Conhecendo a IHM do inversor de frequência IRX Pro para Climatizador

30/05/2018 - Climatizadores

O inversor de frequência é responsável por comandar as principais funções de um climatizador evaporativo. A princípio, os inversores para climatizadores apenas controlavam a velocidade do ventilador. Posteriormente também permitiam o timer cíclico da bomba d’água. Atualmente um inversor de frequência para climatizadores possui diversas funções específicas para essa aplicação.

Todas essas funções podem ser acessadas facilmente nos inversores IRX Pro, tanto pelo controle remoto quanto pelas duas opções de IHM. Neste post vamos apresentar as IHMs (interface homem-máquina) dos inversores IRX Pro e suas funções.

 

Conhecendo a IHM do inversor IRX Pro

Em primeiro lugar vamos apresentar as duas opções de IHM dos inversores IRX Pro para climatizadores. Enquanto a IHM de sobrepor é mais utilizada para fixação distante dos climatizadores, a IHM de embutir geralmente é fixada diretamente na estrutura do climatizador.

Opções de IHM - Inversor de Frequência IRX Pro para Climatizador

Ambas as opções de IHM possuem as mesmas teclas e os mesmos recursos. A diferença se dá apenas pelo formato e pela forma de fixação.

 

Display e LED indicativo

Display IHM - Inversor de Frequência IRX Pro

Ambas as IHMs dos inversores IRX Pro possuem um display digital. Este display exibe informações sobre o funcionamento do inversor, como a frequência do motor (velocidade), sinalização de falhas, entre outras. Também possuem um LED indicativo de falta d’água que, quando ligado ao sensor de nível, alerta caso o nível de água no reservatório esteja muito baixo.

 

Teclas da IHM e funções do climatizador

As IHMs dos inversores IRX Pro possuem 10 teclas que são utilizadas para configuração tanto quanto para acionamento das funções do aparelho. Abaixo listamos cada uma das teclas e suas respectivas funções.

 

Tecla OnOff - Inversor IRX Pro para Climatizador

Tecla On/Off

A tecla On/Off é utilizada para ligar e desligar o equipamento. Também pode ser utilizada para avançar etapas, como por exemplo sair da etapa de limpeza para a secagem do painel evaporativo.

Tecla SET - Inversor IRX Pro para ClimatizadorTecla SET

A tecla SET é utilizada durante o processo de configuração do inversor de frequência IRX Pro. Através dela são ajustados os parâmetros do inversor.

Tecla Cima - Inversor IRX Pro para Climatizador

Tecla Cima

A tecla Cima é utilizada principalmente para aumentar a velocidade do ventilador durante o funcionamento do climatizador. No entanto, também é utilizada na configuração do climatizador.

Tecla Baixo - Inversor IRX Pro para Climatizador

Tecla Baixo

A tecla Baixo é utilizada para diminuir a velocidade do ventilador durante o funcionamento do climatizador. Mas da mesma forma que a tecla Cima, também auxilia na configuração dos parâmetros do climatizador.

Tecla Climatizar - Inversor IRX Pro para ClimatizadorTecla Climatizar

A tecla Climatizar aciona a bomba d’água do climatizador simultaneamente com o ventilador. Isso eleva a umidade do ambiente, diminuindo a temperatura. É importante salientar que, enquanto esta função estiver ativa, a bomba será acionada de acordo com a temporização definida.

Tecla Ventilar - Inversor IRX Pro para ClimatizadorTecla Ventilar

Quando a tecla Ventilar é acionada, a bomba d´água do climatizador é desativada. Dessa forma o ventilador fica em funcionamento apenas para a circulação do ar.

Tecla Swing - Inversor IRX Pro para ClimatizadorTecla Swing

A tecla Swing é utilizada para o acionamento automático das aletas do climatizador. Também é possível configurar esta função para o acionamento de uma lâmpada germicida.

Tecla Dreno - Inversor IRX Pro para ClimatizadorTecla Dreno

A tecla Dreno realiza o escoamento automático da água no reservatório. Geralmente esta função é utilizada durante a troca de água ou limpeza do climatizador.

Tecla Exaustão - Inversor IRX Pro para Climatizador

Tecla Exaustão

A tecla Exaustão é utilizada para a inversão do sentido de giro do motor, ou seja, o climatizador retira o ar do ambiente interno para o ambiente externo. Essa função é utilizada para a limpeza do aparelho, mas também para casos específicos, como em caso de incêndios.

Tecla Timer

A tecla Timer é utilizada para o desligamento automático do climatizador. Ao pressionar a tecla, é possível programar o climatizador para desligar dentro de um período definido, de 1 a 24 horas.

 

***

Este post esclareceu suas dúvidas sobre os inversores de frequência IRX Pro? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Conhecendo a IHM do inversor de frequência IRX Pro para Climatizador"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.