O que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura?

12/07/2017 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

O que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura?

Existem casos onde, mesmo utilizando um termostato digital, a temperatura de um ambiente ou equipamento não se estabiliza. Em algumas situações a temperatura sai de uma faixa desejada, em outras situações a temperatura ideal nunca é atingida. No texto abaixo você irá descobrir as principais causas desses problemas e também como resolvê-los.

 

Primeiro passo: o posicionamento do sensor

Antes de verificar outras soluções para o seu problema, é importante se atentar ao posicionamento do sensor de temperatura. O sensor não deve ser fixado próximo a resistências elétricas, ventiladores ou saídas de ar, por exemplo. Estes elementos influenciam na temperatura medida pelo sensor e interferem diretamente no controle de temperatura. Saiba mais sobre esta questão no post Cuidados com o sensor de temperatura.

 

A temperatura não atinge o valor configurado no termostato

Para esclarecer este problema, vamos utilizar como exemplo uma geladeira. Veja o exemplo abaixo:

Um termostato digital foi instalado em uma geladeira e seu SetPoint (temperatura ideal) foi configurado para -5°C. No entanto, o usuário constatou que mesmo depois de muitas horas a temperatura medida nunca é inferior a -3°C.

Nestes casos o problema costuma ser o dimensionamento do sistema de refrigeração ou aquecimento. No exemplo, a geladeira não possui capacidade de resfriar a temperatura abaixo de -3°C. Por isso, nenhum SetPoint abaixo deste valor será atingido. É importante verificar se seu equipamento está bem dimensionado para trabalhar na temperatura que você precisa.

 

A temperatura ultrapassa o valor configurado no termostato

O oposto da situação anterior também pode ocorrer. Para esclarecer este outro problema, vamos utilizar como exemplo uma chocadeira.

Uma chocadeira possui um termostato que foi configurado com SetPoint de 37,8°C. Quando esta temperatura é atingida, a resistência elétrica é desativada, mas a temperatura continua se elevando. Em algumas ocasiões a chocadeira chega a 38,5°C.

Na maior parte dos casos este problema está relacionado com a inércia térmica. Quando uma resistência elétrica é desativada, por exemplo, ela continua emitindo calor, já que sua superfície está quente. Por essa razão a resistência continua aquecendo o ambiente, mesmo desativada. Quanto maior for a potência da resistência, maior será a inércia térmica. Para corrigir o problema do exemplo acima, o ideal é dimensionar corretamente a resistência elétrica. Uma resistência de menor potência apresentaria uma inércia térmica menor, prejudicando menos o controle de temperatura.

 

A temperatura está variando muito

Muitas podem ser as causas para este problema. Uma resistência elétrica ou um compressor mal dimensionado, por exemplo, podem causar a grande variação térmica. A estrutura da aplicação também pode impedir que a temperatura estabilize, caso hajam saídas de ar ou outros elementos que interfiram na temperatura.

Outra questão importante é a configuração do termostato. Parâmetros como histerese e funções de retardo interferem diretamente no controle de temperatura. Saiba como configurar corretamente o seu aparelho para que a temperatura fique de acordo com o desejado.

Existem aplicações que exigem maior precisão e estabilidade térmica. Nessas situações um termostato on-off pode não ser suficiente e recomenda-se a utilização de controladores PID. Consulte nossa equipe para identificar o termostato ideal para sua aplicação.

Configure Fácil - Assistente de Configuração dos Controladores Ageon

A Ageon recomenda que a instalação e configuração dos seus produtos seja realizada por um profissional qualificado. Caso possua alguma dúvida, entre em contato com nosso Suporte Técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre o artigo? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Julio Gabriel disse:

    Olá, tenho um aquecedor em um aquário controlado por um termostato, ele está setado para 32 graus, porém te estava marcando 55 graus, essa leitura está totalmente errada, pois não tem como a água chegar nessa temperatura, e já medi com um termômetro. O que aconteceu e como resolver?

    Olá Julio, como vai?
    É possível que seja um problema no sensor de temperatura ou na configuração do parâmetro de calibração.
    Temos um post no blog que trata exatamente disso. Você pode acessá-lo aqui.
    Em caso de dúvidas, nosso suporte técnico está à disposição através dos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Farai elias disse:

    Boa noite. Tenho uma chocadeira de 96 ovos e esto tendo problemas com temperatura nao chega nao atinje os 37.5 que configurei ela do termina nos 32 graus. Oque fazer? Ajude por favor

    Olá Farai, como vai?
    Se o seu termostato for Ageon, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico pelos seguintes canais:
    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430
    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Caso seu termostato não seja Ageon, recomendamos entrar em contato com o fabricante de sua chocadeira para identificar o que causa o problema.

