Proteções de um Controlador de Temperatura para Aquecimento Solar

11/04/2018 - Aquecimento Solar, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Proteções de um Controlador de Temperatura para Aquecimento Solar

Os sistemas de aquecimento solar estão cada vez mais presentes em aplicações residenciais. Além da economia de energia, eles proporcionam conforto aos usuários aquecendo água para banho e utilização em torneiras, por exemplo. No entanto, a variação da temperatura da água pode danificar a tubulação ou causar incômodo aos usuários. Por isso os controladores de temperatura para aquecimento solar costumam contar com algumas proteções. Conheças as principais proteções que permitem que o sistema de aquecimento solar funcione de forma eficiente e segura.

 

Proteção contra Superaquecimento dos Coletores

A água no interior dos coletores pode atingir temperaturas muito elevadas. Caso a água excessivamente quente dos coletores chegue à tubulação, a mesma pode ser danificada, principalmente quando são utilizados canos de PVC. É por isso que os controladores para aquecimento solar da Ageon possuem uma proteção específica para essa situação. Trata-se da proteção contra superaquecimento dos coletores. Se a temperatura da água nos coletores ultrapassar o valor definido nesta proteção (parâmetro P1), a bomba permanecerá desativada.

 

Proteção contra Superaquecimento do Reservatório

Imagine que a temperatura da água no reservatório esteja em 50°C. Caso o usuário abra uma torneira, por exemplo, a água muito quente pode causar desconforto ou mesmo queimaduras. Para evitar esse tipo de problema, os controladores para aquecimento solar da Ageon possuem proteção contra o superaquecimento do reservatório. Dessa forma o usuário pode definir a temperatura máxima da água no reservatório (parâmetro P2). Assim, a bomba permanecerá desativada sempre que a água do reservatório estiver a uma temperatura igual ou superior ao valor ajustado.

 

Proteção anticongelamento dos coletores

Em algumas áreas do país, especialmente na Região Sul, a temperatura ambiente pode chegar a valores negativos em dias mais frios. Em casos como esse é muito provável que a água no interior dos coletores congele, podendo prejudicar todo o sistema e causando prejuízos, como o rompimento da tubulação. Por isso os controladores Ageon para aquecimento solar possuem proteção anticongelamento dos coletores. É possível definir uma temperatura mínima para a água dos coletores (parâmetro P0). Nas situações em que a temperatura fica abaixo deste valor, a bomba é acionada, evitando o congelamento e protegendo a integridade do sistema.

 

Controladores Ageon para Aquecimento Solar

Os controladores de temperatura da Ageon destinados para aquecimento solar possuem todas as proteções descritas acima. São diversos modelos com configuração fácil e diferentes opções de fixação. Visite nosso site e conheça as melhores soluções em controladores para aquecimento solar.

A Ageon recomenda que a configuração dos seus controladores seja realizada por um profissional capacitado. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

Este post foi útil? Então deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Proteções de um Controlador de Temperatura para Aquecimento Solar"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.