O que é degelo e quais são as opções para refrigeração?

17/06/2022 - Refrigeração
O que é degelo e quais são as opções para refrigeração?

A função de degelo é muito comum nos sistemas de refrigeração, mas você sabe como funciona? Na refrigeração, o evaporador é o responsável por realizar a troca de temperatura com o ambiente interno. Com as baixas temperaturas, em muitas vezes esse componente pode acabar congelando, e o gelo formado funciona como um isolante térmico que atrapalha nas trocas de temperatura.

O que é degelo?

O degelo é um processo natural de derretimento de gelo, muito comum em equipamentos de refrigeração. Contudo, a ação pode ocorrer com o auxílio de equipamentos específicos para tal função.

O evaporador pode sofrer problemas nos sistemas de refrigeração. Por isso, o sistema possui a necessidade de desligar o compressor e, em alguns casos, até ligar fontes externas de calor para derreter o gelo. Esse processo é rotineiramente visto em geladeiras frost free, onde o compressor é desligado.

Contudo, os sistemas de refrigeração possuem formas diferentes de degelo, dependendo da temperatura utilizada.

Quando a temperatura fica acima de 0°C, é comum a utilização de degelo natural, já que o compressor é desligado em ciclos. Por sua vez, quando a temperatura é inferior a 0°C, é mais comum a utilização de degelo elétrico ou degelo por gás quente.

No processo com resistência elétrica, o equipamento é posicionado junto ao evaporador, o que acelera o processo. Já no modo por gás quente, utiliza-se o vapor da descarga do compressor aplicado diretamente sobre a superfície dos evaporadores.

Tipos de degelo:

Para cada tipo de sistema de refrigeração, os controladores podem ser utilizados de algumas formas, como o degelo natural, gerenciamento com resistência ou então por gás quente.

Natural

Esse modo de degelo é comum em aplicações onde a temperatura do sistema não ultrapasse abaixo de 0ºC. Nessas situações, o degelo funciona com a parada do compressor.

Quando o equipamento é desligado, a temperatura do evaporador é elevada e, assim, a camada de gelo criada derrete sozinho sem o auxílio de sistemas externos. Desta forma, o consumo de energia acaba sendo menor. Por outro lado, esse processo tende a demorar mais, porque depende da temperatura ambiente.

Com resistência

Diferentemente do degelo natural, os modelos com resistência utilizam fontes externas para derreter o gelo formado no evaporador, uma vez que esta função é utilizada em sistemas de refrigeração que trabalham com a temperatura mais baixa ainda, inferior a 0 ºC.

Os ciclos de um controlador para refrigeração com gerenciamento de degelo e controle do ventilador são:

  • Refrigeração (CL) – O sistema encontra-se no estado de refrigeração, com o compressor e o ventilador ligados;
  • Degelo (dE) – O sistema encontra-se no estado de degelo, carga de degelo ligado, enquanto, o compressor e ventiladores estão desligados;
  • Drenagem (Dr) – O sistema encontra-se no estado de drenagem, tendo todos os relés desativados, aguardando um tempo programado para entrar no estado de atraso dos ventiladores;
  • Atraso dos ventiladores (Fd) – O sistema encontra-se no estado de atraso dos ventiladores.

Por gás quente

No processo utilizado por gás quente, é utilizado o vapor superaquecido, liberado pelo compressor para a serpentina do evaporador. Para isso, um sistema de válvulas solenóides é acionado pelo controlador para alterar o fluxo normal do fluido.

Os ciclos do sistema seguem a mesma forma do degelo com resistências. Esse método reaproveita energia do sistema de refrigeração, resultando, portanto, em um consumo de energia menor do que o elétrico, ao mesmo tempo em que a duração do processo costuma ser menor.


Conclusão

Logo, o processo de degelo é muito comum em sistemas de refrigeração, sendo necessário, no entanto, decidir apenas por qual tipo o usuário deverá optar: natural, com resistência ou por gás quente.

Assim sendo, conclui-se que o estudo da melhor forma de degelo vai depender diretamente das necessidades de cada cliente.

A Ageon possui diversos modelos de controladores de temperatura que são compatíveis com o processo de degelo.

Controladores Ageon compatíveis com degelo

Os controladores Ageon possuem gerenciamento de degelo e são divididos pelo método escolhido e temperaturas de onde vão ser instalados. Abaixo temos uma tabela com os modelos e as opções de degelo.

ProdutoTipo de degelo
AutomaSet T102Natural
Linha Black A102Natural
Linha Black A103Elétrico / Gás quente
Linha Black A106Elétrico / Gás quente
Série H103Elétrico / Gás quente
Série K116 BigDisplayElétrico / Gás quente
SmatSet One Elétrico / Gás quente
SmartSet DuoElétrico / Gás quente
SmartSet MaxElétrico / Gás quente

Você pode acessar outro post para entender melhor como funciona o ciclo de degelo de um controlador de temperatura para refrigeração. Para configurar os controladores, o site da Ageon possui uma página de downloads, onde você pode ter acesso a todos os manuais de nossos produtos.

Ficou com dúvida? Entre em contato com nosso suporte técnico pelos nossos canais de comunicação:

(48) 3028-8878

(48) 99996-0430

WhatsApp

Deixe seu comentário e compartilhe. Fique à vontade para nos contatar em nossos demais canais digitais:

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Livia Costa Feitosa disse:

    Meu termostato subiu a temperatura e não controla mais a chocadeira está muito quente não consigo controlar termostato da coel

    Gustavo Vieira disse:

    Olá Livia, indicamos entrar em contato com a fabricante do controlador que você utiliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.