    Eribaldo disse:

    Coloquei um hifrometro para medir a umidade, regisgrou 47 troque a bandeja de plastico por uma maior de aluminio q tomou a area td abaixo dos ovos , foi para 54, dizem q o ideal é 60, o que fazer, uma coisa é medir e outra é controlar para mais ou para menos, essa é a questão

    Olá Eribaldo, tudo bem?
    Temos um post que fala exatamente sobre como controlar a umidade em uma chocadeira de ovos.
    Caso continue com dúvidas, recomendamos entrar em contato com o fabricante de sua chocadeira para identificar o motivo de a umidade não atingir o valor desejado.
    Se você possuir dúvidas sobre controladores de temperatura e umidade, entre em contato conosco pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    carlos carvalho disse:

    Boa tarde, meu termostato travou em 35 graus e nao consigo alterar mesmo fazendo todos os procedimentos. o que aço?

    OLá Carlos, tudo bem?
    Você pode entrar em contato com a equipe técnica da Ageon para que possamos lhe ajudar na configuração do seu aparelho.

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    joaquim Manuel Batista Gama disse:

    Ligo a chocadeira passado duas horas fica a 38 graus mas não aquece ovos

    Olá Joaquim, como vai?
    Qual é o modelo do seu controlador? Nossa equipe oferece suporte a todos os controladores Ageon. Basta entrar em contato.

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Oscar disse:

    bom dia. Tenho um termostato ageon g103, na configuração inicial ele ficou com a temperatura de 36,8 e preciso alterar a temperatura para 37,8, quando faço o set poent o mesmo não zera, e naõ consigo alterar, aperto os dois botoes e vou a cd, aperto o set e também nao da direito de allterar ou anular com o codigo 28, o que faço.

    Olá Oscar, tudo bem?
    O procedimento para alterar o setpoint deste aparelho é manter a tecla SET pressionada e utilizar as teclas “cima” e “baixo” para ajustar o valor. Se este procedimento não está funcionando para você, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico para resolvermos o seu problema.

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    André disse:

    Puxa vida, muito obrigado por compartilhar tanto conteúdo de valor. Vou continuar seguindo o blog / site e compartilhando

    Vagner jesus dossantos disse:

    Ola..boa noite comprei uma chocadeira choc mais e o termostato só fica piscando..nao mostra a temperatura..so pisca e fica escrito EI ..o q seria?

    Olá Vagner, tudo bem?
    Qual é o modelo do seu termostato?
    Nos termostatos Ageon a indicação “E1” significa problema no sensor de temperatura. As causas podem ser a má conexão do sensor com o aparelho, danos no cabo do sensor, oxidação, entre outros. Geralmente o problema pode ser resolvido ligando corretamente o sensor ao termostato ou fazendo a substituição por outro sensor Ageon.
    De qualquer forma, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico para que possamos auxiliá-lo a identificar e resolver o problema:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    manoel messias da rocha disse:

    Tenho uma chocadeira CHOC MAIS com termostato Ageon.
    Ocorre que, a 3 dias liguei a mesma e a temperatura inicial era de 33.3 graus que foi subindo lentamente e hoje esta em 35,5 graus.
    Nas vezes anteriores sempre que ligava a temperatura estava nos padrões já configurados de fabrica.
    Por meio de um tutorial da AGEON fiz todos os procedimentos para reconfigura-la mais não obtive êxito.
    Como devo proceder?

    Olá Manoel, como vai?
    Nossa equipe de suporte técnico já está ciente da sua situação e em breve entrará em contato com você para ajudá-lo.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Gil disse:

    OLÁ, TENHO UMA Mini Cervejeira GRBA-150PL Porta com Visor 155 Litros – Gelopar, E A MESMA LIGA VEM ATÉ A TEMPERATURA -4 MAS NÃO SEGURA ESSA TEMPERATURA, ela chega no -4 já desliga e logo em seguida já vai começando a subir muito rapido e +3 já liga, e fica repetindo este processo .. Tem alguma sugestão de que seja.

