Blog Ageon

Ligando dois motores em um Inversor de Frequência

Ligando dois motores em um Inversor de Frequência

Existe uma dúvida recorrente de quem precisa controlar a velocidade de motores trifásicos. Muitos clientes nos questionam sobre a possibilidade de acionar dois motores com um único inversor de frequência. Será que isso é realmente possível? A resposta é sim, mas com ressalvas. Neste post você irá descobrir a forma correta de realizar este tipo de instalação.

Sobre o Inversor de Frequência

Os inversores de frequência são dispositivos capazes de controlar a velocidade de motores trifásicos. Se você não conhece inversores de frequência, temos um post com tudo o que você precisa saber sobre estes aparelhos.

Em primeiro lugar, é importante citarmos que as informações citadas neste post são referentes aos inversores de frequência Ageon. Além disso, é necessário identificar algumas informações do inversor de frequência, como a corrente nominal, por exemplo.

Sobre os Motores

Antes de prosseguir, certifique-se que os dois motores possuem a mesma potência e número de polos. Caso os motores sejam diferentes, o acionamento com um único inversor não permitirá o controle correto da velocidade. Também é necessário identificar o pico de corrente utilizada pelos motores junto ao fabricante.

Como ligar dois motores ou mais a um Inversor de Frequência?

Para ligar os dois motores ou mais a um único inversor é necessário tomar algumas precauções. Listamos abaixo os principais cuidados para que você possa realizar esta ação com segurança e eficiência:

Enquanto estas práticas forem seguidas, os motores podem ser acionados pelo inversor simultaneamente. Ambos os motores devem trabalhar sincronizados de acordo com os comandos enviados pelo inversor de frequência.

Quais as desvantagens deste método?

Apesar de ser possível acionar mais de um motor por inversor de frequência, é importante ressaltar que este método possui algumas desvantagens em relação à utilização de um motor por inversor.

No quesito proteção, por exemplo, o sistema se torna menos seguro. Isso ocorre porque cada inversor possui uma proteção de sobrecorrente, que desativa o aparelho caso a corrente ultrapasse determinado valor. Quando um inversor é ligado a dois motores a proteção de sobrecorrente só é acionada quando a soma das correntes de ambos fica acima do valor configurado. Caso apenas um dos motores apresente sobrecorrente, mas a soma das correntes continue abaixo do limite estabelecido, poderão ocorrer danos ao equipamento.

Outra desvantagem deste método é em relação ao funcionamento do equipamento em caso de falhas nos motores. Caso um dos motores venha a falhar, o equipamento inteiro ficará ocioso, pois o inversor de frequência não irá acionar apenas o motor restante.

A Ageon recomenda que a instalação dos seus produtos seja realizada por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

O que você achou deste post? Você liga mais de um motor a cada inversor de frequência?

Deixe seu comentário abaixo:

Sair da versão mobile