Blog Ageon

Conhecendo os bornes de controle do inversor de frequência

Conhecendo os bornes de controle do inversor de frequência

Os inversores de frequência são utilizados para automação de diversos tipos de máquinas. Em diversas situações o controle da velocidade do motor é realizado diretamente através da IHM do inversor, ou seja, da sua interface homem-máquina. No entanto, existem situações em que é necessário realizar este controle através de botões ou potenciômetros externos. É justamente para esses casos que os inversores de frequência possuem bornes de controle. Neste post vamos falar sobre a utilização dos bornes de controle nos inversores Ageon.

 

1. Configurando o inversor de frequência para uso dos bornes de controle
2. Ligando um potenciômetro externo a um inversor Ageon
3. Utilizando as entradas digitais para controle de velocidade
4. Utilizando o multispeed através de acionamento externo
5. Ligando/desligando o inversor e alterando o sentido de giro
6. Avanço e retorno do motor através dos bornes de controle

 

Configurando o inversor de frequência para uso dos bornes de controle

 

Em primeiro lugar é necessário configurar o aparelho para utilizar os bornes de controle. Nos inversores de frequência XF Standard e YF Standard da Ageon, essa configuração ocorre no parâmetro P71. Cada modelo de inversor possui opções específicas para este parâmetro, conforme tabela abaixo:

Parâmetro P71
Código Inversor de Frequência - XF Standard

XF Standard

Inversor de Frequência - YF Standard

YF Standard

0 Potenciômetro externo Potenciômetro externo
1 Teclas da IHM Potenciômetro da IHM
2 Entradas digitais Teclas da IHM
3 Multispeed Entradas digitais
4 Multispeed
5 Multispeed teclas

De acordo com a tabela acima é possível notar que o modelo YF Standard possui algumas opções que não estão disponíveis no modelo XF Standard. Uma das principais diferenças entre ambos é que os inversores YF Standard possuem IHM destacável com potenciômetro incorporado. Isso facilita a instalação e, em muitos casos, dispensa a utilização de um potenciômetro externo.

O parâmetro P72 também deve ser configurado. Este parâmetro identifica que tipo de comando será enviado através dos bornes de controle.

 

Parâmetro P71
Código XF Standard YF Standard
0 Teclas da IHM Teclas da IHM
1 Liga/desliga e sentido de giro Liga/desliga e função auxiliar
2 Avanço/retorno Avanço/retorno
3 Liga/desliga

 

Ligando um potenciômetro externo a um inversor Ageon

É possível ligar um potenciômetro externo ao inversor para controlar a velocidade do motor. Primeiramente é necessário configurar o inversor para este recurso. Tanto nos inversores XF Standard quanto nos inversores YF Standard o parâmetro P71 deve ser configurado para 0, conforme citado anteriormente.

Os inversores de frequência Ageon são compatíveis com potenciômetros >10 kΩ. Eles devem ser instalados utilizando os bornes 1, 2 e 3, conforme  imagem abaixo.

 

Utilizando as entradas digitais para controle de velocidade

Além do potenciômetro externo, também é possível controlar a velocidade do motor através das entradas digitais do inversor de frequência. Para isso, o parâmetro P71 deve ser configurado para 2 no modelo XF Standard e para 3 no modelo YF Standard. A ligação deve ser feita conforme a imagem abaixo:

Para utilizar o inversor de frequência dessa forma, nos locais S3 e S4 devem ser inseridas chaves de contato momentâneo (push-buttons). Ao serem pressionadas, estas chaves irão diminuir (S3) ou aumentar (S4) a velocidade de giro do motor.

 

Utilizando o multispeed através de acionamento externo

O modo multispeed permite que sejam configuradas 4 ou 8 velocidades predefinidas para o motor (parâmetros 62 a 69). Para utilizar esse recurso, o parâmetro P71 deve ser ajustado para 3 nos inversores XF Standard e para 4 nos inversores YF Standard, de acordo com a tabela anterior. Abaixo está a forma de ligação das teclas.

As chaves S2, S3 e S4 representam chaves para acionamento. A chave S2 só é utilizada quando o multispeed for ajustado para 8 velocidades (parâmetro P60 em 8). Também é importante se atentar ao parâmetro de seleção dos comandos, o parâmetro P72. No modelos XF Standard o multispeed só poderá ser utilizado em 8 velocidades caso o parâmetro P72 esteja configurado para 0 ou 3. Enquanto isso, nos modelos YF Standard o parâmetro P72 deve ser configurado para 0 ou 2. Caso o parâmetro P72 esteja configurado para um valor diferente, o multispeed poderá trabalhar apenas com 4 velocidades.

 

Ligando/desligando o inversor e alterando o sentido de giro

Através dos bornes de controle também é possível ligar ou desligar o inversor de frequência e inverter seu sentido de giro. Para isso é necessário configurar o parâmetro P72 para 1. Além disso também é necessário alterar o parâmetro P73 para 2 tanto nos inversores XF Standard quanto nos inversores YF Standard. A ligação pode ser feita conforme a imagem abaixo:

O motor será acionado enquanto a chave S1 estiver pressionada. Já a chave S2 definirá o sentido de giro do motor se o parâmetro P15 for igual a 0. Se o parâmetro P15 for igual a 1, a chave S2 irá alternar entre a primeira e a segunda rampa de aceleração/desaceleração.

 

Avanço e retorno do motor através dos bornes de controle

Outra opção de comando pelos bornes do inversor de frequência é o avanço e retorno. Assim é possível utilizar uma chave para que o motor gire em um sentido e outra chave para que gire no sentido oposto. Para isso o parâmetro P72 deve ser configurado para 2 e a ligação deve ser feita conforme imagem abaixo:

***

Este post foi útil? Deixe seu comentário abaixo.

Sair da versão mobile