Tudo o que você precisa saber sobre o termostato K103 PID para Chocadeiras

13/04/2017 - Chocadeiras

Controlador de Temperatura K103 PID para Chocadeiras

Você possui alguma dúvida sobre os controladores de temperatura K103 PID? Já conhece sua forma de instalação e configuração, por exemplo? Pois este post vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre este aparelho:

 

  1. O que é o termostato K103 PID?
  2. Como instalar o termostato K103 PID em Chocadeiras?
  3. Como configurar o termostato K103 PID para Chocadeiras?
  4. Perguntas frequentes sobre o termostato K103 PID

 

O que é o termostato K103 PID?

K103 PID é um controlador de temperatura que faz parte da Linha Prime, da Ageon. Esta linha possui como principal característica o fato de aliar alto desempenho com uma estética elegante.

O modelo K103 PID foi desenvolvido especialmente para chocadeiras. Por esse motivo, possui controle PID e saída TRIAC no controle de temperatura. Esses recursos proporcionam muito mais estabilidade térmica, garantindo que os ovos permaneçam a uma temperatura constante e aumentando sua taxa de eclosão.

Além do controle de temperatura, o K103 PID também possui uma saída com funções de temporização. Esta saída costuma ser utilizada para realizar a viragem automática dos ovos, acionando um motor em intervalos de tempo definidos.

Recentemente, os controladores K103 PID adquiriram um novo visual. Agora este modelo possui um display exclusivo na cor vermelha, além dos LEDs indicadores para aquecimento, viragem dos ovos e função Auto Tune.

 

Como instalar o termostato K103 PID em Chocadeiras?

Os controladores de temperatura K103 PID possuem instalação simples e rápida. Ele pode ser fixado em uma superfície com recorte de 71x29mm. Sua ligação elétrica pode ser feita de diferentes formas, dependendo da versão do aparelho e da tensão de alimentação. Veja as imagens abaixo:

K103 PID – Versão original

Termostato K103 PID para Chocadeira

 

K103 PID – Versão P

Termostato K103 PID para Chocadeiras

É importante se atentar para a corrente máxima da saída TRIAC (resistência) e da saída a relé (motor). Ultrapassar os limites máximos poderá causar danos irreparáveis ao produto.

A Ageon recomenda que a instalação dos controladores de temperatura seja realizada por um profissional capacitado. Consulte o manual do aparelho antes de realizar a instalação e verifique se a ligação elétrica permanece a mesma em relação às imagens apresentadas neste post. Dispomos de suporte técnico 24hs/dia para tirar dúvidas e auxiliar na instalação e configuração dos aparelhos.

 

Como configurar o termostato K103 PID para Chocadeiras?

Os parâmetros de fábrica dos controladores K103 PID são muito próximos à maioria das configurações utilizadas por fabricantes de chocadeiras. Geralmente poucas alterações são necessárias após o ajuste automático da função Auto Tune.

A função Auto Tune calcula automaticamente os ganhos proporcional, integral e derivativo (PID) de acordo com o tamanho da chocadeira e a potência de sua resistência. Com isso, o K103 PID identifica os valores necessários para que a temperatura dentro da chocadeira se mantenha sempre estável.

É importante ressaltar que a função Auto Tune deve ser feita com a chocadeira vazia, e a mesma deve se manter fechada até o final do processo. Após o término desta função a chocadeira está pronta para a primeira chocagem. (Saiba mais sobre a função Auto Tune).

No vídeo abaixo é possível visualizar a configuração dos parâmetros do controlador K103 PID, além de outras características.

 

Perguntas frequentes sobre o termostato K103 PID

Reunimos abaixo as principais dúvidas sobre os controladores de temperatura K103 PID para chocadeiras:

  • Como faço a ligação da ventoinha (ou cooler)?
    O K103 PID possui duas saídas: uma saída TRIAC para a resistência e uma saída a relé para o motor. Geralmente as ventoinhas são ligadas diretamente na rede. Elas não são acionadas pelo controlador de temperatura.

 

  • Qual a variação de temperatura do K103 PID?
    Os controladores K103 PID possuem variação máxima de apenas 0,1°C. Isso ocorre graças ao seu controle PID e saída TRIAC, que acionam a resistência somente o necessário para estabilizar a temperatura.

