Termostatos para Geladeiras de Cerveja Artesanal

26/11/2015 - Cerveja Artesanal, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Controlador de Temperatura para Geladeiras de Cerveja

A produção de cerveja artesanal vem ganhando força nos últimos anos no Brasil. O número de entusiastas cervejeiros cresce e novos produtos, equipamentos e insumos são lançados a todo momento para atender esse mercado que está em expansão.

Uma questão extremamente importante na produção de cerveja é o controle de temperatura, onde geralmente são utilizados termostatos digitais. Esse assunto gera muitas dúvidas entre os cervejeiros iniciantes e interfere significativamente no resultado da cerveja.

 

Termostatos em Geladeiras de Cerveja

A utilização de geladeiras controladas por termostatos digitais é muito comum na fabricação de cerveja. Os termostatos mecânicos que acompanham as geladeiras não realizam um controle preciso de temperatura e essa variação térmica pode comprometer algumas etapas, principalmente no processo de fermentação,  interferindo no sabor e na estabilidade do produto final.

Os termostatos digitais, entretanto, garantem maior estabilidade durante a fermentação, mantendo a temperatura em uma faixa específica dependendo da levedura utilizada. Isso eleva a qualidade do resultado final, gerando uma cerveja com sabor mais limpo.

Outra vantagem dos termostatos digitais em geladeiras de cerveja é a versatilidade, já que a quantidade de modelos disponíveis é grande. Os modelos de duplo estágio, por exemplo, são ideais para regiões com grande variação térmica, pois podem acionar o compressor da geladeira quando a temperatura estiver acima da ideal e também podem acionar uma fonte de calor (lâmpada ou resistência elétrica) quando a temperatura estiver muito baixa.

A configuração dos termostatos digitais para a produção de cerveja costuma gerar algumas dúvidas que podem ser facilmente sanadas. Os principais parâmetros de um termostato para essa finalidade são o setpoint e a histerese. A configuração desses parâmetros pode ser vista no post Configurando um termostato – Parâmetros Básicos e no vídeo Treinamento Técnico – Série G101.

Guia Prático - Controladores de Temperatura Série G101

Apesar de não ser item obrigatório para uma boa cerveja, termostatos digitais podem contribuir muito para alcançar melhores resultados. Eles permitem maior controle do processo e ajudam a manter o mesmo sabor da cerveja em todos os lotes.

***

Você fabrica ou conhece algum fabricante de cerveja artesanal? Utiliza termostatos digitais na sua geladeira de cerveja?

Deixe sua resposta abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Ricardo disse:

    Eu venho gostando cada vez mais de cervejas artesanais, sempre busco me informar sobre o assunto, e o seu artigo realmente é muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.