5 Dicas sobre Controle de Temperatura em Chocadeiras

13/10/2016 - Chocadeiras, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Controle de Temperatura em Chocadeiras

Controlar a temperatura das chocadeiras é essencial para obter uma boa taxa de eclosão. Dependendo da espécie, é necessário que os ovos fiquem a uma temperatura específica para que o embrião se desenvolva. Por esse motivo quase todas as chocadeiras presentes no mercado possuem um termostato. No post de hoje vamos dar algumas dicas sobre como controlar a temperatura de suas chocadeiras.

 

1 – Avalie a Chocadeira

Para obter bons resultados, antes de mais nada é necessário avaliar o projeto da chocadeira. Pode parecer que as chocadeiras são todas muito parecidas, mas não é verdade. É importante avaliar a posição dos ovos em relação à resistência, o isolamento térmico, os níveis de ventilação, entre outros. Essas variáveis podem interferir na taxa de eclosão dos ovos, na durabilidade da chocadeira e no consumo de energia, por exemplo.

 

2 – Entenda o Termostato

Esta é uma dica simples e básica, mas faz toda a diferença no controle de temperatura. Conhecer o termostato e saber configurá-lo corretamente é o primeiro passo para realizar um controle eficiente da temperatura na chocadeira. Busque as respostas para as suas dúvidas, seja no manual técnico do produto ou nos canais de contato do fabricante. Este post pode lhe ajudar.

 

3 – A Posição do Sensor é Essencial

Este é um detalhe que já citamos em outros posts, mas é sempre bom reforçarmos. Através da temperatura medida pelo sensor o termostato determina se é necessário acionar a resistência. Por esse motivo é muito importante posicionar corretamente o sensor. Evite fixá-lo próximo a resistências ou ventoinhas. Isso pode interferir na leitura prejudicar o funcionamento do termostato. O ideal é fixar o sensor o mais próximo possível dos ovos, garantindo que a temperatura medida seja a mesma em que os ovos se encontram.

 

4 – Teste a Chocadeira

Antes de iniciar a primeira chocagem é recomendado testar a chocadeira. Isso evita a perda dos ovos caso haja algum problema, seja por uma configuração incorreta ou falhas decorrentes do transporte. Quando são utilizados termostatos que possuem a função Auto Tune, a chocadeira deve estar vazia e permanecer fechada durante toda a configuração. Somente quando o ajuste automático termina é que a chocadeira está pronta para a primeira chocagem.

 

5 – Controle PID ou On-Off

Esse é um item que gera dúvidas, por isso fizemos um post exclusivo sobre este assunto. Em resumo, chocadeiras geralmente podem utilizar termostatos on-off ou termostatos PID. Termostatos on-off controlam a temperatura acionando ou desligando completamente a resistência, de acordo com a temperatura medida pelo sensor. Apesar de funcionarem em chocadeiras, não possuem grande precisão no controle ou estabilidade térmica. Já os termostatos PID controlam a temperatura acionando a resistência proporcionalmente à diferença entre a temperatura ideal e a temperatura medida pelo sensor. Assim, conforme a temperatura vai se aproximando do SetPoint ajustado, a potência da resistência vai sendo reduzida. Isso resulta em uma estabilidade térmica muito maior e mais precisão no controle de temperatura.

 

Bônus! Controladores Ageon para Chocadeiras

A Ageon possui diversos modelos de controladores de temperatura para chocadeiras e incubadoras.

Os modelos G103, H103 e K103 possuem uma saída a relé para controle de temperatura e uma segunda saída com funções de temporização. Isso permite que, além do controle de temperatura, esses produtos ainda controlem a viragem automática dos ovos em períodos de tempo configuráveis.

Já o modelo K103 PID possui controle PID de temperatura. Como falamos acima, isso resulta em muito mais precisão e estabilidade. Também possui uma saída com funções de temporização para viragem automática. Por esses e outros motivos o K103 PID é o controlador mais indicado para chocadeiras.

