Automação de máquinas com Inversor de Frequência

06/06/2018 - Automação, Climatizadores, Fitness

Automação de máquinas com Inversor de Frequência

A principal função de um inversor de frequência é controlar e variar a velocidade de um motor de indução trifásico. No entanto os inversores possuem recursos que permitem diversas automações. Isso é útil principalmente para as máquinas utilizadas pela indústria. Neste post reunimos as principais automações que podem ser realizadas com um inversor de frequência.

Partida suave do equipamento

A primeira automação que o inversor de frequência permite é a partida suave do motor. As rampas de aceleração configuráveis pelo inversor permitem que o motor seja acionado suavemente até atingir a velocidade necessária. Dessa forma são evitados os acionamentos bruscos, que reduzem a vida útil do motor e prejudicam o funcionamento de muitas máquinas. Da mesma forma, também é possível desacelerar o motor suavemente, evitando os prejuízos ao equipamento causados por paradas bruscas.

Bornes de controle para acionamentos externos

Bornes de controle - Inversor de Frequência Ageon

Os inversores de frequência geralmente possuem bornes de controle que permitem comandar o motor através de teclas externas. Assim, é possível incluir teclas nas máquinas para acelerar/desacelerar uma esteira, ligar/desligar o equipamento ou para inverter o sentido de giro do motor, por exemplo.

Saída a relé do inversor de frequência

Alguns modelos de inversores de frequência possuem uma saída a relé para acionamento de outros equipamentos além do motor. Esta saída pode ser utilizada em diversas situações e seu modo de funcionamento pode ser diferente de acordo com a aplicação. A saída a relé pode ser utilizada para acionar um alarme quando a frequência de saída (velocidade do motor) for superior a um valor configurado, por exemplo. Outras opções de acionamento da saída a relé são:

  • Quando o motor girar acima de uma velocidade configurada (frequência de saída);
  • Após o término de uma rampa de aceleração;
  • Quando a corrente de saída do motor estiver acima de um valor configurado;
  • Sempre que o motor estiver em funcionamento;
  • Somente durante uma rampa de desaceleração;
  • Entre outros.

Parada de segurança em caso de falhas

Além do controle de velocidade do motor, outra característica dos inversores de frequência é a proteção do equipamento. Sempre que uma anomalia for detectada pelo inversor, o motor será desativado e uma mensagem de erro será exibida. Isso garante que o motor não trabalhe em sobrecarga ou em uma tensão diferente da recomendada. Além de evitar que o motor seja danificado, esse recurso evita prejuízos, pois reduz a quantidade de manutenções na máquina onde o inversor estará instalado.

Inversores de Frequência Ageon

A Ageon possui uma ampla linha de inversores de frequência para máquinas em geral. Entre diversos modelos, destacam-se as linhas XF e YF, que permitem todas as opções de automação descritas acima.

***

Você utiliza algum tipo de automação que pode ser realizada com um inversor de frequência? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Dian disse:

    Muito bom, Doc. Obrigado.

    Genivaldo disse:

    Muito bom
    Trabalho com climatizador
    Utilizo muitos inversor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.