Blog Ageon

Tudo o que você precisa saber sobre o termostato K103 PID para Chocadeiras

Controlador de Temperatura K103 PID para Chocadeiras

Você possui alguma dúvida sobre os controladores de temperatura K103 PID? Já conhece sua forma de instalação e configuração, por exemplo? Pois este post vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre este aparelho:

 

  1. O que é o termostato K103 PID?
  2. Como instalar o termostato K103 PID em Chocadeiras?
  3. Como configurar o termostato K103 PID para Chocadeiras?
  4. Perguntas frequentes sobre o termostato K103 PID

 

O que é o termostato K103 PID?

K103 PID é um controlador de temperatura que faz parte da Linha Prime, da Ageon. Esta linha possui como principal característica o fato de aliar alto desempenho com uma estética elegante.

O modelo K103 PID foi desenvolvido especialmente para chocadeiras. Por esse motivo, possui controle PID e saída TRIAC no controle de temperatura. Esses recursos proporcionam muito mais estabilidade térmica, garantindo que os ovos permaneçam a uma temperatura constante e aumentando sua taxa de eclosão.

Além do controle de temperatura, o K103 PID também possui uma saída com funções de temporização. Esta saída costuma ser utilizada para realizar a viragem automática dos ovos, acionando um motor em intervalos de tempo definidos.

Recentemente, os controladores K103 PID adquiriram um novo visual. Agora este modelo possui um display exclusivo na cor vermelha, além dos LEDs indicadores para aquecimento, viragem dos ovos e função Auto Tune.

 

Como instalar o termostato K103 PID em Chocadeiras?

Os controladores de temperatura K103 PID possuem instalação simples e rápida. Ele pode ser fixado em uma superfície com recorte de 71x29mm. Sua ligação elétrica pode ser feita de diferentes formas, dependendo da versão do aparelho e da tensão de alimentação. Veja as imagens abaixo:

K103 PID – Versão original

 

K103 PID – Versão P

É importante se atentar para a corrente máxima da saída TRIAC (resistência) e da saída a relé (motor). Ultrapassar os limites máximos poderá causar danos irreparáveis ao produto.

A Ageon recomenda que a instalação dos controladores de temperatura seja realizada por um profissional capacitado. Consulte o manual do aparelho antes de realizar a instalação e verifique se a ligação elétrica permanece a mesma em relação às imagens apresentadas neste post. Dispomos de suporte técnico 24hs/dia para tirar dúvidas e auxiliar na instalação e configuração dos aparelhos.

 

Como configurar o termostato K103 PID para Chocadeiras?

Os parâmetros de fábrica dos controladores K103 PID são muito próximos à maioria das configurações utilizadas por fabricantes de chocadeiras. Geralmente poucas alterações são necessárias após o ajuste automático da função Auto Tune.

A função Auto Tune calcula automaticamente os ganhos proporcional, integral e derivativo (PID) de acordo com o tamanho da chocadeira e a potência de sua resistência. Com isso, o K103 PID identifica os valores necessários para que a temperatura dentro da chocadeira se mantenha sempre estável.

É importante ressaltar que a função Auto Tune deve ser feita com a chocadeira vazia, e a mesma deve se manter fechada até o final do processo. Após o término desta função a chocadeira está pronta para a primeira chocagem. (Saiba mais sobre a função Auto Tune).

No vídeo abaixo é possível visualizar a configuração dos parâmetros do controlador K103 PID, além de outras características.

 

Perguntas frequentes sobre o termostato K103 PID

Reunimos abaixo as principais dúvidas sobre os controladores de temperatura K103 PID para chocadeiras:

 

 

***

Ainda possui dúvidas sobre os controladores de temperatura K103 PID para chocadeiras?

Deixe seu comentários abaixo.

Sair da versão mobile