Configurando um Termostato – Funções de Retardo

08/09/2015 - Como Configurar, Controladores de Temperatura

Funções de Retardo - Controladores de Temperatura Ageon

Dando continuidade à nossa série de posts sobre como configurar um termostato, vamos falar hoje de uma função presente em vários controladores de temperatura da Ageon: os parâmetros de retardo.

 

Quando as funções de retardo são necessárias?

Para explicar a importância das funções de retardo é necessário primeiramente esclarecer o que são picos de energia. Esse problema consiste em um aumento breve e repentino na tensão da rede elétrica e pode ser causado por diversas razões. Entre as principais causas de picos de energia estão descargas atmosféricas e acionamentos de máquinas de alta potência, como motores, compressores, entre outros. Outra causa comum também é o acionamento simultâneo de diversos aparelhos, como ocorre quando o fornecimento de energia é restabelecido após uma queda na rede elétrica.

Picos de energia podem causar diversos problemas para equipamentos eletrônicos, desde comprometimento de seu funcionamento até mesmo a queima e inutilização do produto.

Para evitar os picos de energia causados pelo acionamento simultâneo de vários aparelhos, os termostatos digitais da Ageon apresentam as funções de retardo. Tomemos como exemplo um supermercado que possui uma câmara frigorífica, balcões de resfriados e congelados, expositores de bebidas, estufas e demais equipamentos que utilizam controladores de temperatura. Agora imaginemos que a energia foi restabelecida após uma queda. Sem parâmetros de retardo todos esses aparelhos ligariam no instante em que a rede fosse energizada, causando um pico de energia que poderia danificar grande parte desses produtos.

Entretanto, com as funções de retardo, é possível configurar o acionamento de cada termostato para um tempo predefinido após sua energização. Por exemplo: um termostato será acionado com retardo de um minuto após a energização da rede, outro após 2 minutos, outro após 3 minutos, e assim por diante. Essa temporização reduz a possibilidade de picos de energia e consequentemente protege os equipamentos eletrônicos.

 

Configurando funções de retardo

A maioria dos controladores Ageon apresentam parâmetros de retardo. Geralmente esses parâmetros se dividem em três tipos:

Retardo na Energização do Aparelho. Consiste em um período de tempo após a energização em que o termostato indica a temperatura, mas não faz o acionamento de nenhum relé. Esse é o parâmetro citado no exemplo anterior.

Retardo Após Acionamento do Relé. Após o acionamento do relé, o mesmo permanecerá acionado pelo tempo definido neste parâmetro, independente da temperatura alcançada. Isso evita acionamentos e desligamentos repetidos em curtos períodos de tempo, aumentando a vida útil dos equipamentos e evitando também picos de tensão na rede.

Retardo Após Desacionamento do Relé. Após o desacionamento do relé, o mesmo permanecerá desligado pelo tempo definido neste parâmetro, independente da temperatura alcançada. Assim como o parâmetro anterior, este recurso também preserva os equipamentos evitando acionamentos e desligamentos excessivos.

 

Configure Fácil - Assistente de Configuração dos Controladores Ageon

***

Você já conhecia as funções de retardo dos controladores de temperatura? Possui alguma dúvida na configuração de termostatos Ageon?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Configurando um Termostato – Funções de Retardo"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.