A alimentação de um motor trifásico de 6 terminais ou mais é configurável. Dependendo do número de terminais (também conhecidos como pontas ou bornes), o motor pode ser configurado para alimentação em tensão 220V ou 380V, por exemplo. Neste post vamos apresentar as diferentes ligações que um motor trifásico pode ter para alimentação em 220V, de acordo com seu número de terminais.
Configurando o motor trifásico para tensão 220V
Como citado anteriormente, os motores elétricos trifásicos podem ser alimentados com diferentes valores de tensão dependendo do seu número de terminais. Essa diversidade de configurações do motor não influencia na velocidade de rotação, mas influencia no torque. Quanto maior a tensão de alimentação, mais torque terá o motor. Já a velocidade de rotação do motor depende de outros fatores, como a frequência, por exemplo.
Entre os motores trifásicos mais comuns estão os motores de 6 terminais. Esses motores podem ser configurados para alimentação em 380V ou 220V. Na imagem abaixo é possível visualizar um exemplo de como alterar a ligação elétrica do motor de 380V (modo estrela) para 220V (modo triângulo).
Essa configuração da alimentação do motor trifásico é possível graças às diferentes formas de ligação das bobinas. Cada uma dessas ligações cria uma intensidade de campo magnético girante diferente durante o funcionamento do motor.
Caso seu motor apresente número de terminais diferente do citado neste post, recomendamos entrar em contato com o fabricante do motor para verificar como ligá-lo em 220V.
Velocidade de um motor trifásico
O controle da velocidade de um motor trifásico pode ser realizado de diversas formas. Entre as mais indicadas está a variação de frequência do motor, realizada através de um inversor de frequência.
A Ageon fabrica inversores de frequência para motores trifásicos de até 5CV. Os inversores de frequência Ageon possuem alimentação 220V (monofásica ou trifásica, de acordo com o modelo) e saída 220V. Os principais modelos de inversores Ageon são a Linha AG Drive, com formato compacto, e a Série YF, com IHM destacável e potenciômetro incorporado.
***
O que você achou deste post? Deixe seu cometário.