5 vantagens de utilizar inversores de frequência

23/06/2015 - Automação, Climatizadores, Fitness
Vantagens de utilizar inversores de frequência

Motores elétricos são utilizados em uma série de aplicações e muitas vezes há a necessidade de controlar sua velocidade. Existem algumas maneiras de realizar esse controle, sendo que a mais viável delas é a utilização de inversores de frequência. Esses dispositivos permitem a variação da velocidade do motor por um custo baixo, trazendo uma série de vantagens para o sistema. Confira na lista abaixo algumas delas:

1 – Evita acionamentos bruscos

O acionamento de um motor através de um inversor de frequência permite a configuração de uma rampa de aceleração, evitando partidas bruscas que possam danificar componentes do sistema como correias, correntes ou até mesmo o produto manufaturado na máquina. Além disso, há normas que não permitem a partida direta de motor dependendo da potência, pois pode gerar uma oscilação na rede elétrica.

2 – Aumento da vida útil do sistema

Inversores de frequência aumentam a vida útil dos motores elétricos e do sistema como um todo por diversos motivos. Além da já citada rampa de aceleração que evita acionamentos bruscos, existem várias funções de proteção, como por exemplo em caso de picos na rede elétrica e controle de corrente. Além de ser prático, os inversores de frequência são a melhor solução para  controlar a velocidade de motores de indução.

3 – Baixo custo de manutenção

A manutenção de inversores de frequência é muito simples e barata. Possuir instalações elétricas adequadas e manter a manutenção preventiva em dia permite que o inversor de frequência e motor funcionem por muito mais tempo.

4 – Automatização de processos

Inversores de frequência possuem diversos modos de comunicação como entradas analógicas e Modbus, possibilitando gerar uma automatização de processos com outros dispositivos como CLPs, sistemas supervisórios, entre outros. Portanto, mais do que controlar a velocidade de motores, inversores de frequência possibilitam a programação de eventos automáticos com base em medições externas como temperatura, pressão ou outras grandezas que precisam ser monitoradas. Lembrando que a Ageon possui diversas linhas de inversores próprias para cada setor da indústria, como: máquinas industriais, fitness, climatizadores evaporativos, entre outros.

5 – Economia de energia

A utilização de inversores de frequência pode reduzir o consumo de energia elétrica em algumas situações. Em comparação com a utilização de válvulas ou redutores mecânicos, por exemplo, o inversor de frequência pode ser vantajoso do ponto de vista energético. Isso acontece porque alguns métodos de redução mantêm o motor em rotação máxima, enquanto os inversores controlam a velocidade do motor diretamente de forma eletrônica. É importante ressaltar que a economia de energia não ocorre em todas as situações, mas sim em casos específicos e que diversas variáveis estão envolvidas para determinar se haverá ou não economia de energia.

Bônus  – Dúvidas sobre os inversores de frequência

Em primeiro lugar, verifique se você possui um inversor de frequência Ageon. Se a resposta for sim, basta entrar em contato com nosso suporte técnico para receber o auxílio de nossa equipe. Ajudaremos a identificar e resolver o seu problema.

Caso seu inversor não seja Ageon, esta é a hora de nos conhecer. A Ageon possui diversas linhas de inversores de frequência, cada uma com suas características próprias. A linha AG Drive é composta por inversores que trazem praticidade e versatilidade para a automação, possuindo modelos com recursos mais avançados e comunicação Modbus RTU. Já a linha IEX70 Pro é destinada exclusivamente às esteiras ergométricas profissionais e sua configuração é extremamente fácil. Ainda há a linha a IRX Pro, projetada principalmente para climatizadores evaporativos e com funções específicas para esta aplicação, além de controle remoto para fácil utilização.

Você já conhecia estas vantagens de utilizar inversores de frequência? Faz uso desse produto ou de alguma outra forma de controle de velocidade dos motores?

Saiba mais sobre os inversores de frequência da Ageon.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Jordana disse:

    Muito bom o artigo! Bem explicado, top.

    Gustavo Vieira disse:

    Bom dia Jordana,
    Que bom que você gostou de nosso artigo, ficamos muito felizes em poder ajudar a entender mais sobre inversores de frequência. Qualquer dúvida que surgir você pode entrar em contato conosco por aqui ou com nosso suporte técnico nos canais:
    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp

    Jordana disse:

    Ótimo!!

    Daniel disse:

    Ótimo artigo, muito bem detalhado.

    Francisco Carlos disse:

    Bom artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.