Configurando um Termostato – Aquecimento Solar

20/10/2015 - Aquecimento Solar, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Controlador Diferencial de Temperatura para Aquecimento Solar

Como já citamos nesse post, sistemas de aquecimento solar costumam utilizar termostatos digitais para gerenciar o acionamento de bombas de circulação e apoios. Entretanto, os termostatos destinados a esse tipo de aplicação funcionam de um modo diferente dos termostatos utilizados em outras aplicações.

A maioria dos termostatos digitais controla a temperatura com base em um setpoint, ou seja, sua função é manter a temperatura estável em um valor previamente configurado. Quando se trata de aquecimento solar a temperatura não assume um valor fixo e o controle se dá através da diferença de temperatura entre o coletor e o reservatório. Por esse motivo os controladores para aquecimento solar são chamados também de controladores diferenciais de temperatura ou CDT.

 

Configurando um Controlador Diferencial de Temperatura

Os parâmetros básicos dos controladores diferenciais da Ageon para aquecimento solar podem ser entendidos da seguinte forma:

• Diferencial para ligar a bomba. Diz respeito a diferença de temperatura necessária para acionar a bomba de circulação. Por exemplo, vamos considerar que esse parâmetro seja configurado em 5°C.

• Diferencial para desligar a bomba. Este parâmetro define a diferença de temperatura abaixo da qual a bomba será desligada. Continuando no exemplo anterior, vamos supor que esse parâmetro seja configurado para 2°C.

Imagine uma residência que utilize um sistema de aquecimento solar. Vamos imaginar que os parâmetros foram configurados conforme o exemplo acima.

No início da manhã a temperatura da água no coletor era de 23°C, enquanto a temperatura da água no reservatório era de 22°C. No decorrer do dia, com maior incidência do sol, a temperatura aumentou. Em dado momento a medição apontou 29°C na temperatura do coletor e 24°C no reservatório. Como o diferencial para ligar a bomba foi configurado para 5°C, a bomba será acionada (29°C – 24°C = 5°C). A bomba ficará acionada até que a circulação reduza a diferença de temperatura para menos de 2°C (valor do diferencial para ligar a bomba), por exemplo 27°C no coletor e 25ºC no reservatório. A bomba ficará desligada até que a diferença ultrapasse novamente 5°C.

É possível também configurar a temperatura de superaquecimento e anti-congelamento dos coletores. A Ageon possui modelos com até três apoios simultâneos, agenda de eventos e funções de proteção.

***

Você utiliza controladores diferencias de temperatura para aquecimento solar? Deixe sua dúvida, crítica ou sugestão sobre esse post nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    WILLIAM DOS SANTOS VIEIRA JÚNIOR disse:

    Gostaria de uma dica de qual seria a melhor configuração para um termostado (diferencial de calor) em épocas de frio.
    Seria melhor deixar uma diferença maior de temperatura para ligar e uma menor para desligar ou vice versa.??

    Olá William, tudo bem?
    Esse tipo de configuração pode variar de acordo com a instalação e com a região. Por isso recomendamos entrar em contato com instalador do seu sistema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Márcia Rosa disse:

    Bom dia, ainda não estou conseguindo entender uma coisa do meu controlador e o técnico não soube me explicar. Definimos a temperatura da piscina para 30 graus (SP no display). Definimos o diferencial para ligar para em 5 graus. Pela manhã tem funcionado automaticamente perfeitamente. Porém durante o dia o diferencial chega a estar em mais de 15 graus e não liga (T1 -piscina marcando 33 graus e T2 – placas marcando 48 graus). Isso tá certo?

    Olá Márcia, como vai?
    Para responder à sua pergunta é necessário identificar qual é o seu controlador.
    Você poderia nos informar qual o modelo do seu aparelho?
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Karine franco disse:

    Qual seria o local ideal da posição do termostato nas placas? Na saída de agua quente das placas para o reservatório?

    Olá, Karine
    Tudo bem?
    Temos um post que fala exatamente sobre a posição dos sensores em sistemas de aquecimento solar. Você pode acessá-lo através deste link.
    Caso você possua outra dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.