O que é e quando utilizar um Poço Termométrico?

02/02/2016 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração

O QUE É E QUANDO UTILIZAR UM POÇO TERMOMÉTRICO?

O controle da temperatura de líquidos é utilizado em várias situações. Seja em sistemas de aquecimento solar ou na fabricação de cerveja artesanal, existem casos onde a temperatura de um líquido deve permanecer em uma faixa de temperatura específica. Para essas situações é recomendada a utilização de um poço termométrico.

 

O que é um Poço Termométrico?

Um poço termométrico é um instrumento metálico fechado, no qual o sensor de temperatura deve ser inserido. Sua principal função é evitar que o sensor entre em contato direto com o líquido.

Poço Termométrico

Existem poços termométricos de diversos tipos. Cada tipo de sensor de temperatura deve ser utilizado em um poço termométrico diferente, de forma que a leitura de temperatura seja rápida e precisa.

 

Quando utilizar um poço termométrico?

Utilizar um poço termométrico é indicado para diversas situações. Vamos usar como exemplo a fabricação de cerveja artesanal.

No caso de fabricação de cervejas artesanais a temperatura do mosto (líquido que dará origem à cerveja) deve ficar em uma faixa específica. Assim, não é a temperatura do ambiente que deve ser controlada, mas a temperatura do líquido em si.

Muitos fabricantes fixam o sensor de temperatura no lado externo do recipiente do mosto. Isso evita a contaminação do líquido pelo contato direto com o sensor, mas dificulta a leitura de temperatura, já que muitas vezes esse recipiente não é feito de um material com boa condução térmica. Como resultado, a leitura de temperatura perde precisão e apresenta um atraso em relação à temperatura real do mosto.

Em situações como a do exemplo acima é indicado utilizar um poço termométrico para realizar o controle de temperatura de forma mais eficiente. Além de também evitar a contaminação do líquido, os poços termométricos são fabricados em materiais metálicos, ou seja, são bons condutores térmicos. Dessa forma a leitura de temperatura é muito mais rápida, garantindo que a temperatura identificada pelo termostato seja a temperatura real do mosto.

No caso de sistemas de aquecimento solar a utilização de um poço termométrico está diretamente associada à proteção do sensor. Sensores de temperatura metálicos podem sofrer danos quando entram em contato direto com a água. A oxidação do sensor faz com que o termostato não funcione corretamente, prejudicando todo o sistema.

Existem casos onde o poço termométrico não é necessário para controlar a temperatura de líquidos. Alguns modelos de termostatos a Ageon utilizam um sensor com encapsulamento em TPE (elastômero termoplástico). Essa característica permite que o sensor possa ser inserido diretamente no líquido (entre -50°C a 100°C) sem que haja o risco de contaminação, mesmo na indústria alimentícia. Entretanto, recomenda-se a utilização de um poço termométrico mesmo nesses casos, já que qualquer dano sofrido pelo sensor durante o transporte ou instalação pode permitir a infiltração do líquido e oxidação do sensor.

 ***

Você utiliza termostatos para controlar a temperatura de líquidos? Já utilizou um poço termométrico?

Deixe sua dúvida, comentário ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "O que é e quando utilizar um Poço Termométrico?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.