O modelo K103 PID U possui todas as características do modelo anterior, mas possui ainda uma saída para controle de umidade. Isso permite eficiência máxima na chocadeira, controlando temperatura, umidade e viragem dos ovos em um único aparelho.

Tudo sobre Controladores de Temperatura para Chocadeira

***

Gostou das nossas dicas sobre controle de temperatura em chocadeiras?

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Eribaldo Novaes Lima disse:

    Gostaria de saber se a temperatura para chocar ovos de galinha pode ser diferente a depender da chocadeira, tenho uma GP 50 e me disseram que a temperatura tem que ser 38,5 mas se fosse GP 100 seria de 37,6, se é possível qual seria o motivo? nesta mesma chocadeira o rolamento automático não interrompe, rola direto, dizem que tenho de trocar o Timer, procede?

    Marcos Mendonça disse:

    Boa tarde!
    Tenho uma chocadeira Com termostato Golden. O problema é que a temperatura do termostato é de 37,8º graus, mas a interna não chega a 35º graus. O sensor está a 1cm da altura dos ovos e centralizado na chocadeira, a ventoinha também (assoprando pra cima). Já tentei de tudo, mas não consigo fazer com que as temperaturas fiquem iguais.
    Alguém poderia me ajudar?

    luana disse:

    muito obrigado pela informação

    fabiano disse:

    Ola estou com uma chocadeira que não esta ativando a aquecedor? alguém sabe explicar o motivo ?

    Antonio Rivaldo Leite de Macedo disse:

    Bom dia senhor Fabiano, o pode ocorrer algumas avariações, no resistor pode estar partido, ou o controle no seu termostato estar desconectado ou desligado, a luz do indicador de resistência está acesa indicando que estar passando corrente para o resistor, observe. abraço.

    Douglas disse:

    boa noite poderia me da um auxilio minha chocadeira tem um temostato g103 porem quando chega na temperatura 37;8 a ventuinha fica fazendo um barulho e para troquei o temostado por um novo mas da o mesmo problema poderia me dar uma orientação

    Olá Douglas, como vai?
    O controlador de temperatura G103 não possui uma saída específica para a ventilação. Quando utilizado em chocadeiras, a primeira saída é utilizada para a resistência e a segunda saída costuma ser utilizada para a viragem dos ovos. No seu caso, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo a identificar e resolver o seu problema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Antonio Rivaldo Leite de Macedo disse:

    Bom dia senhor Douglas, o barulho que o senhor fica ouvindo, e se dentro de casa a noite toda, é porque as maioria das chocadeiras o Cooler ou ventoinha chamado esse ventilador de ar forçado ele é montado diretamente na madeira onde deveria ser montado sobre borrachas macias, é somente isso.
    Experimente e me diga o resultado um Abraço.

    TARCISIA RODEGHIERO SAALFELD disse:

    Senhores, na colônia frequentemente há falta de energia. Precisamos de uma chocadeira que funcione com GLP. Alguem pode me ajudar a encontrar ou desenvolver uma? Penso em usar uma Campânula A Gás 2850 Kcal/h.

    José Ferreira disse:

    Temperatura marca 38.4 temperatura real 35.4 termostatog103pid

    Olá, José
    Como vai?
    Essa é uma questão simples de ser resolvida utilizando o parâmetro de calibração do sensor.
    Você ainda precisa de ajuda com o seu aparelho? Em caso positivo, podemos realizar o contato com nossa equipe técnica.
    Pedimos desculpas pelo atraso na resposta, nosso departamento de marketing estava em recesso.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    isaias da conceção disse:

    Bom dia, pessoal vcs podem me ajudar com o meu termostato a geon G103 color? Tenho um problema com esse aparelho e não consigo resolver muitas das vezes ele da uma louça. Eu coloquei como set ppint o valor de 37.7 em que ele voltar a aciona a luzinha do relé com 3 décimos de diferença.mas quando ele atinge o set point e a luzinha se apaga ele muitas vezes continua aquecendo a resistenica e vai 40.E alguma coisa mais.Oque pode esta acontecendo? Como vou resolver esse problema? Me ajudem por favor ficarei muito grato. Paz a todos.