    Olá Gil, como vai?
    Existem diversos fatores que podem causar essa variação de temperatura, desde a configuração do aparelho até o posicionamento do sensor.
    Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico através do telefone (48) 3028-8878, e nossa equipe poderá ajudá-lo a solucionar seu problema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Rogério disse:

    gil conseguiu resolver seu problema

    Luiz Eduardo Leocorny Ferreira disse:

    Olá Ageon,

    Estou com um problema com o meu termostato Ageon G101. Tenho um freezer e utilizo ele para fermentar cerveja. A temperatura ideal que coloquei foi 0°C, porém ele não esta chegando a essa temperatura, o sensor aponta como 15°C e ele não desliga o freezer por conta de não chegar a temperatura…esta passando muito mais tempo ligado e congelando tudo
    Como faço para resolver?

    Olá Luiz Eduardo, tudo bem?
    Várias coisas podem ocasionar este problema, desde o posicionamento do sensor de temperatura até as configurações de sua geladeira.
    Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá lhe auxiliar a identificar o que está havendo.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Marcos disse:

    Ola tenho o mesmo problema, tenho dois Ageon G101 color v5.6.2. Fazemos cerveja e usamos par controlar as geladeiras fermentação a 10 graus e depois maturação a 0 graus (exemplo). Funcionavam bem mas ultimo fim de semana um deles marcava 17,5 graus mas quando o setpoint estava para 10. como ele não desligou, a temperatura chegou a 1 grau , ou seja a função do aparelho foi perdida. Provavelmente a cerveja não deve ficar como devia …
    Eu coloco sempre o sensor de leitura em uma garrafinha com agua proxima ao fermentador pra medir a temperatura do liquido e obter uma leitura melhor. O que pode ter acontecido problema no sensor ou no aparelho?

    Olá Marcos, como vai?
    Recomendamos que você entre em contato com nosso suporte técnico para que possamos ajudar a identificar e resolver seu problema.
    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908
    Ou se preferir entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Rodrigo disse:

    Ola, comprei uma chocadeira da marca chocamax, o termostato é o mesmo da marca ageon, ele esta aquecendo e nao desliga a resistência quando atinge a temperatura desejada, chegando até a 50 graus, o que devo fazer?

    Olá Rodrigo, como vai?
    Você pode entrar em contato com o suporte técnico Ageon pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo a configurar seu aparelho.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Reinaldo Soares De Sá disse:

    Tenho uma chocadeira COM O termostato AGEON K103 PID , ELE ESTÁ CONFIGURADO EM 37.8 GRAUS MAS A TEMPERATURA NÃO PARA DE Subir chega até em 42.5 GRAUS , o que pode ser Isso?

    Olá Reinaldo, tudo bem?
    Temos um post que pode ajudá-lo a resolver seu problema. Acesse este post para saber o que fazer quando a temperatura da chocadeira estiver muito alta. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    janieres aciole pereira disse:

    ola bom dia tenho uma chocadeira e ela ta esquentado muito chega ate 42. grau e nao baixa a temperatura mesmo tando regulada pra 37.6 o que pode ser sera problema no termostato resistencia ou sonda do termostato a marca do termostato e coel podem me ajudar caso seja umas dessas peças o problemas vcs tem pra vender

    Olá Janieres, como vai?
    Recomendamos seguir os passos informados neste post. Infelizmente não podemos ajudá-lo a configurar o termostato da marca informada. Caso deseje adquirir um termostato Ageon, podemos lhe informar um distribuidor próximo de sua localidade.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Walter Carneiro disse:

    bom dia, tenho uma chocadeira da marca golden a mais ou menos 2 anos, e agora o termostato esta dando a mensagem SEn no visor e a resistência não esquenta, mesmo assim deixei ligado, no outro dia amanheceu normal por mais 2 dias e após novamente a mensagem SEn no visor e a temperatura ambiente ou seja, a resistência não estava funcionando, o que pose ser,, sera que é a resistência ou alguma peça do termostato que queimou?

    Olá Walter, tudo bem?
    Esta mensagem de erro não é apresentada nos controladores Ageon, por isso não conseguimos lhe informar o que está ocorrendo.
    Caso deseje substituir seu aparelho por um controlador de temperatura da Ageon, entre em contato conosco pelo telefone (48) 3028-8878 e lhe indicaremos um distribuidor próximo à sua região.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.