O que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura?

12/07/2017 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

O que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura?

Existem casos onde, mesmo utilizando um termostato digital, a temperatura de um ambiente ou equipamento não se estabiliza. Em algumas situações a temperatura sai de uma faixa desejada, em outras situações a temperatura ideal nunca é atingida. No texto abaixo você irá descobrir as principais causas desses problemas e também como resolvê-los.

 

Primeiro passo: o posicionamento do sensor

Antes de verificar outras soluções para o seu problema, é importante se atentar ao posicionamento do sensor de temperatura. O sensor não deve ser fixado próximo a resistências elétricas, ventiladores ou saídas de ar, por exemplo. Estes elementos influenciam na temperatura medida pelo sensor e interferem diretamente no controle de temperatura. Saiba mais sobre esta questão no post Cuidados com o sensor de temperatura.

 

A temperatura não atinge o valor configurado no termostato

Para esclarecer este problema, vamos utilizar como exemplo uma geladeira. Veja o exemplo abaixo:

Um termostato digital foi instalado em uma geladeira e seu SetPoint (temperatura ideal) foi configurado para -5°C. No entanto, o usuário constatou que mesmo depois de muitas horas a temperatura medida nunca é inferior a -3°C.

Nestes casos o problema costuma ser o dimensionamento do sistema de refrigeração ou aquecimento. No exemplo, a geladeira não possui capacidade de resfriar a temperatura abaixo de -3°C. Por isso, nenhum SetPoint abaixo deste valor será atingido. É importante verificar se seu equipamento está bem dimensionado para trabalhar na temperatura que você precisa.

 

A temperatura ultrapassa o valor configurado no termostato

O oposto da situação anterior também pode ocorrer. Para esclarecer este outro problema, vamos utilizar como exemplo uma chocadeira.

Uma chocadeira possui um termostato que foi configurado com SetPoint de 37,8°C. Quando esta temperatura é atingida, a resistência elétrica é desativada, mas a temperatura continua se elevando. Em algumas ocasiões a chocadeira chega a 38,5°C.

Na maior parte dos casos este problema está relacionado com a inércia térmica. Quando uma resistência elétrica é desativada, por exemplo, ela continua emitindo calor, já que sua superfície está quente. Por essa razão a resistência continua aquecendo o ambiente, mesmo desativada. Quanto maior for a potência da resistência, maior será a inércia térmica. Para corrigir o problema do exemplo acima, o ideal é dimensionar corretamente a resistência elétrica. Uma resistência de menor potência apresentaria uma inércia térmica menor, prejudicando menos o controle de temperatura.

 

A temperatura está variando muito

Muitas podem ser as causas para este problema. Uma resistência elétrica ou um compressor mal dimensionado, por exemplo, podem causar a grande variação térmica. A estrutura da aplicação também pode impedir que a temperatura estabilize, caso hajam saídas de ar ou outros elementos que interfiram na temperatura.

Outra questão importante é a configuração do termostato. Parâmetros como histerese e funções de retardo interferem diretamente no controle de temperatura. Saiba como configurar corretamente o seu aparelho para que a temperatura fique de acordo com o desejado.

Existem aplicações que exigem maior precisão e estabilidade térmica. Nessas situações um termostato on-off pode não ser suficiente e recomenda-se a utilização de controladores PID. Consulte nossa equipe para identificar o termostato ideal para sua aplicação.

Configure Fácil - Assistente de Configuração dos Controladores Ageon

A Ageon recomenda que a instalação e configuração dos seus produtos seja realizada por um profissional qualificado. Caso possua alguma dúvida, entre em contato com nosso Suporte Técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre o artigo? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Gil disse:

    OLÁ, TENHO UMA Mini Cervejeira GRBA-150PL Porta com Visor 155 Litros – Gelopar, E A MESMA LIGA VEM ATÉ A TEMPERATURA -4 MAS NÃO SEGURA ESSA TEMPERATURA, ela chega no -4 já desliga e logo em seguida já vai começando a subir muito rapido e +3 já liga, e fica repetindo este processo .. Tem alguma sugestão de que seja.

    Olá Gil, como vai?
    Existem diversos fatores que podem causar essa variação de temperatura, desde a configuração do aparelho até o posicionamento do sensor.
    Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico através do telefone (48) 3028-8878, e nossa equipe poderá ajudá-lo a solucionar seu problema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Luiz Eduardo Leocorny Ferreira disse:

    Olá Ageon,

    Estou com um problema com o meu termostato Ageon G101. Tenho um freezer e utilizo ele para fermentar cerveja. A temperatura ideal que coloquei foi 0°C, porém ele não esta chegando a essa temperatura, o sensor aponta como 15°C e ele não desliga o freezer por conta de não chegar a temperatura…esta passando muito mais tempo ligado e congelando tudo
    Como faço para resolver?

    Olá Luiz Eduardo, tudo bem?
    Várias coisas podem ocasionar este problema, desde o posicionamento do sensor de temperatura até as configurações de sua geladeira.
    Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá lhe auxiliar a identificar o que está havendo.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Rodrigo disse:

    Ola, comprei uma chocadeira da marca chocamax, o termostato é o mesmo da marca ageon, ele esta aquecendo e nao desliga a resistência quando atinge a temperatura desejada, chegando até a 50 graus, o que devo fazer?

    Olá Rodrigo, como vai?
    Você pode entrar em contato com o suporte técnico Ageon pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo a configurar seu aparelho.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Reinaldo Soares De Sá disse:

    Tenho uma chocadeira COM O termostato AGEON K103 PID , ELE ESTÁ CONFIGURADO EM 37.8 GRAUS MAS A TEMPERATURA NÃO PARA DE Subir chega até em 42.5 GRAUS , o que pode ser Isso?

    Olá Reinaldo, tudo bem?
    Temos um post que pode ajudá-lo a resolver seu problema. Acesse este post para saber o que fazer quando a temperatura da chocadeira estiver muito alta. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    janieres aciole pereira disse:

    ola bom dia tenho uma chocadeira e ela ta esquentado muito chega ate 42. grau e nao baixa a temperatura mesmo tando regulada pra 37.6 o que pode ser sera problema no termostato resistencia ou sonda do termostato a marca do termostato e coel podem me ajudar caso seja umas dessas peças o problemas vcs tem pra vender

    Olá Janieres, como vai?
    Recomendamos seguir os passos informados neste post. Infelizmente não podemos ajudá-lo a configurar o termostato da marca informada. Caso deseje adquirir um termostato Ageon, podemos lhe informar um distribuidor próximo de sua localidade.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Walter Carneiro disse:

    bom dia, tenho uma chocadeira da marca golden a mais ou menos 2 anos, e agora o termostato esta dando a mensagem SEn no visor e a resistência não esquenta, mesmo assim deixei ligado, no outro dia amanheceu normal por mais 2 dias e após novamente a mensagem SEn no visor e a temperatura ambiente ou seja, a resistência não estava funcionando, o que pose ser,, sera que é a resistência ou alguma peça do termostato que queimou?

    Olá Walter, tudo bem?
    Esta mensagem de erro não é apresentada nos controladores Ageon, por isso não conseguimos lhe informar o que está ocorrendo.
    Caso deseje substituir seu aparelho por um controlador de temperatura da Ageon, entre em contato conosco pelo telefone (48) 3028-8878 e lhe indicaremos um distribuidor próximo à sua região.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.