    Olá Isaias, tudo bem?
    Nós temos um post no blog que pode lhe ajudar. O post se chama “O que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura” e fala justamente sobre as principais causas para a temperatura sair dos valores configurados.
    Caso você possua dúvidas mesmo após a leitura do post, nosso suporte técnico estará à disposição para ajudá-lo pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    jose sandro disse:

    boa noite equipe Ageon,pode-se ligar dois motores de rolagem na saída do termostato Ageon k103pid?

    Olá José, como vai?
    Sim, é possível ligar dois motores, desde que a soma de suas potências não ultrapasse o limite suportado pela saída do controlador (conforme consta no manual).
    Em caso de dúvidas, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Dessa forma, nossa equipe poderá lhe auxiliar na instalação e configuração do seu aparelho.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Divani disse:

    Bom já ouvi falar em diminuir a temperatura no periodo de chocagem. Em que momento posso comessar a diminuir? E a viragem tambem tem hora certa pra iniciar e parar?

    Olá Divani, como vai?
    Temos um post que falar exatamente sobre a temperatura ideal para chocadeiras de ovos de galinha durante a chocagem.
    Sobre a viragem, cada fabricante de chocadeira possui uma recomendação diferente. Recomendamos que você entre em contato com o fabricante de sua chocadeira para identificar o período ideal de desativar a viragem dos ovos.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Fernando disse:

    Boa tarde.
    Tenho uma chocadeira que o seu termostato marca 37.8 coloquei na mesma estes termometro de medir febre digital e o de mercurio os mesmo marca 34.8 dando uma diferença do termostato qual pode está certo ou é assim mesmo?obrigado desde já até.

    Olá Fernando, tudo bem?
    É normal que haja uma diferença entre a medição do termostato digital e o termômetro. Por esse motivo os controladores de temperatura da Ageon possuem um parâmetro de calibração, em que é possível corrigir esta diferença.
    Para mais detalhes sobre a calibração do aparelho, veja este post.
    Caso você ainda possua dúvidas sobre esta configuração, você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefona (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Wagner O Cardoso disse:

    Eu resolvi esta falta calibração medindo a minha temperatura amigo, que é de 36 graus “Sem febre ta”, então eu levanto ou de desço o vidro do termostato de mercúrio. vamos supor que o termômetro mediu minha temperatura em 34 graus, então eu levanto o vidro do mercúrio até a marca de 36 graus no termômetro.. Ai eu saber a real temperatura da chocadeira poendo em seguida regular o termostato, Claro com o termômetro na mesma altura dos ovos. Wagner 47 9 9958 9797 – Itajaí SC

    Jocassia disse:

    Quando a chocadeira esquenta e esfriar onde é o defeito.

    Olá, Jocassia
    Tudo bem?
    Vários motivos podem causar a variação da temperatura dentro da chocadeira. Fizemos um post específico sobre este assunto. Você pode acessá-lo neste link.
    Aqui você pode ver várias dicas que podem lhe ajudar. Mas se você preferir, você pode entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico através do telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Natalino disse:

    Boa noite meu amigo!!! Gostaria de uma informação.tenho uma chocadeira Gp para 50 ovos. Porém eu programei a temperatura externa com 37.01 só que a temperatura interna chega até 38.8 e normal???

