Função Auto Tune para Controle PID

10/11/2015 - Chocadeiras

Controlador de Temperatura PID

Os controladores de temperatura PID são muito utilizados em situações que exigem maior precisão e menor oscilação térmica. Já falamos aqui no blog sobre as diferenças de um termostato PID e um termostato on-off, explicando que os primeiros respondem de forma proporcional às variações térmicas do ambiente, estabilizando a temperatura em menos tempo.

Para um controlador PID funcionar corretamente é necessário que os ganhos Proporcional, Integral e Derivativo estejam bem configurados. Como essa configuração é complexa e impacta diretamente no funcionamento do aparelho, os controladores PID da Ageon possuem uma função chamada Auto Tune, que calcula automaticamente os valores para esses ganhos, garantindo mais eficiência no controle de temperatura.

 

Como funciona a função Auto Tune?

Para explicar o funcionamento da função Auto Tune, vamos utilizar como exemplo uma chocadeira automática.

Para executar o Auto Tune a chocadeira deve estar vazia (sem os ovos) e deve ser mantida fechada durante todo o processo. Isso ocorre porque durante a execução dessa função a temperatura da chocadeira irá se elevar e diminuir repetidas vezes, até que o controlador identifique os valores ideais para os ganhos  Proporcional, Integral e Derivativo. A configuração desses parâmetros depende de muitas variáveis, como o tamanho da chocadeira e a potência da resistência elétrica, por exemplo. Por esse motivo os parâmetros PID identificados em um modelo de chocadeira não serão os mais indicados para outro modelo que tenha uma estrutura diferente.

A duração do Auto Tune pode variar, dependendo das dimensões do ambiente controlado, do sistema de aquecimento, da posição do sensor e de outras características.

Após a conclusão da função Auto Tune, a mesma pode ser desativada no controlador de temperatura, pois os parâmetros PID já foram definidos. A partir desse momento o aparelho irá funcionar da forma mais eficiente para manter a temperatura estável, com a menor variação térmica possível.

Caso a variação de temperatura seja superior a 0,1°C, a Ageon recomenda avaliar a posição do sensor e também a resistência utilizada. A posição do sensor e a potência da resistência podem interferir no funcionamento do controlador. Caso hajam dúvidas, contate nosso suporte técnico.

 

Controladores PID da Ageon

A Ageon possui dois modelos de controladores PID, destinados especialmente ao mercado de chocadeiras automáticas e incubadoras.

O modelo Linha Prime K103 PID realiza o controle de temperatura com o máximo de precisão, e ainda possui uma saída temporizada que pode ser utilizada para acionar um motor de viragem automática dos ovos.

Já o modelo Linha Prime K103 PID U possui as funções de controle de temperatura e saída temporizada do modelo anterior, mas ainda conta com uma terceira saída para controle de umidade da chocadeira, garantindo muito mais eficiência e aumentando a taxa de eclosão.

Tudo sobre Controladores de Temperatura para Chocadeira

***

Você utiliza controladores PID? Já conhecia a função Auto Tune?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Carlos Peçanha disse:

    Boa noite! Gostaria de saber como faço para obter as configurações exatas para o termostato K 103 PID, digo valores de funções, como vocês configuram para chocadeiras

    Gustavo Vieira disse:

    Bom dia Carlos,
    Os controladores para chocadeiras da Ageon já saem de fábrica compatível com a maioria das chocadeiras, indicamos manter os parâmetros de fábrica e realizar o auto tune para melhorar os resultados.
    Para realizar o auto tune a chocadeira deve estar vazia (sem ovos) e fechada durante todo o tempo, então entrar na tabela de parâmetros. Ir até At, colocar em Si e esperar o processo do auto tune finalizar, lembrando de deixar a chocadeira fechada durante todo o tempo. Para auxiliar temos também esse tutorial em vídeo de como configurar os parâmetros básicos do modelo K103 PID: https://www.youtube.com/watch?v=PSyqNnlst60
    Esperamos ter ajudado na sua dúvida.

    Luan Kelwin disse:

    Essa informação tem que ser mais divulgada ajuda a vender mais o produto de vcs e ajuda o clientes

    Amanda Maestri disse:

    Olá Luan, boa tarde tudo bem? Obrigado pelo feedback, ele é muito importante para nós!

    isaias da conceção disse:

    Boa noite eu sou do rio de janeiro e gostaria de saber se aqui no meu estado eu encontro lojas que vendem termos fatos da marca Ageon e o k103.

    Olá Isaias, tudo bem?
    O modelo que possui a função Auto Tune e controle PID é o K103 PID.
    Você pode adquirir este produto em diversos distribuidores, como na BiAves ou na Chocmaster, por exemplo.
    Estes distribuidores nãos e encontram no Rio de Janeiro, mas entregam em todo o Brasil.
    Caso deseje outras opções você pode entrar em contato com nossa equipe comercial pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.