Aquecimento Solar: Tudo sobre controladores diferenciais de temperatura

07/04/2021 - Aquecimento Solar
Controladores Ageon para aquecimento solar

Os controladores de temperatura utilizados em sistemas de aquecimento solar se diferenciam dos demais controladores do mercado. Eles possuem diversas particularidades, desde a lógica de funcionamento até a função de suas saídas a relé. Neste post vamos esclarecer essas particularidades e apresentar todos os detalhes dos controladores diferenciais para aquecimento solar.

O que é um controlador diferencial de temperatura?

Apesar de possuírem uma lógica diferente dos controladores comuns, o funcionamento de um controlador diferencial de temperatura é simples. Para esclarecer seu funcionamento, vamos usar como exemplo um sistema de aquecimento solar para banho.

Um sistema de aquecimento solar para banho é composto de basicamente de coletores, reservatório e bomba de circulação. A água gelada chega aos coletores, onde é aquecida. Em seguida a água quente deve ser enviada ao reservatório, por meio de uma bomba. É a partir do reservatório que a água quente fica disponível para utilização em chuveiros e torneiras, por exemplo.

Em um sistema como este, um controlador diferencial de temperatura é utilizado para acionar a bomba automaticamente. Este tipo de controlador possui pelo menos dois sensores. Um sensor é fixado nos coletores, enquanto o outro fica no reservatório ou piscina. É preciso ajustar uma diferença de temperatura (diferencial) a partir da qual a bomba será acionada pelo controlador. Supondo que o diferencial seja ajustado para 4°C, sempre que a temperatura dos coletores estiver 4°C acima da temperatura do reservatório, a bomba será acionada pelo controlador.

Existem alguns modelos de controladores diferenciais de temperatura que, além da bomba, acionam também um apoio. O apoio serve para aquecer a água do reservatório em dias frios ou com menor incidência de luz solar.

Principais funções do controlador diferencial de temperatura

O controle de temperatura em sistemas de aquecimento solar costuma ser realizado de forma diferente de outras aplicações. Os controladores diferenciais de temperatura, ou CDT, possuem algumas funções extras para o funcionamento desse tipo de aplicação. Entre as principais estão:

Apoio

Em alguns sistemas de aquecimento solar existe a necessidade de utilizar apoios. Os apoios servem para aquecer a água nos casos em que a incidência de Sol não é suficiente para manter a água na temperatura desejada. Geralmente o apoio pode ser uma resistência elétrica, um aquecedor a gás ou um trocador de calor. Existem ainda situações em que são utilizados dois ou mais apoios simultâneos, na maioria das vezes em aplicações com grande volume de água, como hotéis e pousadas. Os controladores com função de apoio possuem uma saída a relé que é acionada sempre que a temperatura da água em determinado ponto esteja abaixo de um valor predefinido.

Agenda de Eventos

Os usuários de sistemas de aquecimento solar também podem utilizar a agenda de eventos, recurso presente em alguns controladores. A agenda de eventos permite o agendamento de tarefas automaticamente em determinados dias e horários. Assim, é possível desativar o sistema aos finais de semana, ou ligar o apoio todos dias às 18:00h, por exemplo. Os controladores com este recurso possuem relógio em tempo real, permitindo o ajuste de horários para a realização de tarefas.

Filtragem

Alguns modelos de controladores de temperatura para aquecimento solar também possuem saída para filtragem. Geralmente esses modelos também possuem agenda de eventos, permitindo a filtragem automática em determinados horários do dia. Os controladores com esta função possuem, na maioria dos casos, uma saída a relé que pode ser utilizada para apoio ou para a filtragem.

Modelos de Controladores Diferenciais de Temperatura da Ageon

A Ageon possui diversos modelos de controladores diferenciais de temperatura. Entre eles destacam-se:

  • Os controladores Linha Black A108, que possui 6 teclas que facilitam sua configuração e utilização, sem contar o design sofisticado e moderno.
  • Os controladores H108 Color e H108 Web, com formato diferenciado e sistema multifixação;
  • Os controladores SolarTouch SL1, SolarTouch SL2 e SolarTouch SL3, com interface touchscreen e opções com agenda de eventos e até 3 apoios simultâneos;
  • Os controladores AutomaSol TDI, que podem acionar diretamente bombas de até 2HP e possuem formato compacto com fixação por sobrepor.

Cada um dos modelos citados possui características particulares, que podem ser utilizadas em uma série de sistemas de aquecimento solar para banho ou piscinas.

Você instala ou revende produtos para aquecimento solar?

Saiba mais sobre os controladores diferenciais da Ageon clicando aqui

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Oração disse:

    Ola. Obrigado.Excelente artigo.

    Francisco Fernando A de Aquino disse:

    Que controlador devo usar para que a água de um boiler ao baixar para temperatura de 40 graus Celcius possa acionar um aquecimento elétrico e elevar a temperatura até 50 graus e se desligue voltando a se ligar quando novamente baixar aos 40 graus celcius? E assim sucessivamente?

    Olá Francisco, como vai?
    Um produto que pode ser utilizado para esta aplicação é o AutomaSol TDA. Ele permite o controle automático da bomba e também a configuração de um apoio elétrico, por exemplo.
    Caso deseja mais informações, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.