Por que utilizar Resistor de Frenagem com um Inversor de Frequência?

28/11/2018 - Automação, Climatizadores

Por que utilizar Resistor de Frenagem com um Inversor de Frequência

Você sabe o que é um resistor de frenagem? Esses dispositivos são utilizados em diversas aplicações junto ao inversor de frequência. Neste post você vai descobrir o que é e qual a importância de um resistor de frenagem.

 

O que é um Resistor de Frenagem?

É um dispositivo elétrico passivo que pode ser utilizado em conjunto com o inversor de frequência para reduzir a velocidade do motor sem prejuízo aos equipamentos. Antes de apresentar sua importância, primeiramente vamos compreender melhor o que ocorre quando um motor é desacelerado.

Imagine uma esteira transportadora que possui um motor acionado por um inversor de frequência. Em alguns casos essa esteira precisa parar em um período de tempo bastante curto, como 0,2 segundos, por exemplo. Para desacelerar o motor nesse tempo basta ajustar a rampa de desaceleração do inversor em um valor relativamente baixo. No entanto, a inércia da esteira (que possivelmente possui outros motores) faz com que o motor continue girando e consequentemente atue como uma fonte de energia, gerando corrente reversa no inversor. Esta é a chamada força contra eletromotriz. A força contra eletromotriz pode ser prejudicial para o inversor, podendo queimar componentes no circuito de conversão de energia ou até mesmo queimar o inversor em definitivo.

Para evitar este tipo de problema, alguns modelos de inversores de frequência permitem a utilização de um resistor de frenagem. Este resistor tem a função de converter a força contra eletromotriz em calor, protegendo o inversor.

 

Como identificar o Resistor de Frenagem ideal?

Existem diversos tipos e modelos de resistores de frenagem. O resistor ideal para cada aplicação vai variar de acordo com alguns fatores, como a potência do motor, a inércia da carga, o tempo de parada, o número de ciclos de parada, entre outros. Ou seja, são diversos fatores que interferem no funcionamento correto do sistema e que são característicos de cada situação.

A Ageon recomenda a contratação de um profissional qualificado para verificar as grandezas físicas da sua aplicação e dimensione corretamente o seu resistor de frenagem. Após dimensionado o resistor, o mesmo pode ser ligado no inversor nos terminais B1 e B2 (para os modelos que possuem o mesmo).

Ligando o Resistor de Frenagem ao inversor de frequência YF Standard Ageon

 

Resistores de Frenagem em Inversores de Frequência Ageon

Alguns modelos de inversores de frequência Ageon são compatíveis com resistores de frenagem. São os inversores YF Standard com potência de 3CV e 5CV. Esses inversores se destacam pela facilidade na instalação e configuração. Além disso, possuem IHM destacável e potenciômetro incorporado.

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Comentários

    Ola,

    Tenho uma duvida e gostava de ter a vossa ajuda?

    A resistência de frenagem está sempre a queimar (esteira transportadora). Parede que a instalação está ok. Já substituímos a resistência e voltou a queimar.

    Obrigado.

    Kawana Geremia disse:

    Boa tarde Flavio, tudo bem?
    Talvez sua resistência de frenagem esteja subdimensionada. Recomendamos entrar em contato conosco através do canal do suporte técnico para ajudarmos você a estipular um novo valor de resistência de frenagem para evitar queimas no futuro.
    Suporte Técnico Ageon:
    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430
    Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430

    Maurício Vieira de Araújo Júnior disse:

    Muito bom, esclarecedor.
    Explicou de forma rápida e sucinta.

    Ficamos felizes que gostou. Muito obrigado!

    Renato Farias disse:

    Olá, tudo bem?

    Gostaria de saber porque soft-starter não necessita de resistor de frenagem.

    Obrigado.

    VALDINEY PEREIRA E PEREIRA disse:

    Boa noite.
    gostaria de saber se é obrigatório usar usar resistor em parada por rampa

    Olá Valdiney, como vai?

    O resistor de frenagem não é um item obrigatório, entretanto é essencial para o funcionamento adequado do equipamento, pois quando o inversor está efetuando a frenagem no motor, ocorre a força contra eletromotriz, elevando a tensão no barramento CC do inversor. Este fenômeno é relativo a quantidade de carga durante a frenagem, ou seja, a máquina com carga próximo a nominal durante a frenagem solicitará mais no resistor.

    O inversor consegue aceitar até uma certa quantidade de tensão, entretanto se a mesma continuar subindo e não existir um resistor para gastar este excesso, acontecerá de o inversor acionar a proteção de sobretensão no barramento CC e desligando-o e acusando o erro. Em casos mais severos, este excesso de tensão pode danificar o equipamento. Em sistemas onde o resistor está mau dimensionado, também pode ocorrer o erro da tensão subir e ou danificar o equipamento.

    Esperamos ter respondido a sua pergunta.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Francisco carvalho disse:

    Muito bom posso usar em motores de elevador?

    Olá Francisco, tudo bem?
    De modo geral os elevadores possuem rampas de aceleração e desaceleração suaves, tendo em vista o conforto dos usuários. No entanto, caso as características do sistema comportem a utilização do resistor de frenagem, este serviria como uma robustez a mais para o sistema.
    Vale lembrar que os inversores Ageon com opção de frenagem reostática são os modelos YF30 Standard e YF50 Standard.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

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