Como calibrar o sensor do controlador de temperatura

10/06/2020 - Como Configurar, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon
Como calibrar o sensor do controlador de temperatura

O que fazer quando o controlador de temperatura não apresenta a temperatura correta? A resposta é: calibrar o sensor do controlador. Neste post você verá porque essa divergência acontece e como resolver este problema.

Por que a temperatura está diferente?

Em primeiro lugar precisamos entender o motivo do problema. Para ilustrar a situação, imagine o seguinte cenário:

Você possui uma geladeira que deve ser mantida a 5°C e utiliza um termostato para realizar o controle da temperatura. Para verificar se o sistema está funcionando bem, você utiliza um termômetro aferido e percebe que na verdade a temperatura está estabilizada em 4,5°C.

Apesar de parecer um grande problema, na verdade essa situação é bastante comum. Existem diversas causas possíveis para haver esta diferença entre a temperatura mensurada por equipamentos diferentes. Uma das causas mais comuns é a utilização de sensores com cabos muito longos, por exemplo, cuja resistência do próprio cabo interfere na medição. Outras causas possíveis são o sensor danificado e também emendas mal realizadas. Por isso é importante se atentar às boas práticas ao realizar a emenda de um sensor de temperatura.

Como calibrar o sensor do termostato?

Agora que você já sabe as causas pelas quais ocorre a diferença de medição de temperatura, é hora de resolver este problema e calibrar o sensor de temperatura. Em resumo, a calibração do sensor permite adicionar ou subtrair um valor à temperatura medida de forma a anular a diferença identificada. Vamos voltar ao exemplo da geladeira anterior:

Caso a temperatura medida pelo controlador seja de -5°C e o termômetro apresente a temperatura de -4,5°C, a diferença é de 0,5°C. Ou seja, é necessário adicionar 0,5°C à temperatura medida pelo controlador para chegar ao valor correto.

Nos controladores da Ageon o procedimento indicado para calibrar o sensor envolve apenas três passos:

  1. Identifique a referência

    Selecione um instrumento de medição aferido para usar como referência de temperatura. Posicione o mesmo no local em que a temperatura deve ser medida, no mesmo local onde o sensor do controlador é fixado. É importante ressaltar que a posição do sensor não deve ficar próxima de fontes de calor ou outros dispositivos que interfiram no controle de temperatura, como é o caso de resistência elétricas ou ventiladores, por exemplo.

  2. Faça a comparação

    Após as temperaturas do termômetro e do controlador se estabilizarem, efetue a comparação entre as duas. No exemplo citado anteriormente o controlador está exibindo 5°C enquanto o termômetro marca 4,5°C.

  3. Calibre o sensor

    Verifique a diferença entre as temperaturas medidas. No exemplo a temperatura do controlador está 0,5°C acima da referência utilizada. O valor do parâmetro de calibração é somado à leitura do sensor. Assim, para calibrar o aparelho basta configurar o parâmetro de calibração para -0,5°C. Nos controladores de temperatura Ageon o parâmetro de calibração é o “r4” e permite a variação de até 20°C para mais ou para menos.

Realizando o procedimento descrito anteriormente seu controlador de temperatura irá aprensentar a temperatura correta no display. Recomendamos realizar a calibração do sensor de temperatura sempre que houver alguma alteração no sensor, como a substituição, alteração de posicionamento ou emenda dos cabos, por exemplo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Calibraçao de instrumentos disse:

    Exatamente o que eu procurava, obrigada!

    adilson lombardi de sa disse:

    Bom dia meu Ageon 101 quando aciona o rele manda corrente mais de repente parou de esquentar a resistência antes estava normal.

    Bom dia Adilson, como vai?
    Sua solicitação já foi encaminhada para o nosso suporte técnico. Em breve nossa equipe entrará em contato para ajudá-lo a identificar e resolver seu problema.
    Se preferir, você pode entrar em contato direto conosco pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Valdomiro Bento da Silva disse:

    Bom dia .
    quero programar o aparelho g 104 para tanque de leite, desligar com 3 graus e ligar com 4 graus , tempo para acionamento compressor 3 minutos , agitador 3 min trabalho e 17 minutos parado apos gelado . diferencial de temperatura -1,5 graus negativo.tem como enviar estas configurações , so nestas citadas que quero configurar.

    Olá, Valdomiro
    Verificamos que você também nos contatou através do nosso site. Nosso suporte técnico entrará em contato através do e-mail ou telefone informados em sua mensagem.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Camila Lima disse:

    Bom dia,
    Meu controlador é novo e está com o mesmo problema, a temperatura varia 10% para cima e as vzs 10% para baixo, e mesmo assim os dígitos ficam verde, como se a temperatura estivesse correta, ja mexi muito e não há um método de configuração para estabelecer uma faixa ideal de trabalho que eu queira. preciso resolver logo esse problema

    Olá Camila,

    A variação de temperatura descrita por você pode ocorrer por alguns motivos, como a configuração dos parâmetros ou posição do sensor.
    Recomendamos que você nos envie o modelo de controlador que você utiliza, seu número de telefone e endereço de e-mail. Dessa forma nossa equipe técnica pode entrar em contato com você e ajudá-la a configurar o aparelho, além de dar algumas dicas sobre sua utilização.
    Se você preferir entrar em contato direto com um de nossos engenheiros, ficaremos felizes em atendê-la pelo telefone (48) 3028-8878.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    dieter disse:

    estou com o mesmo problema o termostato da chocadeira não estabeliza nos 37,8 graus e fica variando ate 40 graus
    ja fiz todos procedimentos refiz os parametros e ainda assim não estabiliza.

    Olá Dieter,

    Sua solicitação foi enviada para nosso suporte técnico. Nossa equipe entrará em contato pelo e-mail informado e lhe ajudará a configurar corretamente o aparelho.
    Se preferir, você também pode falar diretamente conosco pelo telefone (48) 3028-8878, ou ainda pode nos enviar seu número de telefone para que possamos lhe telefonar.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Sharles Morais Oliveira disse:

    O termortato não estabeliza no 37,8 graus varia entre 39,4 até 40,0 graus refiz os procedimento mais não estabiliza o que devo fazer

    Olá Sharles, como vai?
    Recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico para que possamos identificar e resolver seu problema. Seguem nossos canais de atendimento.

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    tenho uma chocadeira que comprei a um mes, mas não consigo acertar os valores do painel, pois na parte interna do painel consta 37,8 que é o ideal para o chocadeira, mas no visor do painel es ta sempre marcando 39,0 ate 40,0 e não tenho o manual para instrução para controlar.

    Olá, José
    Tudo bem?

    Sua dúvida já foi encaminhada para o nosso suporte técnico. Em breve nossa equipe entrará em contato para auxiliá-lo na configuração do seu aparelho.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.