Blog Ageon

5 dicas essenciais sobre termostatos digitais

5 dicas essenciais sobre termostatos digitais

Termostatos digitais estão presentes em uma infinidade de aplicações. De câmaras frigoríficas à fabricação de cerveja artesanal, passando por câmaras de conservação e vacinas e outras tantas situações, o controle de temperatura é essencial em diversos processos de produção e armazenamento.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que o termostato digital funcione sempre com o máximo de eficiência. Por isso, listamos abaixo 5 dicas que consideramos essenciais para a utilização desses aparelhos.

  1. Conheça seu produto

    Ter conhecimento das características do seu termostato é fundamental. É importante saber quais funções o produto possui e principalmente como configurá-las. Ler o manual é a maneira mais simples de evitar transtornos causados por má configuração. Algumas das informações básicas que você precisa saber sobre seu termostato são a tensão de alimentação e a corrente máxima dos relés, por exemplo. Essas informações são determinantes para a escolha do termostato certo para a sua aplicação.

  2. Posição do sensor

    Grosso modo, o sensor é o componente que identifica a temperatura do ambiente e a envia ao termostato. Isso significa que, dependendo do local onde o sensor for fixado, pode haver divergências na medição e consequentemente no controle de temperatura. Posicionar o sensor próximo a resistências elétricas ou ventiladores, por exemplo, altera a leitura e interfere diretamente no funcionamento do termostato. Da mesma forma, é recomendado utilizar um poço termométrico para controlar a temperatura de líquidos sem sem que este entre em contato direto com o sensor. Identifique o melhor local para a fixação do sensor em seu produto. Peça auxílio a um técnico se necessário. Um sensor de temperatura bem posicionado resulta em mais eficiência e menor gasto de energia.

  3. Siga as recomendações

    As especificações técnicas dos termostatos digitais apresentam as condições adequadas de funcionamento desses produtos. Submeter o aparelho a situações fora dos limites de operação pode causar danos irreversíveis. Para evitar custos desnecessários com manutenção é importante respeitar suas especificações de utilização. Isso inclui uma rede elétrica estável, cuidados com o uso e limpeza do aparelho. Também é importante tomar todos os cuidados durante a instalação, realizando as conexões elétricas da maneira correta e seguindo as normas técnicas vigentes.

  4. Opções de escolha

    Com tantos modelos de termostatos digitais disponíveis no mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual se adequa melhor à sua necessidade. Destre as opções de escolha disponíveis, é importante saber exatamente o que você precisa. Muitos modelos possuem funções extras além do controle de temperatura e podem fazer seu produto ainda mais eficiente, economizando dinheiro. Um exemplo disso são os termostatos digitais K116 Big Display, que além de controlar a temperatura ainda possui a função Modo Econômico que atua em conjunto com um sensor de porta.
    A Ageon possui uma linha completa de termostatos digitais, desde os modelos mais versáteis até quadros de comando para câmaras frigoríficas. Saiba das vantagens de cada modelo e identifique o que melhor se encaixa em sua utilização.

  5. A tecnologia a seu favor

    Em alguns casos o controle de temperatura deve ser rigoroso e com o máximo de precisão. Em câmaras de conservação de vacinas, por exemplo, a temperatura deve ser acompanhada e registrada periodicamente, garantindo que apenas produtos em boas condições sejam utilizados. Nessas situações os termostatos digitais são úteis porque, além das funções básicas de controle de temperatura, podem ser ligados à um sistema de monitoramento. A Ageon possui o ArcSys, sistema que permite o acompanhamento de seus termostatos em tempo real, envia alarmes por e-mail quando a temperatura sai da faixa programada e ainda gera relatórios em forma de gráficos ou tabelas. Esse sistema proporciona mais segurança e praticidade, facilitando o trabalho e poupando tempo.

Sair da versão mobile