do motor ou outros componentes que geram/dissipam calor. Como motores elétricos aquecem durante o funcionamento, esta distância é necessária para que estes equipamentos não interfiram no funcionamento do inversor.

 

4. Ligação elétrica do inversor IRX Pro

Após realizar a fixação do inversor, é a hora de fazer a ligação elétrica do aparelho. No vídeo abaixo é demonstrado como ligar o inversor IRX Pro à rede elétrica, e aos dispositivos acionados por ele, como o motor do ventilador e a bomba de circulação, por exemplo.

A Ageon recomenda que todos os seus produtos sejam instalados por profissionais qualificados. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

O que você achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Instalação do inversor de frequência IRX Pro em Climatizadores"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.