Blog Ageon

Entendendo Inversores de Frequência – Rampas de Aceleração

Inversores de frequência - Rampa de aceleração

Inversores de frequência são equipamentos utilizados para controlar a velocidade de motores de indução trifásicos. Já citamos aqui no blog o que são inversores de frequência e também as principais vantagens de utilizá-los. No post de hoje vamos falar sobre um recurso muito interessante de um inversor de frequência: as rampas de aceleração.

Para compreender melhor a importância das rampas de aceleração, vamos usar como exemplo uma cooperativa que utiliza agitadores em seus resfriadores de leite. Esses agitadores são acionados por motores trifásicos que trabalham sempre na sua velocidade máxima assim que são energizados. Frequentemente a cooperativa tem problemas em seus equipamentos, como o desgaste de correias, engrenagens e outras peças. Após determinado tempo, identifica-se que a causa de grande parte desses problemas é o acionamento brusco dos agitadores, que devido à inércia gerada pela carga mecânica no motor acaba forçando os componentes do sistema.

Uma solução para esse problema seria a utilização de rampas de aceleração. A rampa de aceleração de um inversor de frequência permite definir o tempo que o motor levará para atingir a frequência (velocidade) configurada para seu funcionamento. Continuando no exemplo dos agitadores, definir a rampa de aceleração para 10 segundos e a frequência para 200Hz significa que o agitador levará 10 segundos para sair do seu estado inicial (0Hz) até chegar à velocidade ideal (200Hz).

Essa simples configuração evita os acionamentos bruscos, reduzindo os gastos com manutenção e reposição de peças. Também aumenta consideravelmente a vida útil do equipamento como um todo.

 

Configurando as Rampas de Aceleração

Configurar as rampas de aceleração nos inversores de frequência da Ageon é muito simples. Por padrão, todos os inversores Ageon saem de fábrica com a rampa de aceleração configurada para 5 segundos. Entretanto, através do parâmetro P11 é possível ajustar esse valor para um número entre 0,1 segundo e 245 segundos, de acordo com a necessidade de cada aplicação.

Da mesma forma que as rampas de aceleração, também existem as rampas de desaceleração. Seu objetivo evitar frenagens bruscas. Nos inversores Ageon esse recurso se localiza no parâmetro P12 e também pode ser definido para um valor entre 0,1 segundo e 245 segundos.

A Ageon recomenda que a instalação e a configuração dos seus inversores de frequência sejam feitas por um profissional qualificado.

***

Você já conhecia as rampas de aceleração? Possui alguma dúvida sobre seu funcionamento?

Deixe seu comentário abaixo.

Sair da versão mobile