    Olá Natalino, como vai?
    Recentemente fizemos um post exatamente sobre este assunto. Leia este post e veja se as dicas apresentadas resolvem o seu problema.
    Se preferir, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    marcos almeida disse:

    Fantástico essa equipe ,,,, comecei a criação de galinhas caipira em chocadeira aqui no sitio ,,,,, espero ter sucesso pois as dicas da equipe me ajudou muito

    Olá, Marcos
    Muito obrigado pelo seu comentário. Sua opinião é muito importante para a Ageon.
    Caso você precise de algum auxílio na instalação ou configuração do seu aparelho, não deixe de nos contatar.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Maciel disse:

    Minha chocadeira tem uma oscilação de 0,50oC para ligar e desligar o termostato. o problema é que da um enorme trabalho manual para conseguir este ajuste, pela grande sensibilidade do botão, e dependendo da temperatura ambiente calor ou frio, ele sofre uma variação, calor sobe entre 38 e 39 ou frio 37 e 38, me dando enorme trabalho no monitoramento e constantes ajustes? quais consequências para a taxa de eclosão, meio dia em uma temperatura inadequada, variando de 0,50 a 1 oC para mais ou menos, qual será o grau de comprometimento na eclosão? vou troca-la em breve pela digital. mesmo assim consegui mais de 50% de eclosão nas 2 vezes que usei, esta está sendo a 3a.

    Olá, Maciel
    Além do controle de temperatura, existem muitas variáveis que podem interferir na taxa de eclosão em sua chocadeira. Alguns exemplos são os níveis de umidade, a qualidade dos ovos, entre outras. Nós da Ageon podemos ajudá-lo no controle de temperatura e da umidade da sua chocadeira, através dos nossos controladores. No entanto é importante ressaltar que apenas este controle não é garantia de uma alta taxa de eclosão. É importante que a chocadeira seja bem projetada e que os ovos sejam de qualidade, por exemplo. Recomendamos consultar um especialista caso deseje informações mais detalhadas sobre este tema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Joseleno disse:

    Boa noite eu fabriquei chocadeira o motor de viragem liga quando o termostato liga, mas eu querro que a viragem seja no máximo a cada hora ou duas horas, como faço ?

    Olá Joselano,
    Isso vai depender do modelo do seu controlador de temperatura. Os modelos 103 (G103 Color, G103 PID, K103, K103 PID e K103 PID U) possuem funções de temporização que permitem o acionamento do motor de viragem em intervalos de tempo ajustáveis.
    Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico através do telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo a configurar seu aparelho e dar dicas para que o seu controlador funciona da forma mais eficiente.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Evandro Weber Stang disse:

    Boa tarde, gostaria de sua ajuda, comprei uma chocadeira de 50 ovos mas não estou obtendo sucesso, sempre choca apenas 3 ou 5 pintinhos
    ela é de resistência, li que elas devem ter aquela ventilação por dentro, ela não tinha coloquei mas sem sucesso novamente.
    estou bem desapontado já perdi muitos ovos.

    Olá, Evandro.
    Há muitas variáveis que podem interferir na taxa de eclosão de uma chocadeira. Recomendamos entrar em contato com o fabricante da chocadeira para verificar o que pode estar prejudicando as chocagens.
    Caso você utilize um termostato da Ageon, você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878 para tirar dúvidas sobre a programação correta do aparelho.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Diego R. Arnold disse:

    Muito boas suas matérias, gostei são bem explicativas.

    Muito obrigado, Diego.
    Sua opinião é muito importante para a Ageon.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    AILTON ALVES FERREIRA disse:

    GOSTEI DESTAS ESPLICAÇOES , POREM TE PERGUNTO, O VENTILADOR DEVE SOPRAR PARA FORA OU PARA DENTRO

    Olá, Ailton
    Esta informação varia de acordo com o projeto de cada chocadeira.
    Em muitos casos o ventilador serve apenas para fazer a circulação do ar interno, tornando a temperatura homogênea em toda a chocadeira. No entanto é importante notar que, mesmo nesses casos, exitem algumas pequenas aberturas na chocadeira que permitem a entrada de oxigênio.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.