 

  • A temperatura está variando no interior da chocadeira. O que fazer?
    Verifique se o sensor não está danificado ou desajustado. Também é importante verificar a posição do mesmo. Nunca posicione o sensor próximo a resistências ou ventoinhas, pois esses equipamentos interferem na medição de temperatura.

Tudo sobre Controladores de Temperatura para Chocadeira

***

Ainda possui dúvidas sobre os controladores de temperatura K103 PID para chocadeiras?

Deixe seu comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    JOSUÉ DE BELFORROXO RJ disse:

    APAZ DO SENHOR BOM DIA TENHO UMA CHOCADEIRA COM CONTROLADOR DE TEMPERATURA K 103 QUE ENTROU EM OF OQUE EU FAÇO PRA VOLTAR O PARAMETRO DA TEMPERATURA

    Josué, agradecemos a sua mensagem. Para esclarecer melhor a sua dúvida, pedimos que o senhor, por favor, entre em contato com o nosso suporte:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430

    Beethoven disse:

    Toda ligada certa por que não para de subir a temperatura

    Olá, Beethoven
    Como vai?

    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    ADELSON disse:

    bom dia tenho uma chogadeira com o k103 que todsa hora fica desligando sozino isso é defeito ou programação do termostato eu tembem gostaria de saber se o termostato pode ficar com o corpo dele dentro da chocacdeira ou tem que fica rm uma area isolada da area da resistencia grato o tio

    Olá Adelson, como vai?
    Sua solicitação já foi encaminhada para o nosso suporte técnico.
    Em breve nossa equipe entrará em contato pelo endereço de e-mail informado para ajudar a resolver o seu problema.

    Se preferir, você pode entrar em contato conosco através dos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Aleci disse:

    Olá equipe Ageon
    Tenho uma chocadeira com o termostato Ageon k103 pid, mas ocorreu um pequeno acidente o sensor entrou na ventoinha e rebentou, gostaria de saber onde posso conseguir um novo sensor.

    Olá Aleci, como vai?
    Você pode entrar em contato com o fabricante de sua chocadeira para adquirir um novo sensor de temperatura.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Heberte disse:

    Tenho um k103 pid p e estou com um problema, pois o r2 está configurado em 38.4 c° mas a temperatura está ultrapassando os 44 c° mostrando no painel do termostato, o led indicativo da resistência desliga ao atingir 38.4c° mas a temperatura continua a subir até chegar no valor informado de pouco mais de 44c°. Vc poderiam me ajudar com esse problema?

    Olá Herberte,
    Como vai?
    Temos um post que fala exatamente deste assunto. Você pode acessá-lo em “O que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura?“. Neste post você verá algumas possíveis soluções para o seu problema.
    Caso você prefira entrar em contato com o suporte técnico, nossa equipe técnica está disponível para atendê-lo através do telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Edmar Lopes disse:

    Tenho ima chocadeira eclopinto que itiliza o termostato k 103 pid… Qual a calibragem/ regulagem das 12 funçoes . fun… A temperatura esta ajustada em 37.7

    Olá Edmar,
    O valor dos parâmetros do controlador de temperatura pode variar de acordo com o modelo de chocadeira. O recomendado é que você entre em contato diretamente com o fabricante da chocadeira. Dessa forma você será informado dos parâmetros ideais do termostato para o modelo específico de chocadeira que você adquiriu.
    Caso possua alguma dúvida sobre como alterar esses parâmetros, você também pode entrar em contato com nosso suporte técnico através do telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    DEYVISON OLIVEIRA disse:

    TENHO UM TERMOSTATO AGEON K103PID MAS ELE ULTRAPASSA A TEMPERATURA AJUSTADA NO SET POINT ,ELE ESTA CONFIGURADO PARA 38 GRAUS MAS ELE CHEGA ATE OS 45 GRAUS

    Bom dia, Deyvison
    Tudo bem?
    Recomendamos que você entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Vários motivos podem interferir na estabilidade térmica, como a potência da resistência, o posicionamento do sensor ou mesmo a circulação de ar dentro da chocadeira. Nossa equipe poderá ajudá-lo a identificar e corrigir o problema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.